Teatro para todos | Rennata Airoldi | Digestivo Cultural

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> BBB, Zé Ramalho, Pitty, Iron Maiden e Nietzsche
>>> Great power, great responsibility
>>> A mulher madura
>>> As influências imorais
>>> Duas escritoras contemporâneas
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> BarCamp, Florianópolis - II
>>> Além do mais
>>> Pensando a retomada do cinema brasileiro
>>> Pulga na praça
Mais Recentes
>>> Documentação para a história das missões do padroado português do oriente - Insulíndia de Artur Basilio de Sá pela Instituto de Investigação Cientifica Tropical (1988)
>>> Código penal comentado 2014 de Fernando Capez e Stela Prado pela Saraiva (2014)
>>> O Rei de Ferro - Os Reis Malditos de Maurice Druon pela Difel (1984)
>>> Um Rei Perde a França - Os Reis Malditos de Maurie Druon pela Difel (1985)
>>> Teoria Geral Do Direito E Do Estado de Hans Kelsen pela Wmf Martins Fontes (2000)
>>> Beijo-de-Judas de Aparício Carvalho pela Scor (2000)
>>> Contos Brasileiros 1 de Graciliano Ramos pela Ática (2010)
>>> Contos Brasileiros 2 - Para Gostar De Ler 9 de Clarice Lispector e Outros pela Atica (2002)
>>> O Clone Da Vovo de Naara Luna pela Atual (paradidaticos) - Grupo Saraiva (1999)
>>> A Universidade Na Encruzilhada de Cristovam Buarque pela Unesp (2014)
>>> Borra Do Cafe de Mario Benedetti pela Alfaguara (2012)
>>> Para Gostar De Ler 3 - Cronicas 3 de Paulo Mendes Campos pela Atica (2005)
>>> Contos Da Rua Broca de Pierre Gripari pela Martins Fontes (2013)
>>> This Is Your Brain On Music: The Science Of A Human Obsession de Daniel J. Levitin pela Plume/penguin (2007)
>>> O Magico De Oz - Coleção Reencontro Infantil de L. Frank Baum pela Scipione (paradidaticos) (2025)
>>> A Ilha Perdida de Maria Jose Dupre pela Atica (1998)
>>> Anchieta de Luís Márcio Vianna pela Conceito (2019)
>>> Os 10 Habitos Da Memorização. Desenvolva Uma Memoria De Elefante de Renato Alves pela Gente (2009)
>>> Prisoners Of Geography de Tim Marshall pela Elliott & Thompson
>>> Conversando Com Deus - Livro 1 de Walsch pela Ediouro (2001)
>>> Democracia Y Universidad (spanish Edition) de José Saramago pela Editorial Complutense, S.a. (2010)
>>> 1001 Remédios Caseiros de Readers Digest pela Readers Digest (2005)
>>> A Cultura Do Novo Capitalismo de Richard Sennett pela Record (2006)
>>> Marketing 4.0. Do Tradicional Ao Digital de Philip Kotler pela Sextante (2017)
>>> Complexidade E Caos de H Moyses Nussenzveig pela Ufrj (2008)
COLUNAS

Quarta-feira, 3/7/2002
Teatro para todos
Rennata Airoldi
+ de 3400 Acessos

Há muito que venho questionando a realidade do teatro brasileiro contemporâneo. Quem são nossos autores, atores, diretores? Quem produz arte no nosso país? Sobre o que falam, sobre quem e para quem? Nos tempos áureos dos "reality shows", às vezes fica difícil tentar entender o que pode agradar ao grande público. Mais difícil ainda é conquistar o espectador. Os motivos são diversos, inúmeros: desde a dificuldade financeira, que é sem dúvida uma grande barreira, até a falta de cultura e educação, que atinge boa parte da nossa população. A grande massa não está acostumada a freqüentar salas de teatro, sente-se excluída e, muitas vezes, o teatro não é acessível à maioria.

Há cinco semanas, porém, o Teatro Popular do SESI abriu uma grande janela para esclarecimentos, debates, espetáculos e encontros. A "Mostra de Dramaturgia Contemporânea" reuniu um núcleo de quatro atores, em torno de quinze textos, escritos por alguns dos novos dramaturgos de nosso país. Isso, somado a uma equipe de quinze diretores atuantes de nosso teatro, técnicos, produtores, jornalistas. A cada semana, uma mesa redonda, onde a grande questão era a nova produção teatral. Em cartaz: três peças diferentes, a cada dia de espetáculo. E tudo isso GRÁTIS! Sim, era só chegar um pouco antes, retirar o ingresso, e se divertir. Sempre os mesmos atores que se transformavam em diferentes personagens, a cada novo espetáculo, como "camaleões"! Foram eles: Débora Duboc, Elcio Nogueira Seixas, Luah Guimarães e Renato Borghi.

A mostra foi possível graças a uma somatória de esforços que teve início há mais de um ano atrás. Tudo começou com o encontro entre os atores Elcio e Borghi, na busca por uma dramaturgia brasileira contemporânea. Textos surgiram, pessoas se uniram em função de um único ideal: traduzir o momento histórico de nosso país, de maneira acessível. Falar do homem que vive nas cidades, que sobrevive nas grandes metrópoles. Para tanto, muitos textos foram escolhidos após leituras e encontros; no total, quinze peças. Os critérios para a escolha foram: diversidade de temas e linguagens, autores que tiveram a maior projeção de suas obras na década de 90, podendo assim, trazer à cena o pensamento do homem de hoje, e ainda unir dramaturgos experientes e iniciantes.

Sem dúvida, muitas parcerias tornaram possível esse imenso ato de coragem, de todas as pessoas que se dispuseram a traduzir um pouco de todos nós, no palco do Teatro do SESI. O que esteve em cena, nessas cinco semanas, é um grande reflexo de tudo o que pensamos e também da nossa maneira de enxergar nossa realidade. Com certeza, dentre os quinze textos, há aqueles com os quais podemos nos identificar mais ou menos. Não quero aqui julgar nada e, sim, aplaudir a iniciativa como um todo. O mais louvável foi que, ao contrário da maioria das "mostras" (onde temos vários atores para diferentes textos), tivemos apenas quatro profissionais se moldando a formas e linguagens, a cada semana.

O público compareceu em massa! E não falo apenas de pessoas ligadas à classe, que também prestigiaram o evento, mas também do público espontâneo. Espectadores de primeira viagem. Muito riso, muita diversão e, paralelamente, muitas questões a serem pensadas. Assim sendo, coloco em debate uma velha história: "quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?" Ou seja: o "povo" não vai ao teatro porque gosta só de televisão ou porque o teatro que não é acessível ao bolso da população? É bem complicado responder a essa indagação, afinal, o buraco é muito fundo.

O fato é um só: a partir do momento em que existe uma publicidade adequada, em cima de um evento gratuito, cresce a probabilidade de se atingir um grande público. Com isso, podemos concluir que as pessoas querem, sim, ir ao Teatro. Querem adquirir cultura. Bastando, para isso, uma boa oportunidade. Dessa forma, mais uma vez devo tirar o chapéu para a Cooperativa Paulista de Teatro, Secretaria de Estado da Cultura, FUNARTE, SESI e todas as empresas que apoiaram esse "mega" encontro entre o TEATRO e o ESPECTADOR.

Na verdade é sempre bom voltar os olhos para a nossa sociedade. Afinal, a arte deve ser um grande espelho de todos nós e deve nos tornar menos medíocres diante da atual "banalização" da vida. O Teatro faz as pessoas dividirem uma mesma experiência e, com isso, torna-as cúmplices umas das outras. E ele não precisa (e não deve apenas falar) de mundos distantes e de tempos passados. Ele pode falar de nós mesmos. De sexo, de violência, de desejo, de amor - como acontece em nosso cotidiano. Pode instruir, tratando de nossos momentos históricos: os índios, a coroa, a república, a ditadura.

Com tanta "fome" de arte, não há como medir a importância do evento para toda a população. Ganham todos: atores, diretores, espectadores e, com isso, o nosso teatro. E na vida aprende-se com o riso, com o choro, com tudo o que é sério e com tudo o que é "chacota". A crítica pode estar implícita nas diversas formas de expressão. O importante, mais uma vez, é a ação. A atitude de fazer e de tornar possível que o teatro cumpra com a sua função social. É preciso persuadir o povo, convencer a população de que o teatro sempre foi - e deve ser - uma ARTE POPULAR. Quando se pensa no Homem, se pensa na vida; não há preconceito, não há exclusão - são todos, ao contrário, bem vindos!


Rennata Airoldi
São Paulo, 3/7/2002

Quem leu este, também leu esse(s):
01. 100 homens que mudaram a História do Mundo de Maurício Dias


Mais Rennata Airoldi
Mais Acessadas de Rennata Airoldi em 2002
01. Saudosismo - 10/7/2002
02. Cartas que mudaram a História! - 10/4/2002
03. Do primeiro dia ao dia D - 13/3/2002
04. A Nova Hora, A Hora da Estrela! - 6/3/2002
05. Enfim: Mário Bortolotto! - 25/9/2002


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




A Arte de Falar em Público
Osmar Barbosa
Ediouro



A Azaléia e o Beija-flor
Tania Braune
Nacif
(2018)



Guide to wine
Fiona Sims
Parragon
(2005)



Telecurso 2000 Química 2º Grau Volume 2
Diversos
Paulus
(1995)



Dicionário dos Remédios Florais do Dr. Bach
Hyne Jones
Pensamento



Prática Pedagógica, Aprendizagem e Avaliação em Educação a Distância
Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo
Intersaberes
(2013)



A Evolução do Pensamento Humano
Eduardo Augusto Lourenço
do Conhecimento
(2011)



Madame Bovary
Gustave Flaubert
Hub
(2014)



Search For Roots : A Personal Anthology
Primo Levi; Italo Calvino
Allen Lane
(2001)



Experimentar Deus
Leonardo Boff
Verus
(2002)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês