Marionetes | Rennata Airoldi | Digestivo Cultural

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Pulga na praça
>>> Arquiteto de massas sonoras
>>> Irmãos Amâncio
>>> Cinema e vídeo em Cuiabá (2)
>>> A morte do disco
>>> Era uma casa nada engraçada
>>> Romário
>>> O mau legado de Paulo Francis
>>> Abraços Partidos, de Pedro Almodóvar
>>> Leituras, leitores e livros – Parte III
Mais Recentes
>>> 1001 Dúvidas De Português de José De Nicola pela Saraiva (2006)
>>> Almanhaque 1955 - Col. Almanaques do Barão de Itararé de Torelly pela Edusp (2005)
>>> Filhos do Édem de Eduardo Spohr pela Verus (2013)
>>> A Cidade E As Serras de Eça De Queirós pela Ática (2011)
>>> Atlas Geográfico. Espaço Mundial de Graça Maria Lemos Ferreira pela Moderna (2013)
>>> Mais Do Que Isso de Patrick Ness pela Novo Conceito (2016)
>>> The Good European: Nietzsche's Work Sites In Word And Image de David Farrell Krell, Donald L. Bates pela University Of Chicago Press (1999)
>>> Arquivologia de Evandro Guedes pela Alfacon (2017)
>>> Cultura e Sociedade Vol. 1 de Herbert Marcuse pela Paz E Terra (1998)
>>> Um Estudo da História de Arnold Toynbee pela Martins Fontes (1987)
>>> Cultura e Sociedade Volume 2 de Herbert Marcuse pela Paz e Terra (1998)
>>> Inferno de Dan Brown pela Arqueiro (2013)
>>> Van Gogh. Obra Completa De Pintura de Ingo F. Walther, Rainer Metzger pela Taschen (2010)
>>> New Moon de Stephenie Meyer pela Atom Books (2006)
>>> France And The Atlantic Revolution Of The Eighteenth Century, 1770-1799 de Jacques Godechot pela Free (1979)
>>> Templários: os cavaleiros de Deus de Edward Burman pela Record (1994)
>>> Box 360 - História - História E Cidadania Volume Único de Alfredo Boulos Júnior pela Ftd (2017)
>>> O Livro Das Virtudes de Willim J. Bennett pela Nova Fronteira (1995)
>>> O Declínio da Cultura Ocidental de Allan Bloom pela Best Seller (1989)
>>> The Servant: A Simple Story About The True Essence Of Leadership de James C. Hunter pela Crown Business (1998)
>>> Kit com 10 livros Charadinhas de Ciranda Cultural pela Ciranda Cultural (2024)
>>> Bel Ami de Guy De Maupassant pela Landmark (2011)
>>> Tá Todo Mundo Mal: O Livro Das Crises de Jout Jout pela Companhia Das Letras (2016)
>>> Brideshead Revisited de Evelyn Waugh pela Penguin Classic (1962)
>>> Prometo Perder de Pedro Chagas Freitas pela Verus (2017)
COLUNAS

Quarta-feira, 13/11/2002
Marionetes
Rennata Airoldi
+ de 3600 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Um caminho a ser trilhado. Uma escolha a ser feita. Será? Um percurso previamente determinado que vai se desvendando aos poucos, que vai se tornando claro e presente diante de cada olhar: o destino. Alguma vez você já teve a nítida sensação de estar sendo observado? E já pensou sobre a possibilidade de não ter o menor controle sobre seu próprio destino? Lucidez ou embriaguez... Verdades absolutas e questionamentos, sem respostas objetivas. Frases que nunca serão contestadas e que jamais serão entendidas.

Tudo isso é muito vago. Apesar de resultar num pensamento particular, que cada um tem diante de sua própria vida. Momentos de reflexão são a busca de algo que nem sempre podemos resumir em poucas palavras. A Arte é assim. E hoje, pior ou melhor, sem fazer qualquer julgamento, já não há muito o que dizer. Talvez ainda haja... Coincidências trazem à tona, em todo o mundo, as mesmas questões e o mesmo estilo de produção artística. A globalização proporciona a informação e a troca de experiências, de maneira mais que instantânea.

O Artista quer dizer... mas não sabe mais o quê. É preciso voltar ao princípio, é preciso buscar a simplicidade, é preciso ter novamente a paciência necessária para ouvir o silêncio. Por outro lado, enquanto nós, artistas, temos mil dúvidas e ressalvas em relação à nossa própria arte, mais e mais jovens se descobrem a partir desse novo olhar. O olhar daquele que passa a percorrer a vida por um novo caminho. Positivo ou negativo, qual o incentivo para aquele que quer ingressar numa carreira artística? Qual a real possibilidade num mercado saturado e tendencioso? Ilusão ou devoção. Isso pode ser decisivo para a escolha nesse meio profissional.

A Arte é no mínimo, um meio de ascenssão cultural e portanto, de certa forma, uma maneira de se inserir na sociedade. Muitos de nossos artistas nasceram em famílias muito pobres e em lugares miseráveis. Mas seu olhar perante o mundo determinaram um dom nato, um talento para uma nova perspectiva perante a vida. No momento, temos um verdadeiro "boom" de jovens atores, que exemplifica esse movimento em nosso país.

Depois do sucesso do filme "Cidade De Deus", meninos simples, de muito talento, têm a chance de conhecer um novo caminho. Projeção social, televisão e deslumbramento. Tomara, porém, essa nova leva de pobres meninos descobertos através da arte seja suficientemente feliz no desenvolvimento de sua carreira. Muito me assusta a fama instantânea que projeta pessoas para um mundo de sonho, sem a estrutura necessária para enfrentar a "jaula dos leões", que depois de satisfeitos com sua refeição, cospem os ossos fora. Bem, acho que todos se lembram bem da triste história do menino "Pixote".

Talvez essa nova história possa ser diferente. Muito me agradaria a existência de comunidades e grupos para abrigar esses e outros meninos, proporcionando o conhecimento e o aprendizado constante da arte. Além claro, de proporcionar esclarecimento e suporte necessários. Todos precisam de um porto seguro! É assim nos grupos "Nós do Morro" e "Nós do Cinema", que têm sede na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro. Enquanto esta estética da pobreza for o alvo das questões artísticas em nosso país, muito trabalho será realizado por eles. O que é muito bom. Mas é preciso que esses meninos carentes, como tantos outros de tantos grupos, sejam esclarecidos sobre o real papel da arte e do artista na sociedade. Para que eles não sejam cobaias ou vítimas de seu próprio meio. Restringindo seu potencial artístico para um único foco: sua própria vida.

Infelizmente ou felizmente, a arte é uma maneira de trazer lucidez ao homem. E, às vezes, é muito dolorido ser lúcido num mundo como o nosso. Com tantas desigualdades e indiferenças. Desde os primórdios o homem usa a arte como forma de esclarecimento e reflexão. Até hoje, isso persiste e muitas resposta não foram, nem nunca serão, encontradas. Mas, acima de tudo, é preciso que o artista entenda que há o momento de expandir e o de recolher. E, muitas vezes, não é ele quem determina este movimento.

Tenho receio quando vejo uma criança prodígio no meio artístico. Sinto desespero quando vejo uma mãe colocando uma criança na "mídia" para satisfazer sua própria vaidade. Nem sempre o "sucesso" dura o tempo suficiente. Será que estas crianças desamparadas sabem realmente lidar com a rejeição? Por isso, a importância da devoção profissional. Amar o seu ofício acima de qualquer vaidade ou vantagem que ele possa te trazer. Independente do tamanho de sua projeção profissional, o ator é necessário tanto no cinema quanto na escola, ensinando, dando educação a jovens carentes.

Desta forma, o artista deve buscar à partir de seu próprio discernimento, os seus caminhos e as suas necessidades. Não se deixar seduzir por momentos de euforia e assim, como qualquer homem em qualquer profissão, não se deixar transformar numa Marionete. Onde cada movimento é determinado por outras mãos, cada pensamento comandado por outra mente e cada sentimento premeditado por um outro coração!


Rennata Airoldi
São Paulo, 13/11/2002

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Imprimam - e repensem - suas fotografias de Ana Elisa Ribeiro
02. A nova classe média de Jardel Dias Cavalcanti
03. Contra um Mundo Melhor, de Luiz Felipe Pondé de Marilia Mota Silva
04. Dê-me liberdade e dê-me morte de Eduardo Mineo
05. Concerto Campestre, um clássico contemporâneo de Gabriela Vargas


Mais Rennata Airoldi
Mais Acessadas de Rennata Airoldi em 2002
01. Saudosismo - 10/7/2002
02. Cartas que mudaram a História! - 10/4/2002
03. Do primeiro dia ao dia D - 13/3/2002
04. A Nova Hora, A Hora da Estrela! - 6/3/2002
05. Enfim: Mário Bortolotto! - 25/9/2002


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
18/11/2002
08h54min
A insatisfação é geral, em decorrência do apelo do Mundo Material. A indústria, porque é indústria, é poluente e degenera. Vaidade das vaidades, tudo é vaidade, e a verdade última transcede, pois: you can't win...
[Leia outros Comentários de Alper Tadeu ]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro O Último Negreiro
Miguel Real
Quidnovi
(2006)



Coleção Folha Grandes Mestres da Pintura 4
Claude Monet
Folha de S. Paulo
(2007)



Horary Astrology and the Judgment of Events
Barbara H. Watters
Vallala
(2000)



Vida Religiosa e Diversidade das Almas
Oliva Melançon
Edições Paulinas
(1970)



O Imperador os Deuses da Guerra Volume 4
Conn Iggulden
Record
(2007)



Alexandre - Os três grandes capitães da antiguidade 1
Cezar Zama
Bibliex
(1987)



Livro Pedagogia Avaliação Escolar Julgamento X Construção
Adriana de Oliveira Lima
Vozes
(1994)



A Assinatura de Todas as Coisas
Elizabeth Gilbert
Alfaguara
(2013)



Alice in Wonderland
Lewis Carroll/eva Morales
Igloo Books
(2019)



Pnl & Coaching Guia Prático, Com Grandes Especialistas, para Você....
Deborah Epelman - Andreia Roma - Bruno Juliani
Leader
(2013)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês