Auto-ajuda ajuda a quem? | Barbara Pollacsek

busca | avançada
42713 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> ZÉLIO. Imagens e figuras imaginadas
>>> Galeria Provisória de Anderson Thives, chega ao Via Parque, na Barra da Tijuca
>>> Farol Santander convida o público a uma jornada sensorial pela natureza na mostra Floresta Utópica
>>> Projeto social busca apoio para manter acesso gratuito ao cinema nacional em regiões rurais de Minas
>>> Reinvenção após os 50 anos: nova obra de Ana Paula Couto explora maturidade feminina
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Meu beijo gay
>>> YouTube, lá vou eu
>>> Sonho francês
>>> Minha Estante
>>> A Última Ceia de Leonardo da Vinci
>>> Steven Spielberg
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Um Luis no fim do túnel
>>> O óbvio ululante, de Nelson Rodrigues
>>> Máfia do Dendê
Mais Recentes
>>> Planeta Corpo de Silvia Zatz pela Companhia Das Letrinhas (2000)
>>> O Mensageiro Alado de Rogerio Andrade Barbosa pela Melhoramentos (2012)
>>> O Peru de Peruca de Sonia Junqueira pela Ática (1998)
>>> Relembrando O Que Escrevi: Da Reconquista Da Democracia Aos Desafios Globais de Fernando Henrique Cardoso pela Civilização Brasileira (2010)
>>> Filhotes De Bolso Saem De Férias de Margaret Wild pela Brinque-book (2009)
>>> O Caracol E A Baleia de Julia Donaldson pela Brinque-book (2019)
>>> As Aventuras De Robin Hood de Marcia Williams pela Ática (2014)
>>> O Brasil No Papel Em Poesia De Cordel de Fábio Sombra pela Melhoramentos (2014)
>>> Didática De Geografia: Memória Da Terra de Salete Kozel pela Ftd (1996)
>>> Alice No Pais Da Mentira de Pedro Bandeira pela Atica (2005)
>>> Vamos Brincar De Roda de Palavra Cantada pela Caramelo (2009)
>>> Navegando Com O Sucesso de Vilfredo Schürmann pela Sextante (2009)
>>> O Mercador De Veneza de William Shakespeare pela Lacerda (1999)
>>> A Culpa E Das Estrelas - Capa do Filme de John Green pela Intrinseca (2014)
>>> Crônicas De Um País Bem Grande de Bill Bryson pela Companhia Das Letras (2001)
>>> O Pensamento Vivo de Maquiavel de Conde Carlo Sforza pela Livraria Martins (1975)
>>> Cultura, Substantivo Plural - Ciência Política, História, Filosofia, Antropologia, Artes, Literatura de Luiz Costa Lima pela 34 (1996)
>>> Crescendo - Hush, Hush - Vol. 2 de Becca Fitzpatrick pela Intrinseca (2011)
>>> Cuba - Guia Visual Folha De São Paulo de Folha De São Paulo pela Publifolha (2010)
>>> Cruz das Almas de Donald Pierson pela Jose Olympio (1966)
>>> Leonardo Da Vinci de Walter Isaacson pela Intrínseca (2017)
>>> Elon Musk de Ashlee Vance pela Intrinseca (2015)
>>> A Volta ao Mundo em 80 dias de Júlio Verne de Dauvillier - Soleilhac - Jouvray pela Salamandra (2012)
>>> Pinóquio de Winshluss pela Globo (2012)
>>> Noites Do Sertão de João Guimarães Rosa pela Nova Fronteira (2016)
COMENTÁRIOS

Quinta-feira, 22/1/2004
Comentários
Leitores

Auto-ajuda ajuda a quem?
Atire a primeira pedra quem nunca leu (ou folheou) um livro de auto-ajuda. Acho que o sucesso desse tipo de material (não é literatura, de forma alguma) se deve ao fato de que: 1. As pessoas não se sentem bem como são. 2. As pessoas acham que devem fazer algo a respeito. Ocupar o segundo lugar no mundo em número de cirurgias plásticas (incluindo aí todas as outras alterações, tipo botox, etc) demonstra que o brasileiro caiu no conto do 'se você quer, você pode'. O problema talvez não esteja no que se quer, mas o porquê de se querer alguma coisa. Como de hábito, o ocidental acredita em ação, nada sobrando para a boa, saudável e velha auto-observação que outros povos, principalmente os orientais, praticam há tanto tempo.

[Sobre "Múltiplas máximas incomuns"]

por Barbara Pollacsek
22/1/2004 à
00h25 200.98.151.101
(+) Barbara Pollacsek no Digestivo...
 
Porcão
Todos chamam o Faustão de porcão. Eu o considero simplesmente repulsivo. Mas, pelo visto, todos aqui dão suas espiadinhas no programa dele. Quanto à qualidade aritística do Lulu, bom... nem cheira nem fede. O que se coloca em questão aqui é o desrespeito à pessoa de artista por um indivíduo medíocre e oportunista como o Faustão.

[Sobre "Lulu Santos versus Faustão"]

por José Tibúrcio
21/1/2004 às
19h58 192.168.133.51
(+) José Tibúrcio no Digestivo...
 
Inspiração
Você me inspira! Como é bom ler o que vc escreve. Gosto do teu ponto de vista e quase sempre concordo com o que queres dizer. Continue assim. Um beijo de quem te curte muito.

[Sobre "As veias iluminadas da baleia cinza"]

por Nando
21/1/2004 à
01h45 200.162.233.231
(+) Nando no Digestivo...
 
Comentário, apenas
Acabo de ler "Intelectualidade e Democracia". É um texto necessário e corajoso. A intelectualidade brasileira, e nisso ela não difere muito de outras "tribos", de fato parece temer o confronto de idéias. Não tenho elementos para fazer generalizações, mas me parece que pelo menos uma parcela é petulante e arrogante, como se essa atitude fosse a derradeira possibilidade de manter o "status", quando o "quo" já está bem comprometido. Evidentemente, o Estado brasileiro (pouco importando a definição que se dê a esse ente) conhece essa fraqueza da sua intelligentzia e concede, pelo menos às cabeças que são mais dóceis (conforme a sucessão das estações), o sedutor manto do subsídio. Assim, a petulância e a arrogância de parcela da intelectualidade se perpetua, sem colocar em cheque a petulância e a arrogância do próprio Estado. Parece-me que, além da revista que estás sugerindo, precisamos pensar numa campanha contra uma fome que é tão avassaladora quanto um estômago vazio: refiro-me, é claro, à fome de liberdade; não a liberdade que temos hoje, que é a de “reserva de feudos”, mas a uma liberdade predisposta a considerar as pretensões de verdade contidas no contraditório, de forma a alcançar sínteses que de fato estejam comprometidas com o combate a todas as fomes. Parabéns pelo texto contundente, que tem o mérito intransferível de permitir a reflexão. Abraços, Luís Carlos Carpein - Jornalista

[Sobre "Intelectualidade e democracia"]

por Luís Carlos Carpein
20/1/2004 às
23h02 200.203.84.213
(+) Luís Carlos Carpein no Digestivo...
 
Apelo a Dom Paulo Polzonoff
Sinto muito ter decepcionado esse gênio que é Paulo Polzonoff Júnior. Fico consternado. Estou até pensando em me matar. Mas não sei se isso seria o certo, pois eliminaria facilmente o problema e a culpa que sinto é muito grande. Talvez seja o caso de me colocar à disposição de Paulo para que faça de mim o que quiser pelo resto da vida. Oh, Deus, que faço?!?! (Jamais usei assim interrogações duplas com exclamações duplas, o que demonstra meu estado de alma.) Rogo A Dom Paulo, por favor, que me diga o que fazer.(A partir de agora, só o chamarei de Dom, como a um mago, pois Dom Paulo tem o dom de nos fazer ver nossa exata dimensão, devolvendo-nos à nossa mediocridade,de onde jamais deveríamos ter saído). Dom Paulo, velai por nós, você que é um iluminado, cuja visão alcança muito além da crítica literária, e que, certamente, mudará o mundo com seu olhar crítico-mítico. Reverentemente, Domingos Pellegrini

[Sobre "Da decepção diante do escritor"]

por Domingos Pellegrini
19/1/2004 às
15h18 200.250.36.71
(+) Domingos Pellegrini no Digestivo...
 
Também gostei
Também gostei muito da "Nossa História" e acho que há tempos que tínhamos esta carência no mercado. Mas enfim, de presente ganhamos duas "Nossa História" e "História Viva". É se deleitar!

[Sobre "Digestivo nº 157"]

por Elaine Santos
19/1/2004 às
10h42 200.178.122.130
(+) Elaine Santos no Digestivo...
 
sobre armando freitas
Prezado jardel, gostei deveras da entrevista com o poeta armando freitas. que bom que o site dá voz a estas pessoas que fizeram de sua vida algo importante para a cultura brasileira. embora discorde do comentário sobre Augusto de Campos, aprecio muitísismo a poesia do Armando.

[Sobre "Entrevista com o poeta Armando Freitas Filho"]

por claudia
17/1/2004 às
13h41 200.218.225.10
(+) claudia no Digestivo...
 
um tiro no conceto
julio, gostei do seu texto sobre Tom Zé. me pergunto: até que ponto uma música deste tipo pode interessar a quem não compartilha das paixões políticas do artista? o engajamento que, aparentemente, dá força a esta obra, marca também seu limite. como dizia Stendhal: "a política no meio dos interesses da imaginação é como um tiro no meio de um concerto. essa política irá ofender mortalmente metade dos ouvintes, e aborrecer a outra, que a viu de uma forma muito mais interessante nos jornais da manhã..." abraço, jardel

[Sobre "Digestivo nº 158"]

por jardel
19/1/2004 às
10h00 200.218.225.10
(+) jardel no Digestivo...
 
Universo de sutilezas
Excelente crítica sobre mais um trabalho deste bardo das letras que é, sem a menor dúvida, um dos grandes escritores de nosso tempo. Em época da disseminação de uma cultura individualista, inanimada e descartável, soa como um bálsamo a leitura de mais um trabalho deste artífice das palavras. E o crítico Fábio Silvestre Cardoso soube, como poucos, captar e transmitir aos leitores do Digestivo este universo tão rico em sutilezas, melhorando a cada texto publicado e tornando a sua coluna uma das mais aguardadas pelos leitores desta revista.

[Sobre "John Updike não se cala"]

por Patricia Grillo
19/1/2004 às
08h38 200.158.57.138
(+) Patricia Grillo no Digestivo...
 
Nossa História
"Nossa História" resgata o prazer da boa leitura e desperta o gosto e o interesse em se conhecer a História desse Grande Brasil. Adriano Fernandes - Brasilia-DF

[Sobre "Digestivo nº 157"]

por Adriano Fernandes
18/1/2004 às
17h09 200.103.43.202
(+) Adriano Fernandes no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Sous Le Feu: La Mort Comme Hypothèse De Travail
Michel Goya
Tallandier
(2014)



Dirceu, a biografia
Otávio Cabral
Record
(2013)



Autocura I - Proposta de um Mestre Tibetano - 3º Edição
Lama Gangchen Rimpoche
Gaia
(2002)



Pensamiento Sistémico: Caminar El Cambio O Cambiar El Camino
Enrique Herrscher
Granica
(2014)



Método de Cross
Jayme Ferreira da Silva Júnior
Mcgraw-hill
(1976)



Treinamento de Força na Saúde e Qualidade de Vida
Roberto Simão
Phorte
(2009)



1941 a 1943 Alemanha dá adeus ao norte da África
70º Aniversário da II Guerra Mundial
Abril Cultural
(2009)



Violetinhas Na Janela - no plástico
Vera Lócia Marinzeck De Carvalho
Petit
(2018)



A Chave da Teosofia
Blavatsky
Três
(1973)



A Vida do Bebê
Dr. Rinaldo de Lamare
Bloch





busca | avançada
42713 visitas/dia
1,7 milhão/mês