eu é que queria tê-lo escrito | Carolinne

busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> A felicidade, segundo Freud
>>> As deliciosas mulheres de Gustave Courbet
>>> A arte contemporânea refém da insensatez
>>> O turista imobiliário
>>> O assassinato e outras histórias, de Anton Tchekhov
>>> Choque de realidade no cinema
>>> O silêncio e o segredo na Literatura
>>> A crise dos 28
>>> Cidades do Algarve
Mais Recentes
>>> Gerenciamento De Custos Em Projetos de Christina Barbosa pela Fgv
>>> Antimanual de Criminologia de Salo de Carvalho pela Lumen Juris (2008)
>>> Contos Tradicionais do Brasil de Luis da Camara Cascudo pela Itatiaia - Editora da Universidade de São Paulo (1986)
>>> Guerra Dos Tronos: As Cronicas De Gelo E Fogo - Livro 1 de George R. R. Martin pela Leya Brasil (2010)
>>> O Encanto Do Mar E O Som Do Trovão de L. Batista pela Madras
>>> O Encanto Do Mar E O Som Do Trovão de L. Batista pela Madras (2025)
>>> Rei Do Inverno de Bernard Cornwell pela Record (2008)
>>> Operação Laguna - os Brasileiros na Guerra do Iraque de Francisco Mendonça pela Comunicação (1984)
>>> Historia da Psicologia Moderna de Duane P Schultz e Sydney Ellen Schultz pela Cultriz (2001)
>>> O Encanto Do Mar E O Som Do Trovão de L. Batista pela Madras
>>> Dialética da Família de Massimo Canevacci pela Brasiliense
>>> Princesa Das Águas de Paula Pimenta pela Galera (2016)
>>> A Trilogia Do Mago Negro (3 Livros - O Clã Dos Magos , A Aprendiz E O Lorde Supremo) (portugues Do Brasil) de Trudi Canavan pela Novo Conceito (2013)
>>> Perry Rhodan - Lua cheia de perigos de Clark Dalton pela Ediouro (1990)
>>> Diabo no Imaginário Cristão de Carlos Roberto F Nogueira pela Edusc (2000)
>>> O Passo - Bandeira / Uma História de Aviadores de Oswaldo França Júnior pela Nova Fronteira (1984)
>>> Maze Runner: Correr Ou Morrer (Box Com 5 Volumes) de James Dashner pela V&r (2012)
>>> Cor Denominada - Estudos Sobre a Classificação Étnico-racial de José Luis pela Uerj (2007)
>>> Minha Amy: A Vida Que Partilhamos de Tyler James pela Agir (2021)
>>> O alto da colina de Irwin Shaw pela Abril Cultural (1985)
>>> Batismo de Fogo de Mario Vargas Llosa pela Record
>>> Felicidade A Parte de Lolly Winston pela Rocco (2010)
>>> Contos De Amor Rasgados de Marina Colasanti pela Rocco (1986)
>>> Tudo Tem Seu Preço de Zibia Gasparetto pela Vida E Consciência (2002)
>>> Jovens Para Sempre de Sidnei Oliveira pela Integrare Editora (2012)
COMENTÁRIOS

Quinta-feira, 21/10/2004
Comentários
Leitores

eu é que queria tê-lo escrito
Eu acho que está cada vez mais difícil as pessoas conseguirem chegar a denominadores comuns, justamente por que ainda temos esse habito de adotar sistemas e padroes para tudo. E sao tantas ideologias distribuidas na vitrine da vida que todos tentam convencer-se de que aquela que escolheu é a melhor, é a verdadeira. E assim até falar de música pode se tornar um grande problema... E eu que um tempo atrás achava que a gente só discutia por religião e política. Adorei seu texto, Julio, gostei tanto que eu queria tê-lo escrito. Um grande abraço.

[Sobre "Ideologia: você quer uma pra viver? Eu, não"]

por Carolinne
21/10/2004 às
14h27 192.168.133.51
(+) Carolinne no Digestivo...
 
O silencio existe?
Você sabe que, ontem, eu e um grupo de amigos estavamos falando exatamente disso? E nos questionavamos se o silencio existia, e como seria a sensação de total ausencia de sons? Por exemplo, no meu quarto agora, se eu parasse de teclar estaria em silencio, mas logo ouço o barulhinho do relógio. E depois do relógio, tem uns outros sons constantes, como os da energia elétrica, etc. Ficamos tentando imaginar um lugar realmente silencioso... pensamos no vacuo (começamos a pegar pesado, hahaha). Mas será que o silencio do vacuo era realmente silencioso? Caramba! O silencio existe?

[Sobre "Ensaios sobre o silêncio"]

por Carolinne Assis
21/10/2004 às
13h34 192.168.133.51
(+) Carolinne Assis no Digestivo...
 
Sobre pacotes e receitas
Neste início de milênio, o que se vê é um retrocesso a um “medievalismo” aliado à preguiça das pessoas em criar uma consciência crítica sobre tudo o que as rodeia. E então, como citado em seu artigo, se apegam nesses “pacotes” ou “receitas de bolo” que lhes sacia a fome de “andar no caminho certo” (já que são incapazes de fazê-lo por si mesmos) ou trazem dicas, sugestões, injeções de ânimo e afins que lhes fazem pensar que o “sucesso” é possível desde que se sujeite a sacrifícios de toda ordem. A religião (ou espiritualidade, como dizem os que não fazem parte das religiões ditas oficiais ou coisa parecida) se encarrega de arrebanhar grande parte dos iludidos e desamparados. São os que não acreditam nos estudos científicos e se prestam a ler somente o que suas igrejas lhes ordenam, tapando-lhes a mente e tornando seu coração presa fácil para o apelo insaciável dos sacerdotes “que falam pela boca do todo-poderoso”. Vez ou outra surge nova corrente naturalista que prega substituição radical de carne bovina por toneladas de vegetais, na esperança de se prolongar o tempo de vida útil das pessoas. Qualidade de vida não vem em pacotes “milagrosos”, nem está na busca esquizofrênica por um corpo de atleta ou de “top model” da hora. Mais vale ser o que se é, com todas as imperfeições e virtudes, desejos e frustrações, sabendo aproveitar o que a vida tem de melhor. E, para essa juventude que aí está, basta botar a cuca para funcionar, ler mais (ou simplesmente ler), exigir mais qualidade no ensino, deixar os modismos de lado, enfim, fazer acontecer, porque senão a máquina rosa dos “shopping centers” ilusórios podem seduzi-los tal qual sereias com seus cantos enfeitiçadores.

[Sobre "Ideologia: você quer uma pra viver? Eu, não"]

por Pepê Mattos
20/10/2004 às
09h41 200.252.140.6
(+) Pepê Mattos no Digestivo...
 
Orkut e Wunderblogs
Claro que me impressionei com o artigo e a boa comparação entre o livro e o Orkut. Achei também muito interessante o fato de pessoas como essas existissem! Eu vivia numa ilusão muito grande em pensar que eram meros casos isolados! Mas, enfim, eu ia sair sem dar um comentário, mas a parte da Conspiração me assustou! Isso porque eu escrevi um texto sobre EXATAMENTE ISSO, uma fábula mais ou menos onde eu colocava minhas dúvidas religiosas sobre deus e deixava como final esse mesmo comentário! É Tão idêntica a idéia central que me assustei. Isso só vem confirmar minha descrença em inovação ou diferenças. E eu gosto dos Wunderblogs apesar de ter lido algumas coisas do Sores Silva que realmente achei tolas como a exposição de atrizes famosas e historinhas inventadas muito fúteis. Também um conto, o qual, apesar de ter prendido minha atenção, achei defeituoso demais.

[Sobre "Dorian Gray abre o sótão: Orkut"]

por Marcely
20/10/2004 às
04h50 200.234.119.62
(+) Marcely no Digestivo...
 
Redescobrindo Nelson Rodrigues
Como admiradora de Nelson Rodrigues, interessei-me e fiz uma leitura atenta, que agradou-me sobremaneira, pelo conteúdo e pelo estilo. Trouxe-me novas maneiras de ver a obra do grande mestre. Espero que textos desta natureza se multipliquem, para satisfação dos leitores.

[Sobre "Nelson Rodrigues e o Vestido"]

por Maria Regina Maluf
19/10/2004 às
23h14 200.162.215.113
(+) Maria Regina Maluf no Digestivo...
 
Bom artigo
Sua comparação foi realmente muito feliz. Infeliz é sabermos que atrás de vários Dorians, quadros corrompidos são ocultos.

[Sobre "Dorian Gray abre o sótão: Orkut"]

por Patricia Daltro
19/10/2004 às
15h30 200.244.100.248
(+) Patricia Daltro no Digestivo...
 
Inspiração
Imagino que a Marisa Lajolo deve ter se inspirado no trabalho do Harold Bloom que tem até um livro de título semelhante: "Como e por que ler".

[Sobre "A vida sem computador"]

por Daniel Malaguti
19/10/2004 às
11h54 200.152.34.1
(+) Daniel Malaguti no Digestivo...
 
Carência de Atenção
Bem-vinda ao mundo globalizado! Sinto coisa semalhante à que vc se refere quando ouço estrangeiros falar do Brasil. E acredito que eles sintam o mesmo quando tento falar algo sobre seus países de origem. No final, toda idéia que temos de uma terra estrangeira é um estereótipo. Afinal, o que sabemos (perdoe-me incluí-la aqui) sobre a Grécia atual? Nada muito além da visão superficial transmitida na cobertura das olimpíadas. Ou sobre a Sérvia, senão o que se falou durante as guerras por que passou. Vc acredita que, sem ter vivido nesses lugares, é possível ter uma noção razoavelmente justa da complexidade das relaçoes humanas lá existentes? Mas, deixando de lado o amor pela pátria e por nós mesmos, por que o Brasil merece uma atençao especial do resto do mundo? Será que não é uma carencia nossa essa necessidade de atenção e compreensão?

[Sobre "Brasil em alemão"]

por Fabricio
18/10/2004 às
17h13 129.24.25.231
(+) Fabricio no Digestivo...
 
Nova Idade Média
Caro Julio, parabéns novamente. O vale tudo pós-modernista, segundo o qual não há verdade absoluta, mas discursos culturalmente construídos, provoca estragos. Também considero essa visão relativista crescente nos dias atuais – se alguém duvida, que busque a bibliografia dos nossos cursos acadêmicos nas ciências sociais, repleta de "desconstrutivismo", ausente de qualquer referência às ciências naturais. Há, ali, o elogio do misticismo ideológico (precisamos de um Alan Sokal brasleiro, quem sabe você, Julio?) e o combate ao "discurso" científico. A ciência, de fato, cometeu equívocos, mas quase sempre quando deixou de lado os instrumentos que devem marcar seu trabalho – caso contrário, não é ciência. O principal deles é a PROVA, tão negligenciada, infelizmente, nos estudos atuais de História, Filosofia, Comunicação etc.

[Sobre "Ideologia: você quer uma pra viver? Eu, não"]

por Heberth Xavier
18/10/2004 às
16h50 200.188.188.30
(+) Heberth Xavier no Digestivo...
 
Controvérsia (só uminha)
É sobre a campanha da Marisa. Na minha opinião o comercial foi muito bem elaborado, mas o resultado final acaba sendo uma burrice. Por que? Não é melhor atingir atingir o dois públicos (feminino e masculino) do que apenas atingir contundentemente as mulheres inteligentes. Entenda que "o que elas podem fazer pelo seu relacionamento" está muito mais perto do entendimento medieval-contemporâneo (inclusive o meu) do que "um homem bonito, sedutor e bem humorado" associado a uma peça de roupa feminina com o título de objeto. Se for para inverter os papéis e satisfazer a parcela inteligente da população feminina, tudo bem; mas se for para vender para a massa, eu acho que o tiro saiu pela culatra. Veja que os comerciais de carro destinados aos homens mudaram bastante (talvez algumas recaidas...). Propaganda de cigarro da Souza Cruz, utilizando o princípio do objeto, foram abolidas, agora eles estão atacando os formadores de opinião. As propagandas de cerveja tudo bem, eu dou o braço a torcer, mas também veja o tipo de público a que elas são destinadas. O restante foi perfeito.

[Sobre "Do que as mulheres não gostam"]

por Leandro
18/10/2004 às
09h07 200.199.170.253
(+) Leandro no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Espera Dos Filhos Da Luz Mensagens - Edição de 2010
Ana Maria Braga
Harpercollins
(2010)



Livro Comunicação Em Tempo Real Lost, 24 Horas, Sex And The City e o Impacto Das Novas Séries De TV
Cássio Starling Carlos
Alameda
(2006)



Livro Religião Vencendo o Passado
Zibia Gasparetto
Vida e Consciência
(2008)



Civilização Guerra e Chefes Militares
J. B. Magalhães
Biblioteca do Exército
(2000)
+ frete grátis



Calico Joe - Ficção - Literatura
John Grisham
Rocco
(2012)



eMotion Cards
Marilynn Jorgensen
Emotion Company
(2006)



Nas Pegadas de uma Espera
Oto Ferreira Álvares
Thesaurus
(2007)



Supernanny: Consejos Practicos y Sensatos para Educar a Tus Hijos
Jo Frost
Booket
(2012)



Pesquisa de Marketing - Uma Orientação Aplicada - 4ª Ed.
Naresh Malhotra
Bookman
(2006)



Ancora Medicinal - Para Conservar A Vida com saúde
Francisco da Fonseca Henriquez
Atelie
(2004)





busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês