Absurdo! | Chico

busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Magia Verde
>>> A loucura por Hilda Hilst
>>> Uma suposta I.C.
>>> Homenagem a Yumi Faraci
>>> O blog de Pedro Almodóvar
>>> A biblioteca de C. G. Jung
>>> O Jovem Bruxo
>>> Fondo de Cultura Económica: 70 anos de uma missão
>>> Minha biblioteca de sobrevivência
>>> A inocência é minha culpa
Mais Recentes
>>> Os Filhos De Anansi de Neil Gaiman pela Intrinseca (2015)
>>> Enciclopédia De Guerras E Revoluções - Volume Iii de Francisco Silva pela Elsevier (2015)
>>> Lugar Nenhum de Neil Gaiman pela Conrad (2010)
>>> Maldita (vol. 2) de Chuck Palahniuk pela Leya (2014)
>>> Sobrevivente de Chuck Palahniuk pela Leya Brasil (2012)
>>> Seis Problemas Para Dom Isidro Parodi/ Duas Fantasias Memoráveis de Jorge Luis Borges / Adolfo Bioy Casares pela Biblioteca Azul (2014)
>>> O Ator E Seus Duplos: Mascaras, Bonecos, Objetos de Ana Maria Amaral pela Edusp (2001)
>>> Qualityland de Marc Uwe Kling pela Tusquets (2025)
>>> Ame A Realidade de Byron Katie pela Bestseller (2022)
>>> History Of Western Philosophy de Bertrand-russell pela Allen & Unwin (1961)
>>> As Cavernas De Aço de Isaac Asimov pela Aleph (2013)
>>> O Lesbianismo No Brasil (serie Depoimentos) de Luiz R. B Mott pela Mercado Aberto (1987)
>>> Between Existentialism And Marxism de Jean-paul Sartre pela William Morrow (1976)
>>> What Is Literature? de J. -p. Sartre pela Routledge (up) (1978)
>>> Amanhã Amadrugada (palavra Africana) de Vera Duarte pela Vega (1993)
>>> Ceremonial Chemistry: The Ritual Persecution Of Drugs, Addicts, And Pushers de Thomas Stephen Szasz pela Routledge And K. Paul (1974)
>>> Glass Children And Other Essays de Daisaku Ikeda, Burton Watson pela Kodansha Usa Inc (1979)
>>> O Silmarillion de J. R. R. Tolkien pela Wmf Martins Fontes (2009)
>>> Half The Sky: An Introduction To Women's Studies de Bristol Women's Study Group pela Virago (1979)
>>> Conditions Of Illusion: Papers From The Women's Movement de No Author pela Feminist Books (1974)
>>> Bhagavad-gita (o) Uma Nova Tradução de Georg Feuerstein pela Pensamento (2015)
>>> Wedlocked Women de Lee Comer pela Feminist Books (1974)
>>> Bessie Empress of the Blues de Chris Albertson pela Abacus Uk (1972)
>>> Livro Memória Histórica Del Barrio Nuevo Día de Milec J. Gómez Falcón pela El perro y La Lana (2007)
>>> Vantagens De Ser Invisivel de Stephen Chbosky pela Rocco Jovens Leitores (2012)
COMENTÁRIOS

Segunda-feira, 9/9/2002
Comentários
Leitores

Absurdo!
Sinceramente, eu tinha que comentar o texto... é um completo e total absurdo que em uma universidade de alto (aparentemente nem tão) nível como a USP tem a capacidade de produzir mentes tão ingênuas como a desses extudantes... com X mesmo. Desculpe, mas não dá para aguentar ler que "...a vida de uns 5000 americanos não vale a de milhares..." - é um absurdo sequer considerar escrever isso. A vida não é objeto para ser negociada ou trocada, ou sequer desconsiderada. Eu nunca senti tamanha revolta ao ouvir de uma festa - e você me conhece bem. Estou impressionado que pessoas com um suposto nível cultural (também, aparentemente não tão) alto "elogiem" um assassino. Acho que as pessoas estão perdendo muito tempo lendo e ouvindo bobagens (bobagens MESMO)de "conspiração norte-americana", ou mesmo ouvindo músicas que falem de "como somos coitados, e portanto matamos para viver". Por acaso eles conheciam alguém que trabalhava lá? ou sequer passearam por lá? como se sentiriam se conhecessem alguém de lá? Discordo com o que você disse, no entanto, de que chegam a ser risíveis as opiniões nos e-mails... não acho risível. Nem um pouco - acho preocupante. Tenho que medir minhas palavras agora para evitar uma chuva de respostas agressivas à mim, mas é um absurdo total e completo... desculpe as repetições, mas estou abalado. Tremendamente abalado. Agradeço, no entanto, você ter citado isso em um site público, pois agora muitos saberão desse absurdo, e serão contra. Abraço

[Sobre "Festa na floresta"]

por Chico
9/9/2002 às
11h19 200.153.112.50
(+) Chico no Digestivo...
 
Adjetivos
Dennis, sim, sem adjetivos não haveria Proust, nem Balzac, nem Dickens (Dickens usava adjetivos muito bem), nem Henry James, nem noventa por cento da literatura do mundo. E sua comparação com cores e nuances, os adjetivos dando as nuances aos substantivos - queria ter criado essa imagem. Cheguei tarde, cheguei tarde...- Nota: para quem não conhece, passem pelo Caderno Mágico do Dennis (http://cadernomagico.blogspot.com) e leiam tudo que puderem. Daí releiam. E releiam. E coloquem nos favoritos.

[Sobre "Onze pontos sobre literatura"]

por Alexandre
9/9/2002 à
00h18 200.207.125.11
(+) Alexandre no Digestivo...
 
Os excluídos
Mais um excluído http://planeta.terra.com.br/arte/policymaker

[Sobre "Depoimento sobre o dia de amanhã"]

por David West
8/9/2002 às
12h29 200.243.240.60
(+) David West no Digestivo...
 
adorei o texto
ola amigos adorei o texto, pesquiso o trabaho de Beuys há algum tempo e este parece ser o enfoque principal: o artista pode desempenhar um papel importante na cura de um trauma social. vou indicar o texto para os meus alunos na universidade. obrigada naira

[Sobre "A arte como destino do ser"]

por Naira Ciotti
8/9/2002 às
12h18 200.173.178.238
(+) Naira Ciotti no Digestivo...
 
cresci assistindo anos inc.
Pesso por favor passe o seriado mais importante da infancia dos nossos filho por que não passar esse seriado novamente se hoje tudo que se ve na tv é uma borcaria.

[Sobre "Anos Incríveis"]

por daniel bueno
7/9/2002 às
08h50 200.226.116.209
(+) daniel bueno no Digestivo...
 
Marilyn, o mito eterno!!
Sem dúvida é a mulher mais apaixonante de todos os tempos. Nasci 20 anos após sua morte, mas sou fascinado pela loira de Hollywood. Quando será que vai surgir uma outra Marilyn?? Com sensualidade e beleza sem vulgaridade. Marilyn faz muita falta, deveria permanecer para sempre jovem. Marilyn, o mito, o sucesso continua!!!

[Sobre "A divina Marilyn Monroe"]

por Rodrigo Pena
7/9/2002 à
00h43 200.242.30.193
(+) Rodrigo Pena no Digestivo...
 
Texto inteligente e saboroso
Alexandre, você nos trouxe mais um texto delicioso, que já começa bem, mencionando meu querido detetive Nero Wolfe (ele e seu altivo assistente Goodwin são personagens pra lá de tridimensionais) e vai ficando melhor a cada linha. Concordo que o realismo literário nunca seja puro, a menos que você chame de obras literárias os compêndios de medicina. Mesmo a Medicina Legal não é 100% realista. O mundo não é realista, nem precisa de realismo literário puro, a meu ver. Alexandre, concordo que essa mania de desprezar adjetivos (aquilo que chamam de "cortar o desnecessário") é puro modismo, e muito imbecil! "Um pano roto e malcheiroso, com pontas esfiapadas" não é o mesmo que "um pano", simplesmente. Cortar adjetivos é cortar nuanças, seria como obrigar um pintor a usar apenas cores básicas, nunca tons intermediários. Sem adjetivos não haveria Marcel Proust, não acha? Essa guerra contra adjetivos sempre me revoltou. Isso é coisa de quem nunca leu pra valer! Abração, parabéns por mais esse texto inteligente e saboroso. Abraços!

[Sobre "Onze pontos sobre literatura"]

por Dennis
6/9/2002 às
21h17 200.158.234.200
(+) Dennis no Digestivo...
 
Eu também
Me identifiquei completamente, Evandro. E esse foi um dos melhores textos que já apareceram no Digestivo. Um abraço - Alexandre Soares (cujos textos também aparecem, quando a preguiça deixa, no Digestivo.)

[Sobre "Depoimento sobre o dia de amanhã"]

por Alexandre
6/9/2002 às
18h12 200.207.125.11
(+) Alexandre no Digestivo...
 
A função do Coelho.
Mensagem, ainda que tardia... Na verdade, li seu texto na Gazeta Vargas e, refletindo sobre ele, notei que muitas coisas que lemos são completamente inócuas, inofensivas, para não dizer inúteis. Mas servem de referência para sabermos o que é bom, o que é ruim, não acha? Li apenas um livro do Paul Rabbit, o tal do "Veronika", por recomendação de uma amiga. O livro não me fez mal, foi simplesmente lido e recolocado na prateleira. Voltando a meus livros "de nível", notei a diferença. E achei uma função para os livros do Coelho... Um abraço, e parabéns pelo texto. Natan.

[Sobre "Demorou"]

por Natan
6/9/2002 às
16h19 200.182.238.175
(+) Natan no Digestivo...
 
Contrato Social
Pois é, Hernani. E o "Cocadaboa" teve que se transferir para a Eslovênia para não sofrer processos. A coisa é muito maior do que cláusulas de contratos. É o Estado que quer abocanhar tudo através de suas leis e transformar a troca de idéias em uma baboseira "cidadã" e politicamente correta. Já reparou a escassez de sites ousados que lavam a terminação ".com.br"? Sinal de que dentro de nossas fronteiras só existe mesmo espaço para falar mal do "neoliberalismo" e homenagear Cuba e o Che. De cláusula em cláusula, chegamos por fim ao velho "contrato social".

[Sobre "Ressurreição dos Blogs"]

por Evandro Ferreira
6/9/2002 às
14h01 200.167.234.227
(+) Evandro Ferreira no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Contos de Amor para Você 1 452
Ayumi Shiina
Panini Comics



Saindo da Garagem
Rodrigo Kuster; Gabriel Machado; Vitor Durão
Salta
(2015)



Introdução Aso Sistemas Operacionais
Ida M. Flyn/ Ann Mclver Mchoes
Thomson
(2002)



A Nova Lógica do Sucesso 458
Roberto Shinyashiki
Gente



Os Famintos
Thomas mann
Nova Fronteira
(1982)



Os Segredos Russos na ParaPsicologia
Martin Ebon
ArteNova
(1973)



Lanterna Verde: A Noite Mais Densa 30
Dc
Dc
(2011)



A General Theory Of Elastic Stability
J. M. T Thompson
J. Wiley
(1973)



A Vida e o Pesamento de Voltaire
Fernanda Cury
Minuano



Coleção Federalismo e Tributação
Misabel Abreu Machado Derzi e Outros
Arraes





busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês