Sobre o Digestivo, minhas colunas e nossa história | Lucas Rodrigues Pires | Digestivo Cultural

busca | avançada
64744 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Evento de reinauguração da Praça do Centro de Convenções da Unicamp
>>> Oficina Som Entre Fronteiras está com inscrições abertas
>>> Projeto “Curtas de Animação” com estudantes da zona rural de Valinhos/SP
>>> Novos projetos do Festival de Dança de Joinville promovem atividades culturais para 120 alunos
>>> Toca do Morcego anuncia agenda primavera/verão 2022/2023
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A pior crônica do mundo
>>> O que lembro, tenho (Grande sertão: veredas)
>>> Neste Momento, poesia de André Dick
>>> Jô Soares (1938-2022)
>>> Casos de vestidos
>>> Elvis, o genial filme de Baz Luhrmann
>>> As fezes da esperança
>>> Quem vem lá?
>>> 80 anos do Paul McCartney
>>> Gramática da reprodução sexual: uma crônica
Colunistas
Últimos Posts
>>> Marcelo Tripoli no TalksbyLeo
>>> Ivan Sant'Anna, o irmão de Sérgio Sant'Anna
>>> A Pathétique de Beethoven por Daniel Barenboim
>>> A história de Roberto Lee e da Avenue
>>> Canções Cruas, por Jacque Falcheti
>>> Running Up That Hill de Kate Bush por SingitLive
>>> Oye Como Va com Carlos e Cindy Blackman Santana
>>> Villa candidato a deputado federal (2022)
>>> A história do Meli, por Stelleo Tolda (2022)
>>> Fabio Massari sobre Um Álbum Italiano
Últimos Posts
>>> Baby, a chuva deve cair. Blade Runner, 40 anos
>>> Conforme o combinado
>>> Primavera, teremos flores
>>> Além dos olhos
>>> Marocas e Hermengardas
>>> Que porcaria
>>> Singela flor
>>> O cerne sob a casca
>>> Assim é a vida
>>> Criança, minha melhor idade
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Nuvem Negra*
>>> Discurso de William Faulkner
>>> Os Incríveis
>>> Erik Satie
>>> Ronnie James Dio em 1983
>>> O Leão e o Unicórnio
>>> O outro Carpeaux
>>> Something that grows
>>> Façam suas apostas
>>> Tempo de aspargos
Mais Recentes
>>> A Vida Secreta dos Profissionais Durante e Depois do Expediente de Suely Cândido e Outros pela Ser Mais (2012)
>>> As 100 Melhores Ideias para Terminar o Dia Com a Sensação de Missão... de Richard Templar pela Saraiva (2011)
>>> A Verdade é Insuportável: Ensaio sobre a Hipocrisia de Andrei Venturini Martins pela Filocalia (2019)
>>> O Pus Dei de Giorgio Agamben pela Boitempo (2013)
>>> Fisioterapia: História, Reflexões e Perspectivas de Marcus Vinícius Gava pela Metodista (2004)
>>> Memorias de uma Menina Católica de Mary McCarthy pela Companhia das Letras (1987)
>>> Quimica Geral - Volume 1 de Alceu Totti Silveira pela Do Autor (2014)
>>> Livro - Brasil: Terra e Gente (1871) - Coleção o Brasil Visto por Estrangeiros de Oscar Canstatt pela Senado Federal (2002)
>>> A Escola e o Conhecimento - Fundamentos Epistemológicos e Políticos de Mario Sergio Cortella pela Cortez (2008)
>>> O Assassinato do Casal de Velhos de Rodrigues Corrêa pela Mercado Aberto (1995)
>>> O Evangelho Perdido: Como o Mundo Veio a Conhecer a Versão de Judas... de Herbert Krosney pela National Geographic (2006)
>>> Econometria de Wonnacott/Wonnacott pela Livros técnicos e científicos
>>> Historias da Biblia para a familia - Gênesis o Principio de Anne de Graaf pela Abril Coleções (2010)
>>> Spining de Tillie Walden pela Veneta (2019)
>>> Coração de Vidro de José Mauro de Vasconcelos pela Melhoramentos
>>> Código de Processo Civil de Legislação Brasileira pela Saraiva (2005)
>>> Livro - Prazeres e Riscos de Martba Medeiros e outros pela L&pm (2001)
>>> Livro - Homossexualidade: uma História de Colin Spencer pela Record (1995)
>>> Revista Brasileira de Análise Transacional de Vários pela Parma (2003)
>>> Manual de Socorro de Emergência de Raimundo Rodrigues Santos; Marcelo Dominguez Canetti; Célio Ribeiro Júnior; Fernando Suarez Alvarez pela Atheneu (2000)
>>> Esta Noite a Liberdade de Dominique Lapierre/ Larry Collins pela Difel (1976)
>>> Era Uma Vez Um Sonho de J.D.Vance pela LeYa (2017)
>>> Livro de bolso - Além do Azul do Céu de Nora Roberts pela Harlequin (2011)
>>> Curso Completo do Novo Processo Civil de Rodolfo Kronemberg Hartmann pela Impetus (2016)
>>> 25 Anos Perdido no Lobby de Claudio Maksoud pela Markbook (2003)
COLUNAS >>> Especial 2000 Colunas

Sexta-feira, 8/12/2006
Sobre o Digestivo, minhas colunas e nossa história
Lucas Rodrigues Pires

+ de 3100 Acessos

O Digestivo chega aos seis anos. Pelos meus cálculos, portanto, no ar desde o ano 2000. É um orgulho dizer que minha colaboração com o site criado e desenvolvido pelo editor Julio Daio Borges vem desde junho de 2002. São quatro anos e meio de colaboração, parte deles como colunista, parte como colaborador eventual. Os rumos que a vida nos direciona fazem com que tenhamos de abrir mão de certas coisas - escrever quinzenalmente para o Digestivo foi uma delas. Mas de outras não abrimos - ler o Digestivo é uma delas.

Hoje, sou tanto um leitor como um colaborador do Digestivo. O trabalho jornalístico faz com que naveguemos em diversas direções, mas sempre há aquele caminho guardado no coração, aquele assunto pelo qual o jornalista mais se interessa e gosta de escrever. Por necessidade (leia-se, dinheiro) quase sempre não escrevemos sobre o que mais gostamos. Por prazer, sim, escreve-se sobre o que se quer e se gosta. Escrever por prazer foi o que fiz em dois anos e meio para o Digestivo como colunista fixo.

E sobre o que escrevia? Sobre cinema, quase sempre cinema brasileiro, esse bicho mal-visto pelo brasileiro, renegado mas que está cada vez melhor. Foi no Digestivo que escrevi livremente sobre filmes de grande repercussão no período - como Carandiru, Cazuza - O Tempo Não Pára e Olga -, sobre filmes de estrelas populares da televisão, como Renato Aragão e Xuxa. Mas creio que os melhores textos são justamente sobre os filmes pouco vistos, aqueles sem muita ou nada mesmo de publicidade e público. E, aqui, aponto alguns deles como os melhores filmes brasileiros dos últimos anos: Nina, de Heitor Dhalia, De Passagem, de Ricardo Elias, Benjamim, de Monique Gardenberg, O Homem do Ano, de José Henrique Fonseca, O Outro Lado da Rua, de Marcos Bernstein, Narradores de Javé, de Eliana Café, e O Prisioneiro da Grade de Ferro, de Paulo Sacramento... Como espectador e estudioso do cinema brasileiro, não podia deixar de escrever sobre Glauber Rocha, a figura mais emblemática e discutida do cinema brasileira, coisa que fiz em três oportunidades (aqui, aqui e aqui) e, depois da última, recebi do Editor um e-mail sugerindo que não mais falasse de Glauber (risos). Glauber mesmo há 25 anos de sua morte continua a gerar debate.

Assim foi minha trajetória, de altos e baixos. Lembro da minha primeira coluna - sobre o filme Onde a Terra Acaba, de Sérgio Machado, documentário sobre Mário Peixoto e seu mítico filme Limite. Qual não foi minha decepção ao ver o baixíssimo índice de visitas ao texto. De fato, se contar que nem todos que clicam e abrem a página lêem o texto, deduzo que tal texto não foi lido por ninguém mais além do Editor e de seu autor! Só mesmo o Editor para me acalmar e explicar que no começo era assim, que o colunista é pouco conhecido e demora algum tempo até criar certo nome no site e conquistar seus leitores. Qual não era também minha inveja do colunista Alexandre Soares Silva, cujas colunas bombavam em pageviews com seus textos polêmicos. Todo escritor quer ler lido, o ego é algo perigoso entre jornalistas e escritores.

Mas e não foi que logo minha vez de star chegou? E hoje, ao rever minhas colunas para escrever esta coluna, vejo que meu texto sobre o filme Olga, de Jaime Monjardim, está com quase 10 mil visitas, meu recorde. Sim, repito, quase 10 mil visitas. E minhas exatas 50 colunas (esta é a de número 51) receberam quase 100 mil visitas. É um número expressivo se levarmos em conta que praticamente escrevi apenas sobre filmes brasileiros (claro que tivemos diversos outros assuntos, mas eles foram abordados geralmente em Especiais, como o sobre a Seleção Brasileira, Legião Urbana, Eleições e mesmo a cobertura do Festival de Gramado de 2002 e o Fórum Social Mundial de 2005). Aliás, a coluna de número 50, no especial de Eleições, é dos textos que eu mais gosto e me orgulho de ter escrito. As aproximações políticas que, devido ao estudo do cenário político dos anos 50 e 60 para trabalhos paralelos, consegui traçar com a política atual formam um texto já mais maduro, ligado a outro interesse crescente meu, a História política do Brasil, que espero possa render diversos livros (saiu apenas o primeiro).

O aniversário de 6 anos do Digestivo faz com que avaliemos a relação estabelecida entre diversos atores - o colunista/autor, o site, o Editor e os leitores são os principais. É interessante pensar que, no Digestivo, o funcionamento não é a tradicional redação de veículos impressos ou mesmo televisivos e radiofônicos. Tudo é feito e acertado pela própria internet, poucas vezes encontrei pessoalmente o Editor para conversar a respeito das coisas. E, na maioria delas, discutíamos outras publicações, livros, jornalistas da área cultural, mas muito pouco o Digestivo em si.

Isso me leva a relembrar outra diferença com os veículos midiáticos tradicionais - a definição de pauta. No Digestivo, escrevia sobre o que me propunha a analisar, sem interferência alguma. Sempre fui livre para decidir sobre o filme que queria escrever e a opinião que iria emitir. E olha que politicamente pouco tenho afinidades com a maioria dos colaboradores do Digestivo.

Não sei se por essas razões ou por outras que o Digestivo chega à idade escolar. Provou no decorrer desses anos que sua proposta não é apenas uma "onda", como diversos sites que nasceram e morreram em tão pouco tempo, como mesmo as empresas convencionais. Destas, mais de 50% fecham as portas em menos de um ano. O Digestivo completou seis anos, creio que ele não corre mais risco de vida, a turbulência passou. Agora é trabalhar para chegar aos 12, aos 18, aos 24, até quando tiver algo a dizer. Por enquanto, tem de sobra e isso é valioso para os dias atuais.


Lucas Rodrigues Pires
São Paulo, 8/12/2006


Quem leu este, também leu esse(s):
01. Bruta manutenção urbana de Elisa Andrade Buzzo
02. A pós-modernidade de Michel Maffesoli de Guilherme Carvalhal
03. Aquarius, quebrando as expectativas de Guilherme Carvalhal
04. E por falar em aposentadoria de Fabio Gomes
05. Pokémon Go, você foi pego de Luís Fernando Amâncio


Mais Lucas Rodrigues Pires
Mais Acessadas de Lucas Rodrigues Pires em 2006
01. A Barsa versus o Google - 16/3/2006
02. A favor do Brasil, contra a seleção! - 22/6/2006
03. Europeus salvaram o cinema em 2006 - 21/12/2006
04. Aproximações políticas, ontem e hoje - 5/10/2006
05. Legião o quê? - 27/7/2006


Mais Especial 2000 Colunas
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




A Mudança - Romance
Andrea Canobbio
Mandarim
(1998)



Deu no Jornal
Moacyr Scliar
Edelbra
(2009)



As Mulheres, O Poder e a Família
Eni de Mesquita Samara
marco zero
(1989)



Sabedoria Todo Dia
Lourival Lopes
Otimismo
(2007)



A Emergência da Criança Divina
Rick Phillips
pensamento
(1990)



As Duas Vidas de Martinha
Agostinho Stacciarini
Paulo de Tarso
(2002)



Eco Empreendedor - Oportunidades de Negocios Decorrentes da Revol
Steven J. Bennett
Makron
(1992)



Teoria e Prática de Crédito Rural
Felipe Meira Aguiar
Herba
(1977)



Descobertas e Refutações: A Lógica do Método Psicanalítico
Jorge L. Ahumada
imago
(1999)



Livro - the Rough Guide to the Usa
Samantha Cook / J D Dickey
Rough Guides
(2011)





busca | avançada
64744 visitas/dia
1,7 milhão/mês