Outra palavra, da cidade Coração | Vitor Nuzzi | Digestivo Cultural

busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> A felicidade, segundo Freud
>>> As deliciosas mulheres de Gustave Courbet
>>> A arte contemporânea refém da insensatez
>>> O turista imobiliário
>>> O assassinato e outras histórias, de Anton Tchekhov
>>> Choque de realidade no cinema
>>> O silêncio e o segredo na Literatura
>>> A crise dos 28
>>> Cidades do Algarve
Mais Recentes
>>> Gerenciamento De Custos Em Projetos de Christina Barbosa pela Fgv
>>> Antimanual de Criminologia de Salo de Carvalho pela Lumen Juris (2008)
>>> Contos Tradicionais do Brasil de Luis da Camara Cascudo pela Itatiaia - Editora da Universidade de São Paulo (1986)
>>> Guerra Dos Tronos: As Cronicas De Gelo E Fogo - Livro 1 de George R. R. Martin pela Leya Brasil (2010)
>>> O Encanto Do Mar E O Som Do Trovão de L. Batista pela Madras
>>> O Encanto Do Mar E O Som Do Trovão de L. Batista pela Madras (2025)
>>> Rei Do Inverno de Bernard Cornwell pela Record (2008)
>>> Operação Laguna - os Brasileiros na Guerra do Iraque de Francisco Mendonça pela Comunicação (1984)
>>> Historia da Psicologia Moderna de Duane P Schultz e Sydney Ellen Schultz pela Cultriz (2001)
>>> O Encanto Do Mar E O Som Do Trovão de L. Batista pela Madras
>>> Dialética da Família de Massimo Canevacci pela Brasiliense
>>> Princesa Das Águas de Paula Pimenta pela Galera (2016)
>>> A Trilogia Do Mago Negro (3 Livros - O Clã Dos Magos , A Aprendiz E O Lorde Supremo) (portugues Do Brasil) de Trudi Canavan pela Novo Conceito (2013)
>>> Perry Rhodan - Lua cheia de perigos de Clark Dalton pela Ediouro (1990)
>>> Diabo no Imaginário Cristão de Carlos Roberto F Nogueira pela Edusc (2000)
>>> O Passo - Bandeira / Uma História de Aviadores de Oswaldo França Júnior pela Nova Fronteira (1984)
>>> Maze Runner: Correr Ou Morrer (Box Com 5 Volumes) de James Dashner pela V&r (2012)
>>> Cor Denominada - Estudos Sobre a Classificação Étnico-racial de José Luis pela Uerj (2007)
>>> Minha Amy: A Vida Que Partilhamos de Tyler James pela Agir (2021)
>>> O alto da colina de Irwin Shaw pela Abril Cultural (1985)
>>> Batismo de Fogo de Mario Vargas Llosa pela Record
>>> Felicidade A Parte de Lolly Winston pela Rocco (2010)
>>> Contos De Amor Rasgados de Marina Colasanti pela Rocco (1986)
>>> Tudo Tem Seu Preço de Zibia Gasparetto pela Vida E Consciência (2002)
>>> Jovens Para Sempre de Sidnei Oliveira pela Integrare Editora (2012)
COLUNAS >>> Especial Guimarães Rosa

Terça-feira, 11/4/2006
Outra palavra, da cidade Coração
Vitor Nuzzi
+ de 5900 Acessos

João Guimarães Rosa nasceu em 27 de junho de 1908, na pequena Cordisburgo (cordis, coração; burgo, cidade), município mineiro fundado em 1938, maior produtor de abóboras do Estado, com aproximadamente 8.600 habitantes (população estimada em julho de 2005, segundo o IBGE) - e que de 10 a 15 de julho próximos sediará a 18ª Semana Roseana, aberta com missa sertaneja na Igreja Matriz. Nove dias antes do nascimento do pequeno João, primeiro de seis filhos, o navio Kasato Maru atracou no porto de Santos, em São Paulo, trazendo os primeiros 781 imigrantes japoneses. Nos dez anos seguintes, 95% das pessoas que chegaram a São Paulo eram estrangeiras. Nos dez anos posteriores, quando as migrações internas aumentaram, esse número cairia para 75%.

O que tem uma coisa a ver com outra?

A trajetória do contista extraordinário que foi Guimarães Rosa coincide com o período de urbanização do Brasil, mais acelerado em comparação com países desenvolvidos. E ele foi o escritor do país rural, do homem do sertão. Mais que isso, foi cronista da alma. Riobaldo pode ser rústico, mas é bom observador. "Esta vida é de cabeça-para-baixo, ninguém pode medir suas perdas e colheitas", constata. Assim, a busca é menos geográfica do que espiritual.

Em 1925, quando Guimarães Rosa entrou na Faculdade de Medicina de Minas Gerais, a população urbana não chegava a 30%. Só ultrapassaria essa marca no Censo de 1940 - em 1946, em sua efetiva estréia literária, o escritor lançaria Sagarana -, quando apenas Rio de Janeiro e São Paulo tinham mais de um milhão de habitantes. Três anos antes, diante da crescente industrialização e organização sindical, Getúlio Vargas criara a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No Censo de 1960, a população das cidades já chegava a 45%. Em 1962, viriam as Primeiras Estórias. E ele já estava morto quando, no Censo de 1970, a população urbana, com 56%, ultrapassou pela primeira vez a rural. Em 2000, novamente segundo o IBGE, esse índice já passava de 81%.

- A gente, vamos´embora, morar em cidade grande...

Ele conheceu campo e cidade. Falava mais de dez idiomas, mas, não satisfeito, criou linguagem própria - a partir, principalmente, das histórias que tanto gostava de ouvir. Agente itinerante, auxiliar apurador, médico (foi o orador da turma, em 1930), inspetor voluntário da Força Pública, funcionário do Serviço de Proteção ao Índio, capitão-médico, cônsul, chefe de gabinete, secretário e conselheiro de embaixada, chefe de divisão, embaixador. Sua vida profissional foi extensa e diversificada. E o gosto pelo conhecimento era acentuado. "Ele era um diplomata curioso, porque não queria viajar, e sim ficar no Brasil o tempo todo", contou, em entrevista ao jornal O Globo (em 11 de março deste ano), o escritor Alberto da Costa e Silva, membro da ABL e colega de trabalho de Guimarães Rosa no Itamaraty.

Mas, o que o homem é, depois de tudo, é a soma das vezes em que pôde dominar, em si mesmo, a natureza. Sobre o incompleto feitio que a existência lhe impôs, a forma que ele tentou dar ao próprio e dorido rascunho. Em 1961, ele recebeu da Academia Brasileira de Letras o prêmio Machado de Assis, pelo conjunto da obra. Uma pequena coincidência une os dois escritores: Guimarães Rosa nasceu no ano da morte de Machado - o primeiro estava para completar três meses de vida quando o segundo morreu, em setembro de 1908.

Ninguém é doido. Ou, então, todos.

Criada por Machado, a Academia fez Guimarães Rosa confrontar, de certa forma, o erudito e o popular. Por causa de uma previsão feita não se sabe exatamente por quem, que falava em morte após uma festa em sua homenagem, o escritor adiou durante anos a sua posse - eleito em 1963, só foi empossado em 1967. E morreu três dias depois, em 19 de novembro. "(Ele) Acreditava no imponderável, nas coisas divinas, nas profecias", relatou, também a O Globo, o irmão José Luís. Segundo ele, a expressão mágica para Guimarães Rosa era ave palavra!. "Sempre achei que acima do roteiro de suas histórias estava a palavra."

Sou o que não foi, o que vai ficar calado.

Guimarães Rosa talvez seja aquele raro tipo de escritor mais falado pelo que possivelmente quis dizer do que pelo escreveu. Mas se o estilo e a linguagem são únicos, a temática é universal: a angústia humana, os tormentos da alma, os amores perdidos, a eterna busca de respostas para as incertezas da existência.

"- Pai, a vida é feita só de traiçoeiros altos-e-baixos? Não haverá, para a gente, algum tempo de felicidade, de verdadeira segurança?" E ele, com muito no caso, no devagar da resposta, suave a voz: - "Faz de conta, minha filha... Faz de conta..." Entreentendidos, mais não esperaram.

Paira ainda no universo de sua literatura a ilusão de que existe na Terra uma disputa entre o Bem e o Mal, "o demônio na rua, no meio do redemunho"... Esse conflito está, na verdade, dentro de cada um. Mais que mudar de terra, como no Brasil do século 20, trata-se de mudar de vida. Sem que cessem as interrogações.

O diabo não há. (...) Existe é homem humano. Travessia.


Vitor Nuzzi
Rio de Janeiro, 11/4/2006

Quem leu este, também leu esse(s):
01. HQs sombrias, anjos e demônios de Carla Ceres
02. Entre a folia e o Oscar de Marta Barcellos


Mais Vitor Nuzzi
Mais Acessadas de Vitor Nuzzi em 2006
01. Boa nova: o semi-inédito CD de Chico - 2/5/2006
02. Um imenso Big Brother - 6/2/2006
03. Os 40 anos de A Banda versus Disparada - 30/10/2006
04. Outra palavra, da cidade Coração - 11/4/2006
05. Democracia envelhecida - 20/10/2006


Mais Especial Guimarães Rosa
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




CLT Consolidação das Leis do Trabalho - Coleção Saraiva De Bolso
Leis, etc.
Saraiva
(2018)



Concreto Armado 2 as Fundações
A. Guerrin
Hemus
(1980)



Desencantada - Entregando-se aos Segredos do Amor
Carina Rissi
Verus
(2018)



Livro Ensino de Idiomas Waystage Student Manual 1
Wall Street Institute School of English
Wall Street Institute
(1998)



O amor fecunda o Universo - ecologia e espiritualidade
Marcelo Barros - Frei Betto
Agir
(2009)



Livro Com Os Olhos Do Coração
José Carlos de Lucca
Petit
(2005)



Sempre aos Domingos
João Ubaldo Ribeiro
Nova Fronteira
(1988)



Stranger Things - Raízes do Mal
Gwenda Bond
Intrinseca
(2019)



Vitória da Vida
Divaldo Pereira Franco
Leal
(1988)



Dossie Norbert Elias
Sergio Miceli; Heloisa Pontes; Federico Neiburg
Edusp
(1999)





busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês