Lulu Santos versus Faustão | Urariano Mota | Digestivo Cultural

busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Fondo de Cultura Económica: 70 anos de uma missão
>>> Minha biblioteca de sobrevivência
>>> A inocência é minha culpa
>>> Conheça o AgroTalento
>>> Na Web 2.0, WeAllTube
>>> Chilli Beans, IBM e Falconi
>>> O primeiro assédio, na literatura
>>> Autor não é narrador, poeta não é eu lírico
>>> Queridos amigos
>>> Agonia
Mais Recentes
>>> Livro Aquele Menino de Paulo Bomfim pela Green Forest Do Brasil (2000)
>>> O Direito na Era das Redes: a liberdade e o delito no ciberespaço de José Caldas Gois Jr. pela Edipro (2011)
>>> Livro Conversas Com Animais A Médica Veterinária Que Se Comunica Com Os Animais e Cura Os Seus Donos de Marta Sofia Guerreiro pela Lua De Papel (2014)
>>> Gibi Samba de Kowalski pela Kowalski
>>> Transmissões Da Estrela-Semente de Ken Carey pela Cultrix (1993)
>>> Pos Guerra: Uma Historia Da Europa Desde 1945 de Tony Judt pela Objetiva (2007)
>>> Box Todos os Romances e Contos Consagrados de Machado de Assis - 03 Volumes de Machado de Assis pela Nova Fronteira (2025)
>>> Estela de Camille Flammarion pela Feb (1996)
>>> Com a Cabeça Nas Nuvens de Otávio Junior pela Leiturinha (2023)
>>> Livro Auto da Barca do Inferno Volume 8 Ler é Aprender de Gil Vicente pela Klick (2025)
>>> Paraiba Do Sul: Historia De Um Rio Sobrevivente de Patriani pela Horizonte (2010)
>>> Livro A Mulher na Escada de Bernhard Schlink pela Record (2018)
>>> Livro A Inglesa Deslumbrada de Fernando Sabino pela Sabiá
>>> O Encontro Com Deus. Experiências De Fé De Grandes Nomes Da História de Grün pela Vozes (2013)
>>> Livro Gestão de Pessoas de Sylvia Constant Vergara pela Atlas (2000)
>>> Livro Ontem À Noite Era 6ª Feira Romance de Roberto Drummond pela Guanabara (1988)
>>> The Transportation Frontier: Trans-Mississippi West 1865-1890 de Oscar Osburn Winther pela Holt Rinehart and Winston (1964)
>>> Uma Rua No Brooklyn de Jenny Jackson pela Paralela (2023)
>>> Box Olavo de Carvalho - 02 Volumes de Olavo de Carvalho pela Vide (2015)
>>> Emiliano Di Cavalcanti - Coleção Mestres Das Artes No Brasil de Lígia Rego pela Moderna (2003)
>>> Livro O Veterano de Frederick Forsyth tradução Ruy Jungmann pela Record (2002)
>>> Livro O Modelo Fleuriet A dinâmica Financeira Das Empresas Brasileiras Um Método de Análise, Orçamento e Planejamento Dinanceiro de Michel Fleuriet, Ricardo Kehdy e Georges Blanc. pela Campus (2023)
>>> O Encontro Inesperado de Zibia Gasparetto e Lucius pela Vida E Consciencia (2025)
>>> Livro O Pagador De Promessas de Dias Gomes pela Bertrand Brasil (2010)
>>> Reencarnação e Imortalidade de Hermínio C. Miranda pela Feb (1976)
COLUNAS

Sexta-feira, 11/7/2003
Lulu Santos versus Faustão
Urariano Mota
+ de 34700 Acessos
+ 19 Comentário(s)

A última pérola expulsa pelo Porcão da tevê foi uma jóia de rara educação. Para quem não sabe, relataremos os antecedentes brevemente.

No domingo 22/6, o compositor e intérprete Lulu Santos foi ao Domingão do Faustão. Ali deveria cantar uma série de músicas, e para isso mobilizou toda uma equipe, que permaneceu à disposição da emissora durante pelo menos 10 horas. No entanto, logo ao fim da primeira canção, o compositor foi interrompido, porque deveria ceder o espaço e o lugar às "videocassetadas", uma sucessão de quedas, pancadas e dor filmadas que são um sucesso.

Os acontecimentos imediatos a essa interrupção, fora do ar, podem ser conhecidos no blog do compositor, o www.lulusantos.com.br. O certo é que Lulu Santos, por estranhar o descumprimento do que fora acertado, foi tratado à base de "'grandes merdas', 'grandes merdas' você é", pela produção do programa. Para quem acha que esse tratamento a um artista chegou ao extremo, vem mais. A capacidade de insulto é uma criação.

No domingo 29/6, o Porcão da tevê, muito indignado, pôs no ar toda a força e potência do seu veículo contra o humilde blog do artista. Dentre outras coisas, afirmou, dizendo melhor, escoiceou: "Lulu, vamos deixar de frescura!". E completou, sem transporte e sem pausa, como se se dirigisse à produção do programa: "Solta a franga!". Em ambas exclamações, o que se insinuou, o que se insinuou não, o que se expressa é: "Lulu, vamos deixar de melindres, pára com o excesso de delicadeza, isto é coisa de maricas".

Passando ao largo do evidente conteúdo de grosseria, fechando os olhos ao absoluto desrespeito a uma pessoa que apenas reclamou um legítimo direito, este caso, esta patada, encerra algumas claras lições:

* Lição 1 - Não espere delicadeza e civilização do mundo atual. Isso de um modo geral. Mas de um modo particular, não se frustre: a lei geral permanece.

* Lição 2 - Arte e Artista são mercadorias. Diferentes das demais mercadorias, é claro. Jamais um artista atingirá a dignidade de um carro zero quilômetro.

* Lição 3 - Portanto, artista nenhum se julgue uma personalidade. Em algum lugar, sempre haverá um Faustão para fazer o artista cair em si. Mas ele deve, antes de cair, olhar bem se já não lhe retiraram a cadeira.

* Lição 4 - Um traço, um poema, uma canção. Arte é essa coisa inútil, supérflua, que qualquer animal faz. Por que esses indivíduos se julgam tão importantes? Qualquer artista sempre recebe mais do que merece. Aliás, nenhum deles merece nada.

* Lição 5 - Qualquer empreendimento, qualquer jornal, qualquer programa de tevê passa muito bem sem a arte. A oportunidade que se dá a um artista de aparecer em um programa é uma obra filantrópica. No dia em que as campanhas contra o câncer forem mais agressivas, a arte desaparecerá da televisão.

* Lição 6 - Adaptado a esse contexto, Antônio Maria foi um profeta, quando afirmou que era a favor do câncer. E Stanislaw Ponte Preta é um iluminado, pois escreveu que a cultura recebe um importante estímulo da televisão, desligada.

Para os limites deste artigo, o número de lições já basta. De passagem, anotemos que o mundo atual envolve e polui até mesmo a criação que deveria contestar o grande mercado. Por exemplo, para falar da casa na própria casa: a veiculação de artigos, ensaios e produções literárias na internet.

Quantas vezes os editores de sites se impedem de pedir algo mais que a redação de matérias a seus colaboradores? O impedimento que sentem se dá em razão de, sendo o seu um site livre (vale dizer, prestem atenção: LIVRE=SEM DINHEIRO), o impedimento se dá porque os editores não têm com que pagar as colaborações que recebem. (Como se já não houvesse outra moeda de troca: o prestígio do site que divulga o nome do autor na rede.)

Esse peso do grande mercado também se dá nos Prêmios aos textos veiculados na Internet. Entre os critérios eleitos não há um só que premie a Liberdade de Pensamento, que é, salvo engano, a principal característica do meio. Pelo contrário, elegem-se os avanços e recursos técnicos, que fariam a substituição da palavra poética, liberta, que não sobrevive na grande imprensa. Elege-se, enfim, uma tradução do Oscar para efeitos especiais de Hollywood.

De volta à poluição direta sobre a arte, importa muito pouco escrever-se que televisão é business, é negócio. Isso, que para um artista é um pesar, uma tristeza, para os empresários é uma leda, risonha e óbvia constatação. Seria como dizer que a água é um precioso líquido, ou, no seu caso, que dinheiro é sólido, é concreto, é gozo e beleza pura. No que, reconheçamos os que vivemos sem, têm boa e certa razão. Mas esse reconhecimento, despertamos além de nossas necessidades, vai longe de ser um conformismo à conformação do mundo que esse business faz.

Se a arte, para o bom burguês, é um quadro que decora a sua sala, se ele compra por metro quadrado essa produção da alma; se a assinatura do pintor é griffe, se um poema, para o burguês, é uma declaração melosa à luz do luar ou do contrário nada é; se um romance só vale se for uma reencarnação de Harry Potter, se uma música só vale se entreter as viagens de um veículo, automóvel, avião, ou as idas e vindas de uma fornicação; se uma canção tiver o seu valor na medida em que aumente a venda de sabões e sabonetes, e se, finalmente, o artista é um vagabundo, a quem todo homem prático deve expulsar da sua frente todas as vezes em que esse vagabundo se julgar possuidor de alguma dignidade, então àqueles que defendem essa machucada pérola da arte não cabe calar.

A porcos não se deitam pérolas. A Porcões muito menos, porque as misturam a sua ração, e as mergulham por entre o tubo digestivo. O resultado já se sabe: descomem-nas, em meio a excremento. Como no Domingão do penúltimo domingo.


Urariano Mota
Olinda, 11/7/2003

Mais Urariano Mota
Mais Acessadas de Urariano Mota em 2003
01. Lulu Santos versus Faustão - 11/7/2003
02. A nova escola - 29/8/2003
03. Alfredo Bosi e a dignidade da crítica - 18/4/2003
04. O chimpanzé, esse nosso irmão - 20/6/2003
05. O rei nu do vestibular - 8/12/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
11/7/2003
08h43min
Quer dizer então que o subproduto de Lulu Santos é arte? Achava que era mercadoria. Agradeço ao articulista pelo esclarecimento. P.S. Aos incautos, aviso que se trata de uma ironia.
[Leia outros Comentários de Fabio Cardoso]
14/7/2003
12h44min
enfim, a melhor definiçao do que o apresentador do "Domingao" possa ser.Acho ate que o Sr.Urariano foi muito gentil com este repulsivo especime da televisao de fim de semana.
[Leia outros Comentários de Madja]
19/7/2003
09h48min
O melhor eh nao assistir! Recomendo, pra quem quer qualidade, assistir aa TV CULTURA e EDUCATIVA.
[Leia outros Comentários de Aridio Schiappacassa]
21/7/2003
11h22min
Não vejo diferença nenhuma entre Lulu Santos e Faustão
[Leia outros Comentários de Heraldo Vasconcellos]
21/7/2003
18h57min
Isso é que dá ficar fazendo as tais "concessões" a troco de migalhas... Sujeitam-se a receber insultos de tipos como Faustão, Jô Soares, Gugu Liberato e outros batráquios menos votados. O Lulu Santos não merecia, mas, enfim...
[Leia outros Comentários de Elidio Goncalves]
4/8/2003
13h55min
Este programa do Sapão é uma afronta que resume, em vídeo cacetadas, o quão desinstrutivo um programa de TV pode ser.Mas levanta uma bola - e aí agradeço a existência do Faustão - que é a pouca exigência qualitativa de quem assiste a um programa deste tipo. Para estes pobres brasileiros, o Sapão faz um pacotão do que há de pior na cultura ,ou subcultura, brasileira , senão vejamos : axé music,vídeo-cacetadas,venda de cirurgias milagrosas ao vivo,novidades tecnológica(brinquedos) da China,e por aí vai...
[Leia outros Comentários de Paulo Meirelles]
5/8/2003
21h55min
Faustão pode ser "porcão", mas Lulu Santos está longe de ser "arte"...
[Leia outros Comentários de Roque V.]
9/8/2003
02h54min
Se Lulu Santos não é arte, então o que é arte pra vocês ? Gostaria de saber isso dos internautas aparentemente cultos e grandes entedidos de música popular brasileira que aqui expressaram suas opiniões. Infelizmente, existem os "Porcões" (Faustão & cia) e os "Espíritos de Porco", os invejosos que adoram criticar trabalhos bem feitos e uma carreira indiscutível. Sem mais até o momento, André Luís Guedes
[Leia outros Comentários de André Luís Guedes]
9/8/2003
9. Lulu
10h10min
Eduacação, bom senso e gentileza são atributos de nossa personalidades, cativados durante os anos... Faustão é um ser deseducado...triste figura que não olha para seu umbigo, talvez por seu excessivo tamanho. Lulu Santos é um artista nacional, e aos que não gostam dele, respeitem os milhares de fãs, entre eles, eu. Lulu não precisa passar pelo que passou, o reconhecimento pelo seu trabalho está nos muitos anos em que mantém-se no mercado, sem necessitar adular pessoas como este Porcão. O talento vencerá o poder da Globo. A falta de sensibilidade será suprida pela racionalidade. Lulu Santos é muito mais que qualquer programa vazio de domingo a tarde.
[Leia outros Comentários de Daniela Almeida]
11/8/2003
08h43min
Fausto Silva não merece receber em seu "programa" pessoas com talento, ele q continue exibindo as porcarias q sempre exibiu. Pessoas de bom gosto sabem reconhecer o talento de um artista como o Lulu. E bom gosto são duas palavras q não existem no dicionário desse chucro apresentador.
[Leia outros Comentários de Rose Pavan]
21/1/2004
19h58min
Todos chamam o Faustão de porcão. Eu o considero simplesmente repulsivo. Mas, pelo visto, todos aqui dão suas espiadinhas no programa dele. Quanto à qualidade aritística do Lulu, bom... nem cheira nem fede. O que se coloca em questão aqui é o desrespeito à pessoa de artista por um indivíduo medíocre e oportunista como o Faustão.
[Leia outros Comentários de José Tibúrcio ]
24/5/2006
19h41min
Tanto tempo já se passou e nada serviu de lição para o Faustão, a Globo e muito menos para as demais emissoras de TV que estão cada vez piores, excetuando-se, é claro, a TV Educativa e a TV Cultura... (que às vezes até já andam pecando também, apresentando certos artistas que a mídia impõe). Se ninguém realmente assistisse a estes programas de baixo nível, a coisa já teria mudado... mas todos falam e continuam assistindo!
[Leia outros Comentários de Givaldo Kléber]
31/7/2006
10h59min
Tomara que qualquer dia o verdadeiro artista brasileiro (da melhor qualidade), evite e deixe de ir a esse programa. Tem que haver uma mobilização nacional (artística) contra essa emissora. Deixem só o Roberto Carlos com sua exclusividade...
[Leia outros Comentários de carlos eduardo]
9/9/2006
09h22min
Todo trabalho deve ser respeitado em qualquer profissão ou área. Lulu é profissional da música. O Faustão faltou com respeito ao seu próprio público: é só ver a própria programação...
[Leia outros Comentários de washington s xavier]
15/7/2007
17h57min
Faustão é tão bom que qualquer coisa que passe na TV, no mesmo horário, tem que tirar o dele do ar (vide: futebol, F1, entre outros). O Lulu não precisa disso: 25 anos de carreira não são 25 dias. Deixa aquele programinha para quem precisa aparecer...
[Leia outros Comentários de andré costa]
1/1/2008
23h03min
Quem tem amor a "arte" deve respeitar Lulu Santos, que tem uma obra invejável durante seus 25 anos de carreira e foi eleito por críticos como o maior cantor pop rock dos ultimos 20 anos. E Faustão, foi eleito o que?
[Leia outros Comentários de Vanderlei de Lellis ]
7/1/2008
12h28min
Urariano Mota, incrível como você relatou muito bem esse episódio, parabéns! A produção consegue a atração e ele estraga a apresentação... Não tem nem modos pra falar com as atrações, destrata as pessoas na frente de todos, corta a conversa de um jeito que nem editando o programa dá pra disfarçar. É uma verdade: o programa não acrescenta quase nada à cultura dos brasileiros.
[Leia outros Comentários de kezia oliversl]
22/2/2008
14h38min
Sou músico e acredito que nenhum artista gosta de ser mal tratado. Lulu foi uma vitima da falta de educação de Faustão. É uma pena, o Faustão bem que poderia revaliar o seu modo de abordar as pessoas. Mas o tempo vai ensinar.
[Leia outros Comentários de Adriano Ferreira]
13/3/2011
20h39min
Fiquei surpreso quando vi você chamar o Faustão pelo mesmo apelido que eu ("porcão"). Pois quando vejo ou penso algo que tem Faustão na parada, resmungo "porcão". Bem, essa atitude dele, e de seu programa, creio ser perfeitamente previsível. Há um bom tempo, aconteceu o mesmo com o Milton Nascimento: deixaram-no com todos os seus músicos, muitos, para o final e, qual não foi a minha surpresa, quando, após a primeira música, começaram a rolar os créditos e acho que o Milton ficou surpreso também, e puto. Enfim, infelizmente o que você contou aqui é um comportamento, para mim, mais que esperado, desse apresentador e do programa em si. Hoje é domingo e, como um preceito religioso, a TV está desligada a essa hora, 20h30, quando houver programa ou filme possíveis, eu ligo...
[Leia outros Comentários de José Solon]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O universo de Jorge Amado: Caderno de leituras e orientações para o trabalho em sala de aula
Vários Autores
Companhia Das Letras



Trabalhos escolhidos: Psicologia Médica, psicossomática e psicanálise
Danilo Perestrello
Livraria



Os Sete Pecados da Memória: Como a Mente Esquece e Lembra
Daniel L. Schacter
Rocco
(2003)



Ponte sobre o rio escuro
Walmir Ayala
Expressão e cultura
(1974)



Geografia 6º Ano - Coleção Geração Alpha (na Embalagem Plastica)
Fernando dos Sampos Sampaio
Sm
(2017)



Desconstrução e ética: Ecos de Jacques Derrida
Paulo Cesar Duque-Estrada
Loyola
(2004)



Luanda beira Bahia
Adonias Filho
Difel
(1983)



Mulheres Cheias de Graça
Betty Jane Grams
Vida
(1999)



Bhagavad-Gita As It Is
A.C.B. Swami Prabhupada
Book Trust



Brecht, Vida e Obra
Fernando Peixoto
Paz e Terra
(1979)





busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês