Entrevista com Marici Salomão | Rennata Airoldi | Digestivo Cultural

busca | avançada
55507 visitas/dia
1,4 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Banda GELPI, vencedora do concurso EDP LIVE BANDS BRASIL, lança seu primeiro álbum com a Sony
>>> Celso Sabadin e Francisco Ucha lançam livro sobre a vida de Moracy do Val amanhã na Livraria da Vila
>>> No Dia dos Pais, boa comida, lugar bacana e MPB requintada são as opções para acertar no presente
>>> Livro destaca a utilização da robótica nas salas de aula
>>> São Paulo recebe o lançamento do livro Bluebell
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Rinoceronte, poemas em prosa de Ronald Polito
>>> A forca de cascavel — Angústia (FUVEST 2020)
>>> O reinado estético: Luís XV e Madame de Pompadour
>>> 7 de Setembro
>>> Outros cantos, de Maria Valéria Rezende
>>> Notas confessionais de um angustiado (VII)
>>> Eu não entendo nada de alta gastronomia - Parte 1
>>> Treliças bem trançadas
>>> Meu Telefunken
>>> Dor e Glória, de Pedro Almodóvar
Colunistas
Últimos Posts
>>> Revisores de Texto em pauta
>>> Diogo Salles no podcast Guide
>>> Uma História do Mercado Livre
>>> Washington Olivetto no Day1
>>> Robinson Shiba do China in Box
>>> Karnal, Cortella e Pondé
>>> Canal Livre com FHC
>>> A história de cada livro
>>> Guia Crowdfunding de Livros
>>> Crise da Democracia
Últimos Posts
>>> Uma crônica de Cinema
>>> Visitação ao desenho de Jair Glass
>>> Desiguais
>>> Quanto às perdas I
>>> A caminho, caminhemos nós
>>> MEMÓRIA
>>> Inesquecíveis cinco dias de Julho
>>> Primavera
>>> Quando a Juventude Te Ferra Economicamente
>>> Bens de consumo
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Ser intelectual dói
>>> O Tigrão vai te ensinar
>>> O hiperconto e a literatura digital
>>> Aberta a temporada de caça
>>> Se for viajar de navio...
>>> Incompatibilidade...
>>> Alguns Jesus em 10 anos
>>> Blogues: uma (não tão) breve história (II)
>>> Picasso e As Senhoritas de Avignon (Parte I)
>>> Asia de volta ao mapa
Mais Recentes
>>> O Livro da moda de Alexandra Black pela Publifolha (2015)
>>> Rejuvelhecer a saude como prioridade de Sergio Abramoff pela Intrinseca (2017)
>>> O livro das evidencias de John Banville Tradução Fabio Bonillo pela Biblioteca Azul - globo (2018)
>>> O futebol explica o Brasil de Marcos Guterman pela Contexto (2014)
>>> O Macaco e a Essencia de Aldous Huxley pela Globo (2017)
>>> BATISTAS, Sua Trajetória em Santo Antônio de Jesus: o fim do monopólio da fé na Terra do Padre Mateus de Jorgevan Alves da Silva pela Fonte Editorial (2018)
>>> Playboy Bárbara Borges de Diversos pela Abril (2009)
>>> Sarah de Theresa Michaels pela Nova Cultural (1999)
>>> A Bela e o Barão de Deborah Hale pela Nova Cultural (2003)
>>> O estilo na História. Gibbon & Ranke & Macaulay & Burckhardt de Peter Gay pela Companhia das Letras (1990)
>>> Playboy Simony de Diversos pela Abril (1994)
>>> Invasão no Mundo da Superfície de Mark Cheverton pela Galera Junior (2015)
>>> José Lins Do Rego- Literatura Comentada de Benjamin Abdala Jr. pela Abril Educação (1982)
>>> A modernidade vienense e as crises de identidade de Jacques Le Rider pela Civilização Brasileira (1993)
>>> Machado De Assis - Literatura Comentada de Marisa Lajolo pela Abril Educação (1980)
>>> A Viena de Wittgenstein de Allan Janik & Stephen Toulmin pela Campus (1991)
>>> O Velho e o Mar de Ernest Hemingway pela Círculo do livro (1980)
>>> Veneno de Alan Scholefield pela Abril cultural (1984)
>>> O Livreiro de Cabul de Asne Seierstad pela Record (2007)
>>> Os Dragões do Éden de Carl Sagan pela Francisco Alves (1980)
>>> O Espião que sabia demais de John Le Carré pela Abril cultural (1984)
>>> Administração de Materiais de Jorge Sequeira de Araújo pela Atlas (1981)
>>> Introdução à Programação Linear de R. Stansbury Stockton pela Atlas (1975)
>>> Como lidar com Clientes Difíceis de Dave Anderson pela Sextante (2010)
>>> As 3 Leis do Desempenho de Steve Zaffron e Dave Logan pela Primavera (2009)
>>> Curso de Educação Mediúnica 1º Ano de Vários Autores pela Feesp (1996)
>>> Recursos para uma Vida Natural de Eliza M. S. Biazzi pela Casa Publicadora Brasileira (2001)
>>> Jesus enxuga minhas Lágrimas de Elza de Almeida pela Fotograma (1999)
>>> As Aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe pela LPM Pocket (1997)
>>> Bulunga o Rei Azul de Pedro Bloch pela Moderna (1991)
>>> Menino de Engenho de José Lins do Rego pela José Olympio (1982)
>>> Terra dos Homens de Antoine de Saint-Exupéry pela Nova Fronteira (1988)
>>> O Menino de Areia de Tahar Ben Jelloun pela Nova Fronteira (1985)
>>> Aspectos Endócrinos de Interesse à Estomatologia de Janete Dias Almeida pela Unesp (1999)
>>> Nociones de Historia Linguística y Estetica Literaria de Antonio Vilanova- Nestor Lujan pela Editorial Teide/ Barcelona (1950)
>>> El Estilo: El Problema y Su Solucion de Bennison Gray pela Editorial Castalia/ Madrid (1974)
>>> El Cuento y Sus Claves de Raúl A. Piérola/ Alba Omil (profs. Univ. Tucumán pela Editorial Nova, Buenos Aires (1955)
>>> Las Fuentes de La Creacion Literaria de Carmelo M. Bonet pela Libr. del Collegio/ B. Aires (1943)
>>> As Hortaliças na Medicina Doméstica/ Encadernado de Alfons Balbach pela A Edificação do Lar (1976)
>>> A Flora Nacional na Medicina Doméstica de Alfons Balbach pela A Edificação do Lar
>>> Arlington Park de Rachel Cusk pela Companhia das Letras (2007)
>>> Muitas Vidas, Muitos Mestres de Brian L Weiss pela Salamandra (1991)
>>> As Frutas na Medicina Doméstica de Alfons Balbach pela A Edificação do Lar
>>> Coleção Agatha Christie - Box 8 de Agatha Christie; Sonia Coutinho; Archibaldo Figueira pela HarperCollins (2019)
>>> As Irmãs Aguero de Cristina García pela Record (1998)
>>> Não Faça Tempestade Em Copo Dágua no Amor de Richard Carlson pela Rocco (2001)
>>> Um Estudo Em Vermelho - Edição De Bolso de Arthur Conan Doyle pela Zahar (2013)
>>> Eu, Dommenique de Dommenique Luxor pela Leya (2011)
>>> Os Cavaleiros da Praga Divina de Marcos Rey pela Global (2015)
>>> O Futuro da Filosofia da Práxis de Leandro Konder pela ExpressãoPopular (2018)
COLUNAS

Quarta-feira, 29/1/2003
Entrevista com Marici Salomão
Rennata Airoldi

+ de 2700 Acessos

Caros leitores, a coluna desta semana traz uma entrevista bem interessante com Marici Salomão. Trata-se da dramaturga coordenadora do Círculo de Dramaturgia do CPT (Centro de Pesquisa Teatral) do Sesc, sob supervisão geral de Antunes Filho. Como jornalista, é colaboradora de teatro do Caderno2, de "O Estado de S. Paulo", e da revista "Bravo!". Tem peças montadas pelos diretores Fernando Peixoto, Maurício Paroni de Castro e Celso Frateschi. A peça "Bilhete" está em cartaz no Centro Cultural São Paulo (CCSP) até a primeira semana de Março. É uma honra poder tornar esta conversa acessível, pois pouco se sabe sobre dramaturgia e o percurso de um autor na busca da construção e do amadurecimento de sua própria obra. Assim sendo, vamos ao "papo" propriamente dito!

Quando e como você começou a se interessar pela área de Dramaturgia?

Como boa parte dos dramaturgos, comecei a gostar de dramaturgia como atriz. Fazia teatro amador na década de 80, o que me ajudou a criar visão de palco, de tempos, ritmos, temperaturas, entradas e saídas de personagens. Mas houve um momento em que me surpreendi ao me perceber muito mais interessada em dissecar a estrutura de um texto de teatro do que em atuar. Em 93, fiz minha primeira oficina de dramaturgia com Luís Alberto de Abreu. Tive sorte, comecei com um grande professor, que nos iniciou os meandros da Poética, de Platão, da filosofia pré-socrática e do pensamento de Eric Bentley.

Como foi o começo, os primeiros textos?

Os primeiros textos são aqueles com cara de "umbigo" mesmo. Queremos mostrar a historinha, bonitinha, mostrar que dominamos técnica, que podemos impressionar as platéias. Depois de bater bastante a cabeça, a gente começa a perceber que o que importa é ter algo profundo a dizer (mesmo na comédia e Molière é o grande exemplo disso), uma visão de mundo, algo que ajude a propor a construção de um mundo melhor. Um olhar ibsenista sobre o mundo e as relações entre seres humanos. Ainda persigo isso.

Alguém que esteja interessado, como pode buscar um caminho? Cursos? Livros?

Primeiro, se o cara ou a cara estiver firme no propósito, o caminho, como diria o poeta, "se faz andando". Muitas leituras, de bons autores de teatro, literatura, filosofia e teoria social, e muita escrita. E, cuidado, eu diria, para fazer amadurecer o ofício antes de querer fazer sucesso! Dicas? Além dos clássicos, Shakespeare, Nélson Rodrigues, os trágicos, Molière, os contemporâneos, Harold Pinter e Sarah Kane, "A experiência viva do teatro", de Bentley, "Introdução à dramaturgia", de Renata Pallottini, "Para trás, para frente", de David Ball. Muito mais coisa.

Qual a maior dificuldade em escrever para Teatro?

Ter algo a dizer ao mundo, ter a coragem de ir contra a corrente, criar personagens humanos, não humanóides, sair dessa anestesia geral, encontrar as várias razões para uma mesma questão, não pegar atalhos para ser engraçadinho, não fazer concessões à sociedade de consumo, e não desistir. Reescrever 15, 16 vezes uma peça até "desocultar" a questão primordial e assumir a realidade profunda em que isso implica.

Quais elementos você considera essenciais para um bom texto Teatral?

Justamente uma coisa difícil de encontrar: você diz "meu deus, está tudo aqui", mas não sabe dizer exatamente onde nem por quê. Uma espécie de feito alquímico, em que o principal, o ser humano é revelado (e nas entrelinhas, no interdito), com todas as suas contradições. Acho que isso é teatro - e é difícil!

Quais textos seus já foram encenados?

"Maria Quitéria", com direção de Fernando Peixoto; "O Pelicano", dirigido por Maurício Paroni de Castro (Mostra de Dramaturgia do Sesi) e, mais recentemente, "Bilhete", com direção de Celso Frateschi.

Como foi assistir sua própria obra?

É sempre muito estranho. Eu penso: "Ai, eu podia ter feito de outro jeito, podia ter feito melhor."

Há algum que ainda está inédito e que você pretende montar?

No momento, tento mergulhar, ir mais ao fundo, descascar mais e muito até encontrar o sumo que valha a pena mostrar.

Como é o trabalho que você desenvolve junto ao diretor Antunes Filho no CPT?

Antunes Filho é um mestre e ponto final. Sua exigência em ir sempre ao fulcro da arte ensina o discípulo pelo exemplo e não pelo: "faça como eu quero". Por isso, ele é mestre e não guru. No Círculo de Dramaturgia, desenvolvemos a crítica exigente sobre aquilo que escrevemos; buscamos não nos contentar com o medíocre e, por isso, não apressar o processo por uma urgência em "acontecer". Nos dedicamos a escrever e a estudar princípios de retórica, estética e filosofia.

Como você vê a nova Dramaturgia e o que você destaca nela. Autores, ênfase, Temática.

Acho que ainda não há a tal da nova dramaturgia, porque não surgiu ainda o grande autor, no pós-anos 90. Também não sei se é por aí, mas sinto que é preciso tomar cuidado em não apressarmos/nomearmos as coisas, porque vivemos os fluxos e refluxos da total mercantilização, que cria o produto, o mercado, e depois tenta forjar a finalidade. É preciso ter o que dizer, acima de tudo. Humildade e autocrítica nesse momento são fundamentais!


Rennata Airoldi
São Paulo, 29/1/2003


Quem leu este, também leu esse(s):
01. Minha finada TV analógica de Elisa Andrade Buzzo
02. 'Hysteria' Revisitada de Duanne Ribeiro
03. Três filmes sobre juventude no novo século de Guilherme Carvalhal
04. Notas confessionais de um angustiado (V) de Cassionei Niches Petry
05. As Vacas de Stalin, de Sofi Oksanen de Ricardo de Mattos


Mais Rennata Airoldi
Mais Acessadas de Rennata Airoldi em 2003
01. Temporada de Gripe - 17/11/2003
02. O Belo Indiferente - 24/9/2003
03. As Nuvens e/ou um deus chamado dinheiro - 4/6/2003
04. Zastrozzi - 2/7/2003
05. José Tonezzi: Arte e Pesquisa Sem Fronteiras - 12/2/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




DIREITOS DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS
ANTONIO RULLI NETO
SERASA / FIUZA
(2002)
R$ 15,00



PRISIONEIROS DA LIBERDADE
RODRIGO CONSTANTINO
SOLER
(2004)
R$ 8,00



THEATRO - J. M. GOULART DE ANDRADE (TEATRO BRASILEIRO)
J. M. GOULART DE ANDRADE
GARNIER
(1907)
R$ 35,00



FORMAÇÃO E EVOLUÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS
B. LIMA
GEN FLAMARION
(1969)
R$ 60,00



MEDITAÇÕES PARA A SAÚDE DO CORPO E DA MENTE
LOUISE L. HAY
SEXTANTE
(2000)
R$ 8,00



GINÁSTICA MÉDICA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
GÜNTHER / KOHLRAUSCH / TEIRICH-LEUBE
MANOLE
(1976)
R$ 4,00



RATATOUILLE O SABOR DE UMA AMIZADE
MELHORAMENTOS
MELHORAMENTOS
(2007)
R$ 30,00



ESCOLA EM CASA - REDAÇÃO-INGLÊS-ESPANHOL-INFORMÁTICA-ED. ART.-ED. FÍSI
VÁRIOS AUTORES
DCL
(2003)
R$ 9,90



O QUEBRA CABEÇAS - CRÔNICAS DE MARIA LUCIA DAHL
MARIA LUCIA DAHL
IMPRENSA OFICIAL
(2005)
R$ 8,90



OPERAÇÃO PERFEITO
RACHEL JOYCE
SUMAS DE LETRAS
(2015)
R$ 8,11





busca | avançada
55507 visitas/dia
1,4 milhão/mês