Digestivo Cultural: 10 anos de autenticidade | Wellington Machado | Digestivo Cultural

busca | avançada
124 mil/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Bela Vista Cultural | 'Saúde, Alimento & Cultura'
>>> Trio Mocotó
>>> O Circo Fubanguinho - Com Trupe da Lona Preta
>>> Anaí Rosa Quinteto
>>> Chocolatte da Vila Maria
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> The Piper's Call de David Gilmour (2024)
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
Últimos Posts
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Revista Ato
>>> Juntos e Shallow Now
>>> Contos Clássicos de Fantasma
>>> O bom, o ruim (e o crítico no meio)
>>> O surpreendente Museu da Língua Portuguesa
>>> As Últimas, de Pedro Doria e Carla Rodrigues
>>> Kafka: esse estranho
>>> Live: tecnologia e escola
>>> Cuba e O Direito de Amar (3)
>>> Política versus literatura
Mais Recentes
>>> Colors Of The Tropics: Eden On The Equator de Berndt Fischer pela C J Bucher Verlag Gmbh (2008)
>>> Mata Atlântica - Atlantic Rain Forest de Judith Cortesão e outros pela Index - Fundação Mata Atlântica (1991)
>>> Americae Praeterita Eventa de Helmut Andrä - Edgard de Cerqueira falcão pela Universidade de São paulo (1966)
>>> Arte da África - Obras-primas do Museu Etnológico de Berlim de Alfana Hug - Peter Junge pela Ccbb (2004)
>>> Picasso: Guerra Y Paz de María Teresa Ocaña pela El Cep I La Nansa Edicions (2004)
>>> Portugual - gentes, cores, saudades de Sergio Telles pela Record
>>> 500 yers of Arquitecture in The Cuban Society - 500 años de Arquitectura en la sociedad Cubana de Vários Autores pela Simar (2002)
>>> Praia da Saudade - A História do Iate Clube do Rio de Janeiro 1920 - 2005 de Hélio Barroso pela Iate Clube do Rio de janeiro (2005)
>>> Tradições Negras, Políticas Brancas de Gabriel O. Alvarez - Luiz Santos pela Ministério da Previdência Social (2006)
>>> Poesia da Imagem, Poesia da Palavra de Seed - Secretaria de Estado de Educação PR pela Governo do Estado do Paraná (2010)
>>> Sandman - Fim dos Mundos de Neil Gaiman pela Conrad (2007)
>>> Índios - Os Primeiros Brasileiros de João Pacheco Oliveira pela Sesc SP (2008)
>>> Livro Educação em Foco de Sílvia Regina Teixeira Pinto de Albuquerque pela Ottoni (2011)
>>> Livro O Mistério da Caixa Preta , Violência e criminalidade de Pedro Scuro Neto, PH.D. pela Oliveiras Mendes (1998)
>>> Cristianismo E Espiritismo de Léon Denis pela Bibliomundi Serviços Digitais Ltda (2024)
>>> Livro Tratado De Comunicacão Organizaciona e Política de Gaudência Torquato pela Thomson Learning (2004)
>>> Livro Mensageiro Da Cruz de Watchman Nee pela Vida (2009)
>>> Los Hermanos Karamazov II de Fiodor M. Dostoyevski pela Altaya (1995)
>>> Renda Fixa Não é Fixa! de Marília Fontes pela Empiricus (2017)
>>> Entre Necessidade E Desejo. Diálogos Da Psicologia Com A Religião de Geraldo José De Paiva pela Loyola (2001)
>>> Recomece de Bráulio Bessa pela Sextante (2018)
>>> O Príncipe Medroso E Outros Contos Africanos de Anna Soler-pont pela Companhia Das Letras (2015)
>>> Dicionário Alemão-português de Leonardo Tochtrop pela Globo (1943)
>>> A Arte De Escrever Bem. Um Guia Para Jornalistas E Profissionais Do Texto de Dad Squarisi e Arlete Salvador pela Contexto (2015)
>>> Entre Passos E Rastros de Berta Waldman pela Perspectiva (2002)
COLUNAS >>> Especial Digestivo 10 Anos

Terça-feira, 19/10/2010
Digestivo Cultural: 10 anos de autenticidade
Wellington Machado
+ de 4700 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Se o leitor fizer uma busca na internet, digitando o nome do jornalista Sérgio Augusto, chegará ao Digestivo Cultural já nos primeiros itens da pesquisa. Não sei por quais tipos de conexões virtuais, por coincidências, intercalações, ligações metafísicas ou até, para os crentes, por determinismo, o nome do Sérgio parece andar sempre atrelado ao do site. Afinidade? Assim espero, pois ter boas influências só nos faz crescer. O fato é que eu também, assim como centenas (talvez milhares) de leitores, descobri o Digestivo Cultural lendo o Sérgio Augusto. Se o portal tivesse um paraninfo, certamente o jornalista seria um dos mais cotados a assumir o posto.

Fazendo um exercício de memória, tento reconstruir o ambiente cultural brasileiro de dez anos atrás, quando surgiu o Digestivo. Lembro que tínhamos algumas publicações culturais importantes, mas já cambaleantes, assustadas com as ameaças e as incertezas trazidas pelo crescimento da internet. As revistas Bravo! e Cult viviam o seu auge, o programa Manhattan Connection tentava se recuperar da perda do Paulo Francis, os cadernos culturais dos jornais de domingo ainda eram densos. Iniciante na rede social, ciscando aqui e ali, eu lia com frequência dois sites, talvez os desbravadores culturais da rede: o No Mínimo e o Digestivo Cultural.

Ao comemorar seus dez anos, o Digestivo resiste bravamente (o No Mínimo já não existe; vários sites se perderam pelo caminho; surgiram os blogs, "facebooks", o Twitter) e segue firme, com vitalidade. Mas resiste não só pelo que ele "é", mas muito também pelo que ele "não é". A força do portal está no seu caráter inovador, no ineditismo e na sua autenticidade, características que o tornam único.

Existem várias revistas literárias na rede, muitas delas de excelente qualidade, onde escritores, consagrados ou não, publicam seus contos, poesias, críticas, ensaios etc. O Digestivo Cultural "não é" mais uma dessas revistas literárias. Como também "não é" um portal de publicação de textos de ficção, cuja função é atribuída mais aos suplementos literários (virtuais ou impressos) ― temos vários exemplos de sites nesses moldes, cuja importância é também inquestionável. E o Digestivo também "não é" uma plataforma de textos acadêmicos, carregados de referências bibliográficas e notas de rodapé. Assim como "não é" um portal agregador de blogs individuais. Nada contra os exemplos citados, mas o que quero dizer é que o Digestivo Cultural criou um nicho, inventou algo que não existia, qual seja, jornalismo cultural produzido por anônimos, por gente que vive, respira e venera cultura, mas que não é necessariamente jornalista. Talvez seja essa a razão da sua longevidade ― que não é pequena ante a volatilidade na rede.

No que tange ao que o Digestivo "é", há de se destacar dois pontos globais que talvez passem despercebidos ao leitor: o seu caráter democrático e, por consequência, a sua diversidade ― de pessoas escrevendo e de temas abordados no portal. Em se tratando de temas, a única exigência que se faz é que a cultura esteja de alguma forma envolvida nos textos. Música, literatura, teatro, cinema, culinária, televisão; tudo é possível, desde que "digerido" sob a lente cultural.

Há de se ressaltar a total liberdade de criação e de temas. Muitos desses aspectos só podem ser notados por quem participa do site. Escreve-se aqui sobre Paulo Coelho, Senhor dos Anéis, Harry Potter ou vampiros, com a mesma seriedade e respeito com que se fala de Saramago, Philip Roth, Matisse ou Mozart. Não há restrições também quanto ao gênero textual. Quem determina se vai fazer crítica, ensaio, reportagem, crônica ou resenha é o autor. Tamanha liberdade facilita o tratamento argumentativo do texto que, ressalto também como algo autêntico no Digestivo, muitas vezes acontece de maneira transversal, interdisciplinar até, alinhando literatura e filosofia, cinema e literatura, música e cinema etc.

E a diversidade está presente também no rol de colunistas (homens e mulheres), provenientes das mais diversas cidades do Brasil, de norte a sul, de leste a oeste. Muito antes de se levantar a questão da exigência (ou não) do diploma de jornalismo como pré-requisito para escrever na imprensa, o Digestivo já antecipava a tendência "liberal", permitindo a qualquer pessoa, de qualquer profissão, fazer jornalismo cultural de maneira autodidata ou intuitiva ― como acontecia antigamente; haja vista os exemplos de Otto Maria Carpeaux, Paulo Francis, Nelson Rodrigues e do próprio Sérgio Augusto, que aprenderam o ofício na prática.

E além dos colunistas, o Digestivo Cultural frequentemente abre espaço para colaboradores eventuais, que contribuem invariavelmente com textos de alta qualidade. E o mais importante: todos gozam de um espaço invejável para se expressar aqui. Isso é uma raridade! Como é notório, a tendência nos veículos de imprensa é encurtar e condensar os textos o máximo possível, para que sejam lidos com rapidez, condizentes com a correria contemporânea. Já o Digestivo incentiva a produção de textos mais elaborados, analíticos, que busquem concatenar ideias e proposições, sem maiores preocupações com o tamanho ou limite de toques.

Essa liberdade em relação ao espaço, quesito indispensável no exercício do jornalismo cultural, está presente também nas entrevistas, muitas delas extensas, abrangentes e profundas, que o portal realiza. E estão presentes nelas também o caráter democrático a que eu me referia, pois o Digestivo nunca exigiu que o entrevistado fosse obrigatoriamente uma celebridade. Para ser entrevistado, basta ter algo interessante a dizer sobre cultura ou sobre seu ofício.

Há de se destacar também o equilíbrio nos textos publicados no Digestivo Cultural (outra vez o sentido democrático). Ao dar espaço aos "anônimos", o portal não vira as costas para o bom texto produzido na grande imprensa. Nada é encarado de forma radical pelos editores. Os melhores textos literários publicados em grandes jornais merecem ser divulgados e têm lugar garantido no site. Um bom exemplo são os ensaios reproduzidos no Digestivo (devidamente autorizados), de jornalistas, intelectuais e escritores de renome.

Comemorar os dez anos do Digestivo significa enaltecer o lugar que ele conquistou na internet. Sua importância se deve, não há como não mencionar, ao arrojo dos editores: visão empreendedora, capacidade de antecipar tendências e levar esse veleiro de acordo com a direção do vento, mesmo em meio a intempéries. Acreditar na possibilidade de se fazer jornalismo cultural fora do mainstream, com uma linha editorial democrática, independente e apartidária é um dos grandes méritos dos que fazem o Digestivo Cultural.

Nota do Editor
Wellington Machado de Carvalho mantém o blog Esquinas Lúdicas.


Wellington Machado
Belo Horizonte, 19/10/2010

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Journey de André Graciotti


Mais Wellington Machado
Mais Acessadas de Wellington Machado em 2010
01. A ilusão da alma, de Eduardo Giannetti - 31/8/2010
02. Enquanto agonizo, de William Faulkner - 18/1/2010
03. Meu cinema em 2010 ― 1/2 - 28/12/2010
04. A sombra de Saramago - 3/8/2010
05. Guimarães Rosa em Buenos Aires - 28/9/2010


Mais Especial Digestivo 10 Anos
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
21/10/2010
04h28min
Pelo processo democrático do Digestivo, crescemos num contexto da diversidade.
[Leia outros Comentários de Manoel Messias Perei]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Apenas Um Ano
Gayle Forman
Novo Conceito
(2015)



Curta Metragem
Manara
L&Pm Editores
(1989)



O Relato Íntimo De Madame Shakespeare
Robert Nye
Geração
(2005)



Livro Administração O Fim do Estado Nação
Kenichi Ohmae
Publifolha
(1999)



Encontro Marcado - O que é isso?
Rubens Lopes da Costa Filho; Paulo Cesar Ielpo Jannuzzi
Do Autor



Quando o amor triunfa
Giseti Marques
Boa Nova
(2019)



Livro Literatura Estrangeira A Casa da Rússia
John Le Carré
Record



Revista Revolution Ano 1 Nº 3
Revolution
Revolution
(1996)



Tizin E Tiziu Em A Mosca Azul 376
José Carlos Aragão
Paulinas
(2010)



Perspectivas Brasil e Argentina - Volume 1
Jose Maria Llados; e Outros
Ipri
(1996)





busca | avançada
124 mil/dia
2,0 milhões/mês