Me identifiquei | Isabel

busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Inesquecíveis aventuras
>>> Caiu na rede é theremin
>>> Caso Richthofen: uma história de amor
>>> O hiperconto e a literatura digital
>>> Se eu fosse você 2
>>> Dentro do Tom
>>> A Trilogia de Máximo Górki
>>> Vida mais ou menos
>>> Lourival, Dorival, assim como você e eu
>>> Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum
Mais Recentes
>>> Cais de Alberto Martins pela Editora 34 (2002)
>>> Notes On Grief de Adichie Chimamanda pela Harper Collins (2021)
>>> Razão Mínima de Luiz Paulo Rouanet pela Unimarco (2004)
>>> A Pessoa Em Questão de Vladimir Nabokov pela Companhia Das Letras (1994)
>>> Contemplação E Ação de Norberto R. Keppe pela Proton (2004)
>>> Ladrao De Luz de David Ramus pela Record (1997)
>>> Sonhos Em Amarelo. O Garoto Que Não Esqueceu Van Gogh de Luiz Antonio Aguiar pela Melhoramentos (2007)
>>> O Fantástico Mistério De Feiurinha de Pedro Bandeira pela Ftd (1999)
>>> Cova 312 de Daniela Arbex pela Geração Editorial (2015)
>>> Ensino De História. Fundamentos E Métodos de Circe Maria Fernandes Bittencourt pela Editora Cortez (2004)
>>> Venha Ver O Pôr-do-sol E Outros Contos de Lygia Fagundes Telles pela Ática (2008)
>>> Confissoes De Um Vira-lata de Orígenes Lessa pela Nova Fronteira (2003)
>>> Para Ler, Ouvir E Assistir: Contos Classicos - Historias Narradas Em Cd de Ciranda Cultural pela Ciranda Cultural (2012)
>>> Comedias Para Se Ler Na Escola de Luis Fernando Verissimo pela Objetiva (2001)
>>> Guia Politicamente Incorreto Da Filosofia de Luis Felipe Ponde pela Leya (2015)
>>> Chapeuzinho Vermelho E O Lobo-Guará de Angelo Machado pela Melhoramentos (2006)
>>> Maria, A Maior Educadora Da Historia de Augusto Cury pela Academia De Inteligencia (2007)
>>> De Carta Em Carta de Ana Maria Machado pela Salamandra (2002)
>>> As Aventuras De Robin Hood de Howard Pyle pela Gênios (2005)
>>> Um Pai De Verdade de Pedro Bloch pela Editora Do Brasil (1999)
>>> Xango: O Trovao de Reginaldo Prandi pela Companhia Das Letrinhas (2003)
>>> Matemática 6º Ano de Luiz Marcio Imenes pela Moderna (2010)
>>> Pequena História Do Tempo de Sylvie Baussier pela Edicoes Sm (2005)
>>> O Maravilhoso Mágico De Oz de L. Frank Baum pela Ciranda Cultural (2019)
>>> Relacionamento Para Leigos de Frederico Mattos pela Alta Books (2014)
COMENTÁRIOS

Terça-feira, 2/11/2004
Comentários
Leitores

Me identifiquei
Muito interessante o texto. Me identifiquei com ele. Abraço, Isa

[Sobre "Aflições de um jovem escritor"]

por Isabel
2/11/2004 às
19h30 201.17.33.97
(+) Isabel no Digestivo...
 
Uma delícia de aula
Sim, que bom saber do livro da Marisa Lajolo com o parágrafo sobre o leitor que independe das análises para buscar uma boa leitura... Muito feliz: vou guardar o texto. Um abraço.

[Sobre "A vida sem computador"]

por Gisele lemper
30/10/2004 às
20h18 200.181.20.114
(+) Gisele lemper no Digestivo...
 
Fazer o que se gosta
Achei ótimo o seu texto. Na minha área de atuação, também achava que os melhores pesquisadores fossem modelos de pessoas... Me surpreendi muito quando conheci e comecei a trabalhar com alguns deles. Na verdade eu aprendi que sucesso, qualidade intelectual, capacidade de reflexão não tornam uma pessoa necessariamente agradável ou mesmo honesta. Uma coisa é independente da outra. Eu aprendi a ler os livros sem me preocupar com quem escreve, como admirar os teoremas de Gauss sem ligar para a personalidade odiosa do homem. Com o tempo, a importância das coisas diminuiu... O que é ser eterno? Fama? Deixar uma marca? Acho que é mais simples. Fazer o que se gosta, com prazer. Isto fica com você, e não é só depois da lápide que irá sentir o gostinho... Se você tem o temperamento para viver em sociedade, ouvir um obrigado ou sentir a gratidão das pessoas por você, é tão prazeiroso quanto escrever uma tese... E com o tempo você percebe que todas as pessoas, tenham elas este ou aquele caráter, dividem com você suas dores, dúvidas, alegrias e tristezas.

[Sobre "Em defesa da Crítica"]

por Ram
30/10/2004 às
18h58 66.108.185.162
(+) Ram no Digestivo...
 
tudo parece no lugar certo
Eu acho que o problema não está no capitalismo. O "problema" está mesmo em cada indivíduo. Eu acredito que por causa do capitalismo mesmo, tive a oportunidade de estudar, de viver em lugares diferentes, e partcipar da minha maneira na sociedade. Talvez não seja o padrão de sucesso capitalista, mas sinto que não sou forçado a estar "na melhor casa", no "melhor carro" ou com "melhores pessoas". Pelo contrário, a liberdade me parece algo interno, atrelado a cada pessoa. É livre quem investiga suas idéias, quem experimenta criar coisas, seja uma receita a noite para um amigo, seja um quadro ou uma música para o filho. Eu já vi pessoas nervosamente tecendo no metrô, como já vi pessoas bastante agitadas calmamente vivendo a vida. Talvez, a velocidade da sociedade, é a velocidade com que nos acostumamos a querer encontrar ideais na sociedade, lemas, "super poderes", para guiar nosso jeito de ser e sentir. Quando acreditamos que palavras substitutem o contato, idéias substituem a vivência, salas de arte ocupam os lugares dos parques e jardins, e pensar substitui ser pleno, certamente nos desligamos da única coisa realmente livre: nossa identidade pessoal e universal. Aproveite um dia destes para deixar idéias, livros, pensamentos em casa, e descansar na areia da tarde de uma praia pertinho de casa. De repente, tudo parece que está no lugar certo. É o problema do Nossoísmo... Nunca, nada parece estar no lugar certo, exceto que o certo é a ilusão da nossa mente.

[Sobre "Por que corremos e não chegamos a lugar algum"]

por Ram
30/10/2004 às
18h52 66.108.185.162
(+) Ram no Digestivo...
 
palavras em ações
Uma das consequências da liberdade de expressão é justamente a polarização das idéias. Afinal, para ser notado, para ter um perfil, um ideal, não se tem receita pronta, devemos escolher um polo. É melhor deixar cada um escrever como quer, pois a ideologia é somente uma faceta da realidade. A menos significante. Quantos destes "conversores de homossexuais" estarão dispostos a levar um padre a um homossexual? O que falta mesmo na sociedade brasileira são pessoas que transformem palavras em ações. Ou que ao menos usem as palavras não para ditar ordens sociais, mas como forma de entretenimento, ou, mais importante, de inspiração. Quantos romances e histórias bonitas não me inspiraram ou me levaram a horas mágicas? PS: Acho que mais um fator que influi é que a sociedade brasileira é dominada em todos níveis por um pensamento reciclado da geração pós-ditadura... Naturalmente, daí os jovens irem para a direção contrária. Sucesso com sua jornada das palavras para a ação!

[Sobre "Ideologia: você quer uma pra viver? Eu, não"]

por Ram
30/10/2004 às
18h44 66.108.185.162
(+) Ram no Digestivo...
 
Livros simples
Para mim a ausencia do computador nao parece ter surtido efeito: continuo aprendendo com seus textos da mesma maneira... Vou ler o livro da Marisa Lajolo, pois nunca li nenhum livro com um painel mais simples da literatura nacional (aka, mais simples = compreensivel para mim).

[Sobre "A vida sem computador"]

por Ram
30/10/2004 às
18h36 66.108.185.162
(+) Ram no Digestivo...
 
alma americana
engracado, a critica do jornal do rio prefere o primeiro ao segundo. pq insisitir na representacao da alma americana? e' isso mesmo, enfim

[Sobre "Digestivo nº 199"]

por Mase Lemos
30/10/2004 às
15h18 81.50.170.241
(+) Mase Lemos no Digestivo...
 
fiz exatamente o que vc falou
Ontem fiz exatamente o que vc falou. Corri, ganhei tempo para chegar em casa e fiquei na frente da televisão, passiva e exausta. O tempo passou e não soube o que fazer com ele...

[Sobre "Por que corremos e não chegamos a lugar algum"]

por Claudia Arantes
29/10/2004 às
13h33 200.195.23.143
(+) Claudia Arantes no Digestivo...
 
Obrigada por fazer sua parte
Julio, obrigada pelo texto, obrigada pela visao que vc tem, obrigada por compartilha-la e fazer a sua parte. Um beijo, Fabi

[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]

por Fabi
29/10/2004 às
13h29 192.168.133.52
(+) Fabi no Digestivo...
 
Parar ou correr?
Caro Elvis, obrigada pelo comentário. Sinto que parar para fazer crochê é quase como ficar estático enquanto as pessoas correm para fugir de um incêndio. Parece que é morte certa, mas na verdade é a possibilidade de salvação. A única maneira de dominar o tempo é a gente fazer o que quiser dele, e não correr porque todo mundo está correndo. Por falar nisso, deixa eu terminar esse texto logo e voltar a trabalhar! :)

[Sobre "Por que corremos e não chegamos a lugar algum"]

por Adriana Baggio
29/10/2004 às
11h52 200.196.7.17
(+) Adriana Baggio no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Sun At Midnight
Rosie Thomas
Harpercollins
(2004)



Livro Infanto Juvenis O Pequeno Príncipe Com as Aquarelas do Autor
Antoine de Saint-exupéry
Agir
(2006)



Arquitetura de Exteriores
Maria Elena Merege Vieira
Plêiade
(2010)



Estão Mortas as Fadas?
Marly Amarilha
Vozes
(1997)



Poluição Atmosférica - um Manual Universitário
João Gomes
Publindústria
(2010)



Dicionário de Ensino Japones, Universidade de Tokyo + Box
Não Informado
Não Informada



A Cabana
William P Young
Arqueiro
(2008)



100 Escovadas antes de ir para cama 531
Melissa Panarello
Objetiva
(2004)



A Privataria Tucana
Amaury Ribeiro Junior
Geração Editorial
(2012)



Jesus, o Divino Discípulo - a Saga dos Capelinos Volume 6
Albert Paul Dahoui
Heresis
(2000)





busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês