Só Xerêm, por Cris Aflalo | Fabio Silvestre Cardoso | Digestivo Cultural

busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Documentário 'O Sal da Lagoa' estreia no Prime Box Brazil
>>> Mundo Suassuna viaja pelo sertão encantado do grande escritor brasileiro
>>> PEGADAS DA GÁVEA VAI MOVIMENTAR O BAIRRO DE 26 A 28 DE ABRIL
>>> Ole! Feira Flamenca completa 15 anos com programação especial em SP
>>> Desenhos de Bruno de Abreu sugerem memórias sem linearidade narrativa
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Sangue, Carne e Fritas
>>> Entrevista com Leandro Carvalho
>>> O conto como labirinto em Milton Hatoum
>>> Somos diferentes. E daí?
>>> Free: o futuro dos preços é ser grátis
>>> Bonecas Russas especial
>>> Os Melhores Trailers do Cinema
>>> Tempo vida poesia 1/5
>>> Fractais Sertanejos
>>> O Conselheiro também come (e bebe)
Mais Recentes
>>> Obreiros da Vida Eterna de Francisco Cândido Xavier pela Feb
>>> A guerra revolucionaria comunista de Francisco Ruas Santos pela Record (1964)
>>> Italiano Passo a Passo de Charles Berlitz pela Martins Fontes
>>> Caminhos e descaminhos de Carlos Panni pela Pallot (2007)
>>> Anais das terças transdisciplinares de Uerj pela Uerj (2001)
>>> Eu Nao Consigo Emagrecer de Dr Pierre Dukan pela Best Seller (2012)
>>> Dicionario Oxford Escolar: Para Estudiantes Brasileiros De Ingles de Jackie Holderness pela Oxford University Press (2004)
>>> Espantalho E Seu Criado de Philip Pullman pela Objetiva (2009)
>>> Cem Anos De Psicoterapia... E O Mundo Está Cada Vez de James Hillman, Michael Ventura pela Summus (1992)
>>> Antes De Dormir de S J Watson pela Record (2012)
>>> La Lingua Italiana - corso pratico de Pietra satefani pela Francisco Alves (1990)
>>> Dimensões psicanálise Brasil São Paulo de Sbp pela Sbp (2012)
>>> Os Guinle de Clovis Bulcao pela Intrinseca (2015)
>>> Livro Estratégia Do Golfinho A - CULTRIX - DUDLEY LYNCH/PAUL L. KORDIS de Dudley Lynch / Paul L. Kordis pela Cultrix (1998)
>>> Não Deixe Para Depois O Que Você Pode Fazer Agora de Clovis Bulcão pela Intrinseca (2015)
>>> Lezioni di Lingua Italiana de Pietra G. Stefani - Lívia Camerini pela Francisco Alves (1985)
>>> O Rouxinol de Kristin Hannah pela Arqueiro (2015)
>>> O Homem Estranho da Casa ao Lado de Sandra Pina pela Melhoramentos (2013)
>>> Disturbios psicossomaticos da criança o corpo que chora de Haim Grunspun pela Atheneu (1988)
>>> A relíquia de Eça de Queiros pela O Globo (1997)
>>> Ataque e contra ataque no xadrez de Fred Reinfeld pela Ibrasa (1980)
>>> Elementos de psicologia de David Krech Richard Crutchfield pela Pioneira de ciencias sociais (1974)
>>> Força Estranha: Dez Historias E Um Misterio de Nelson Motta pela Suma De Letras (2009)
>>> Percepção Humana de R H Day pela Livros tecnicos (1972)
>>> O Matuto de Zibia Gasparetto pelo Espírito de Lúcius pela Vida E Consciência (2002)
COLUNAS

Terça-feira, 28/9/2004
Só Xerêm, por Cris Aflalo
Fabio Silvestre Cardoso
+ de 5400 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Em seu disco de estréia, Só Xerêm (Tratore, 2004), a cantora Cris Aflalo apresenta o espólio musical de seu avô, o compositor e multiartista Xerêm. Para quem não conhece, Xerêm foi um dos músicos e compositores mais profícuos que o Brasil já teve. Durante a era de ouro do rádio no País, ele era atração certa nas emissoras mais famosas e populares da época, como a Tupi, a Mayrink Veiga e a Rádio Nacional. Conforme conta a intérprete, o artista deixou para a posteridade, além de 45 discos 78 rpm gravados pela RCA Victor e pela Odeon, um vasto acervo de fitas, partituras, letras e memorabilia que compõem um rico panorama da cultura nacional, sem populismos, de 1930 a 1970. Esse rico material, contudo, estava até agora fora do alcance do público. Foi preciso que Cris Aflalo resgatasse este verdadeiro tesouro da música brasileira. Nesse caso, este trabalho está para além do resgate: é o redescobrimento de um artista que tem (ou deveria ter) um lugar cativo na evolução da música popular brasileira do século XX.

Cris Aflalo confessa que o principal motivo que a levou gravar o disco é o sentimento que Xerêm deixou em sua música. No programa Ensaio, da TV Cultura, a intérprete até se emocionou ao falar do assunto. A afirmação e a atitude, no entanto, não podem ofuscar os detalhes mais importantes do álbum: a música de Xerêm e a interpretação de Cris Aflalo. Juntos, são pontos que norteiam o ouvinte ao longo do álbum, que tem 13 canções. Nelas, Cris Aflalo é feliz em agrupar (e respeitar) as qualidades mais elementares de cada uma, de modo a produzir uma estrutura que não dá as costas à tradição regional tampouco sucumbe aos ritmos da moda - como o forró - pelos quais algumas músicas esbarram.

Um bom exemplo é a primeira faixa do disco, "Pisa no Pilão". Passado e presente estão misturados nesta releitura. De um lado, o xote, estilo que é muito comentado, mas pouco conhecido. De outro, a participação de Xerêm, direto de uma gravação aproveitada num sampler. O resultado, por incrível que pareça, é original. Em "Ainda me lembro", se a canção não é tão peculiar quanto a anterior, é justo dizer que o estilo é genuíno. Isso porque até mesmo as estrofes exalam sonoridade: "Ai, ai, ui, ui/ Me socorra quelemente/ Ai, ai, ui ui/ Já tô de cabeça quente."

Com efeito, a musicalidade das canções não se deve unicamente às performances dos instrumentistas. As letras de Xerêm possuem esse detalhe inato, como ocorre com "Obalalá". "Quero que te quero/ Peneirando esse baião/ Obalalá de pé no chão". O mesmo ocorre em "Soca Passoca", quando rima e ritmo fazem as vezes de um metrônomo: "Soca passoca/ A maneira do sertão/ Eu para cá, você para lá/ Na batida do pilão." No refrão seguinte, a impressão é que Cris Aflalo convida os ouvintes a participarem da dança: "Num passinho sensação/ Gingando assim/ Bate o pé/ Pisca pra mim/ Eu suspiro então, aí, aí... Na batida do pilão". Nota-se, ainda, a presença de instrumentos que concordam com o estilo das músicas. Assim, a presença de sanfona, triângulo e reco-reco, dando a impressão que cada detalhe foi minuciosamente trabalhado antes da gravação.

Em meio a alegria incensada pela dança e pela cultura popular, as canções mais introspectivas aparecem como um contraponto precioso, uma vez que há um "mito" de que, na música popular do nordeste, não há espaço para o lamento e para a reflexão. É o caso de "Só farta você": "Comprei toca e maracá/ Alfazema pra queimar/ E também é bom saber/ Quinté já tenho pensado/ No nome pra batizado/ Só farta você querê". A mesma melancolia encontra-se no "Lamento do sabiá", faixa que tem a participação de Hermeto Paschoal.

No (quase) choro "No automóvel não", a versatilidade de Xerêm é mais do que comprovada. Na melhor faixa do disco, Cris Aflalo também atinge o ponto mais alto de sua interpretação, possibilitando que o ouvinte "veja" o abrir e fechar de olhos, bem como todos os gestos da cantora. Cabe destacar, aqui, os violões (sete cordas e nylon) e a flauta transversal, tão bem executada por Simone Julian. A letra, por sua vez, é parte da rica tradição de humor que remonta um Rio de Janeiro, decerto ingênuo, pré-bossa nova, mas com suas peculiaridades: "Eu prometo um dia com você dar umas voltas/ Conhecer de perto a tal Barra da Tijuca/ Estrada do Leblon é uma coisa maluca/ Muita coisa eu prometo/ Mas no automóvel não".

De fato, essa ingenuidade permeia todas as letras de Xerêm, como se lê a seguir: "A giranda girou/ Giranda anda gira/ Gira anda girandou". A semelhança com um poema concreto é fascinante. No entanto, a rima simples pertence a um imaginário cujo significado é mais profundo que um mero jogo de palavras de estilo: "A giranda girou/ Vamos logo abandonar/ A tristeza maldita/ Pra ela não mais voltar".

Em certa medida, Só Xerêm possui uma inclinação ao folclore e ao regional, principalmente porque a obra musical do artista é um autêntico retrato cultural de uma época. Em seu álbum, Cris Aflalo consegue representar essa tendência não só porque possui elos afetivos com Xerêm, mas também porque realiza um trabalho musical, que inclui pesquisa e interpretação, com fidelidade absoluta aos diversos gêneros existentes. Nesse sentido, deve-se afirmar a qualidade do álbum de Cris Aflalo tanto pelo seu talento como musicista quanto pela sua notável homenagem à cultura brasileira.

Para ir além



Fabio Silvestre Cardoso
São Paulo, 28/9/2004

Mais Fabio Silvestre Cardoso
Mais Acessadas de Fabio Silvestre Cardoso em 2004
01. Desonra, por J.M. Coetzee - 21/12/2004
02. Eleições Americanas – fatos e versões - 9/11/2004
03. Cem anos de música do cinema - 8/6/2004
04. Teoria da Conspiração - 10/2/2004
05. Música instrumental brasileira - 12/10/2004


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
4/4/2005
14h29min
Lindooo, isso mesmo, ela é encantadora, otima interprete, de uma voz delicada, suave, maravilhosa... Bom é isso, mto bem definido... sucesso a essa maravilhosa revelação!
[Leia outros Comentários de stella]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Religião Ela Só Queria Casar
Marcelo Cezar
Vida e Consciencia
(2012)



Imposto de renda no mercado de ações
Murillo Lo Visco
Novatec
(2012)



New Therapeutic Targets in Rheumatoid Arthritis
Paul Peter Tak
Birkhauser
(2009)



Mochila Social - um Olhar Sobre Desenvolvimento Social e Pobreza
Alex Fisberg
Casa Rex
(2013)



Ethan Frome
Edith Wharton
Guanabara
(1986)



O fio do destino
Zibia Gasparetto
Os caminheiros
(1988)



ConTos de Princesas
Su BlackWell
Martins Fontes
(2012)



Livro Poesia Velho É o Espelho
Maria de Lourdes Ferreira Alves
Ateliê Editorial
(2007)



Sunstorm: 02 Edição Econômica
Arthur C. Clarke; Stephen Baxter
Ballantine Books
(2006)



Caligula e Negro
Suetônio
Pocket Ouro
(2009)





busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês