Minha segunda vez | Rafael Rodrigues | Digestivo Cultural

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> DR-Discutindo a Relação, fica em cartaz até o dia 28 no Teatro Vanucci, na Gávea
>>> Ginga Tropical ganha sede no Rio de Janeiro
>>> Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania abre processo seletivo
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Sinfonia Visual de Beethoven
>>> Eu, o insular Napumoceno
>>> Ah, essa falsa cultura...
>>> Teoria dos jogos perdidos
>>> United States of Brazil
>>> The Search, John Battelle e a história do Google
>>> Europeus salvaram o cinema em 2006
>>> 10 sugestões de leitura para as férias
>>> Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
>>> O que mata o prazer de ler?
Mais Recentes
>>> A Revolução Russa ( em quadrinhos) de André Diniz pela Escala (2008)
>>> O Pimpinela Escarlate do Vaticano de J. P. Gallagher pela Record
>>> Dicionário das Famílias Brasileiras - Tomo II (volumes 1 e 2) de Antônio Henrique da Cunha Bueno e Carlos Eduardo pela Do Autor (2001)
>>> Todas as Faces de Laurie de Mary Higgins Clark pela Rocco (1993)
>>> Toxina de Robin Cook pela Record (1999)
>>> O Fortim de F. Paul Wilson pela Record (1981)
>>> A Fogueira das Vaidades (capa dura) de Tom Wolf pela Círculo do Livro
>>> O Canhão de C. S. Forester pela Círculo do Livro
>>> Grandes Anedotas da História (capa dura) de Nair Lacerda pela Círculo do Livro
>>> Um Passe de Mágica (capa dura) de William Goldman pela Círculo do Livro
>>> Livro Sagrado Da Família - histórias Ilustradas Da Bíblia para pais e filhos de Mary Joslin, Amanda Hall e Andréa Matriz pela Gold (2008)
>>> O Magnata de Harold Robbins pela Record (1998)
>>> A Traição de Arnaud de Bochgrave e Robert Moss pela Nova Fronteira (1981)
>>> O Processo de Franz Kafka pela Principis
>>> Jogos De Poder. Métodos Simpáticos Para Influenciar Pessoas de Henrik Fexeus pela Vozes (2018)
>>> A idade média de Maria Rius pela Scipione (1990)
>>> A idade média de Maria Rius pela Scipione (1990)
>>> A idade contemporânea de Carme peris pela Scipione (1990)
>>> Quimica Caderno De revisão Enem Ed. 2019 de Obra Coletiva Da Editora Do Livro pela Moderna (2020)
>>> Moderna Plus Gramática Texto Aprova enem de Maria Luiza M. Abaurre pela Moderna (2018)
>>> Ciencias da Natureza 8 ano de Armenio Uzunian pela Harbra (2020)
>>> Araribá Plus Português - 6º Ano de Mônica Franco Jacinto pela Moderna (2018)
>>> Biologia - Volume Único Conforme Nova Ortografia de Cézar Sezar pela Saraiva (2011)
>>> Conecte Live - Português - Volume Único - caderno de revisão de William cereja pela Saraiva Didáticos (2022)
>>> Conecte Live - Química - Volume Único - Parte 1 de Quino pela Saraiva Didáticos (2022)
COLUNAS >>> Especial Melhores de 2007

Sexta-feira, 1/2/2008
Minha segunda vez
Rafael Rodrigues
+ de 4700 Acessos
+ 4 Comentário(s)

Que o Digestivo Cultural tem colunistas de qualidade todo mundo sabe. Mas às vezes o pessoal se supera, vai além das expectativas. E isso tem ocorrido com bastante freqüência, ultimamente.

Aproveitando o gancho, resolvi escrever, de novo, um texto destacando as colunas que mais gostei de ter lido, no ano que passou. Sobre melhores livros do ano passado, digo o seguinte: li poucos livros em 2007, e os melhores que li resenhei aqui.

No início de novembro, Luis Eduardo Matta escreveu um texto brilhante chamado "Armadilhas da criação literária". Aí vai um trecho:

"Muitos acreditam que, por serem aficionados por futebol, conhecem o esporte melhor do que os profissionais do ramo. Fato semelhante ocorre na literatura. Do mesmo modo que todo torcedor brasileiro se considera um técnico de futebol em potencial, muitos dos apaixonados pelos livros acham que podem se tornar escritores. Mal sabem eles que a criação literária é uma epopéia extenuante e complicada."

Se você não leu o texto inteiro ainda, não sabe o que está perdendo...

Um dia antes, foi publicada uma coluna da Verônica Mambrini sobre o ócio criativo. Depois de ler, eu disse a ela que era um assunto aparentemente chato, que ela conseguiu tratar de uma maneira por demais agradável, para qualquer um ler e entender. Sem rasgação de seda, é isso mesmo. Palmas para a Verônica.

Na quarta-feira, logo depois do Luis, o Guga Schultze apareceu com um texto sensacional sobre Chapeuzinho Vermelho. Um texto incrível, de uma sensibilidade rara e apurada. Talvez o melhor texto dele no Digestivo, até o momento (na minha opinião, claro).

Depois do Guga, foi a vez da Tais Laporta. Ela escreveu sobre O apanhador no campo de centeio, romance cultuado do também cultuado J. D. Salinger. Tais escreve de uma maneira tão clara e simples, e faz observações tão pertinentes sobre o livro que fiquei morrendo de inveja dela.

Na semana seguinte, logo na segunda-feira, foi publicado um texto do Eduardo Mineo chamado "A comédia de um solteiro". O Mineo é um daqueles caras inteligentíssimos, que lêem de tudo e que têm senso de humor apuradíssimo. E seus textos têm todas essas qualidades. Esta sua coluna, em especial, é imperdível:

"Aliás, vamos falar sobre garotas? Um dos meus esportes favoritos é trocar perfis de garotas no Orkut com amigos e falar sobre elas por tempos. Sei que usar Orkut é falta de modos demais, uma maneira muito bruta de encarar a vida, mas é divertido, principalmente para se recriminar quem aceita depoimentos embaraçosos de amigos retardados. Nem todo mundo é assim, eu sei. Eventualmente achamos garotas até sensatas e realmente lindas naquele lugar, mas jamais tentaria qualquer coisa com elas porque, convenhamos, usar internet para conseguir relacionamentos não é ser um mau perdedor?"

Do Daniel Lopes não vou destacar coluna nenhuma, porque todos os textos dele são muito bons. O diferencial nas colunas do Daniel fica por conta de ele escrever sobre as mais maravilhosas obras literárias que quase ninguém leu. Ou seja: as colunas dele são um bom norte para quem quer ler boa literatura. Ele já resenhou, por exemplo, o romance Duas vezes junho, de Martín Kohan; já falou de Os ratos, de Dyonélio Machado; e já escreveu sobre os ensaios críticos de J. M. Coetzee. O Daniel Lopes é sempre garantia de uma boa surpresa e uma excelente dica para leitura.

Também merece menção pelo "conjunto da obra" a Marília Almeida. Como não quero me prolongar, citarei somente duas colunas, as que mais me marcaram. Em setembro, ela resenhou, e muito bem, diga-se de passagem, um livro de Anton Tchekhov e definiu os contos do autor russo como sendo "textos cheios de humanidade, sentimentos intensos e amor pela vida". Antes um pouco, em julho, a Marília elegeu as dez obras mais importantes da recente literatura latino-americana. Aliás, foi um texto que rendeu uma boa conversa com ela, sobre a vida, literatura e tudo o mais.

Ainda em novembro, o Luiz Rebinski Junior escreveu sobre literatura pop. Pensei que o Rebinski ia ser linchado em praça pública, por membros do PLUC (Partido dos Literatos Ultra Conservadores), mas, felizmente, isso não aconteceu. Sem medo de errar ou de ser feliz, ele faz um bom apanhado dos autores e obras consideradas "pop".

Outro texto que gostei bastante foi um da Adriana Carvalho, que era pra ter saído antes, mas foi publicado só em dezembro, por conta de o site ter ficado um bom tempo fora do ar. A coluna é sobre uma coisa tão fácil e simples que, de tão simples e fácil, anda muito difícil de ser vista por aí: a gentileza.

Também por causa do período que o Digestivo ficou "off", um texto da Pilar Fazito, que era pra ter saído no fim de 2007, acabou saindo no início deste ano. Como o texto foi escrito para 2007 e como eu gosto de quebrar o protocolo, incluo a coluna "Então, você quer escrever um livro..." neste meu apanhado de "melhores colunas de 2007".

O meu xará, Rafael Fernandes, resolveu chutar o balde no finzinho de 2007. Mandou brasa numa coluna detonando o White Stripes. Os fãs da banda(?) ficaram danados da vida com ele. Já eu, adorei o texto, e fiquei admirado com a coragem do Fernandes.

A Elisa Andrade Buzzo volta e meia escreve um texto menos "convencional", digamos assim. Sem ser uma crítica ou um artigo. Ela "viaja" um pouco, em algumas colunas. E isso é ótimo. É essa diversidade de estilos, temas e opiniões que faz do Digestivo Cultural o que ele é. A coluna "Chantibeijos", que foi ao ar em outubro, dá uma boa mostra do que a Elisa é capaz de fazer. Textaço.

Colega de quinta-feira da Elisa, o Marcelo Spalding abordou um assunto que levantou polêmica em 2007: o acordo ortográfico entre países de língua portuguesa. Vale, e muito, a leitura do artigo.

Como vale também, sempre, ler a Ana Elisa Ribeiro. É difícil escolher qual texto dela eu mais gostei de ter lido, porque eu sempre gosto de todos, e porque também ela produz bastante. Então, muitas vezes um texto ótimo dá lugar, na minha memória capenga, a um texto igualmente ótimo ou ainda melhor. Mas um que adorei e ainda saí por aí divulgando foi uma coluna que ela escreveu sobre chicletes. Sensacional.

Bom, é isso aí. Ano que vem tem mais.


Rafael Rodrigues
Feira de Santana, 1/2/2008

Quem leu este, também leu esse(s):
01. LSD 3 - uma entrevista com Bento Araujo de Renato Alessandro dos Santos
02. América Latina, ainda em construção de Heloisa Pait
03. Enquanto agonizo, de William Faulkner de Wellington Machado
04. Jornalismo domina Feira do Livro de Ribeirão de Luiz Rebinski Junior
05. Oficina literária com Michel Laub de Débora Costa e Silva


Mais Rafael Rodrigues
Mais Acessadas de Rafael Rodrigues em 2008
01. Caio Fernando Abreu, um perfil - 28/10/2008
02. Meus melhores filmes de 2008 - 30/12/2008
03. As horas podres, de Jerônimo Teixeira - 21/3/2008
04. Jovens blogueiros, envelheçam (extras) - 2/5/2008
05. Jovens blogueiros, envelheçam - 18/4/2008


Mais Especial Melhores de 2007
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
1/2/2008
10h00min
Legal, Rafael, gostei de suas indicações. Acho que li todos os textos e é isso mesmo! O pessoal do DC está de parabéns! E vc, ainda mais, pelo seu trabalho. Abraço.
[Leia outros Comentários de Adriana Godoy ]
1/2/2008
12h07min
obrigada, Rafa! pra variar, gentil! beijo nocê
[Leia outros Comentários de ana elisa ribeiro]
1/2/2008
14h27min
Rafa, concordo com você em quase tudo (modestamente, discordo na parte que me toca...). Mas acho que você se esqueceu de incluir aí um certo Rafael Rodrigues, colunista de primeira linha do DC. Valeu mesmo, abraços!
[Leia outros Comentários de Guga Schultze]
3/2/2008
22h51min
Rafael é aquele cara chato que levanta no meio da festa e faz todo mundo chorar com seu discurso. Pô, eu tenho uma imagem a zelar, não me faça perder a fama de exemplo em virilidade que adquiri no longo dos anos me reduzindo a um velho babão com aguinha saindo do nariz. Seu, seu, inconveniente. =]
[Leia outros Comentários de Eduardo]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Literatura Estrangeira A Intimação
John Grisham
Rocco
(2002)



Aprendi Com Minha Mãe
Cristina Ramalho
Versar
(2006)



Conecte Gramática
William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
saraiva
(2011)



National Geographic Brasil - Os Outros Humanos
Vários Colaboradores
Abril
(2008)



Livro Ar Com Fuzis Canção de Ninar com Fuzis
Pádua Fernandes
Não Encontrada
(2019)



Amanhã Seremos Mais Bonitos
Ursula Nuber
Cultrix
(2004)



Como conquistar as pessoas
Barbara Pease
Sextante
(2006)



Responsabilidade Civil do Juiz
Moacir dos Santos Costa
Lumen Juris
(2018)



Livro Didático Literatura Brasileira
William Roberto Cereja; Thereza Cochar Magalhaes
Atual
(1995)



Viagem Pela História Do Brasil
Jorge Caldeira
Companhia Das Letras
(1997)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês