Re: esclarecendo | Mauricio Dias

busca | avançada
63685 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Banda Star Beatles sobe ao palco do Hard Rock Cafe Florianópolis
>>> Estão abertas inscrições para cursos, vivência e residência artística no Teatro do Incêndio
>>> Nas férias, Festival ALLEGRIA reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital
>>> Lacerdine Galeria agita no dia 12/7 a programação com a Festa Julinarte, banda de forró de rabeca e
>>> Festival exibe curtas-metragens online com acesso livre
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Como escrever bem — parte 2
>>> Amores & Arte de Amar, de Ovídio
>>> Reflexões para um mundo em crise
>>> Porque ela pode, de Bridie Clark
>>> Vanguarda e Ditadura Militar
>>> A profecia de Os Demônios
>>> Para entender Paulo Coelho
>>> A letargia crítica na feira do vale-tudo da arte
>>> Jonny Ken do migre.me, no MitA
>>> Eduardo Mineo, muito prazer
Mais Recentes
>>> A Viajante Do Tempo (serie outlander) de Diana Gabaldon pela Rocco (2004)
>>> Mentes Perigosas - O Psicopata Mora Ao Lado de Ana Beatriz Barbosa Silva pela Fontanar (2008)
>>> Leonardo da Vinci Artistas Famosos Uma Introdução à Vida e Obra de Leonardo da Vinci de Antony Mason pela Callis (2012)
>>> Correio Feminino de Clarice Lispector pela Rocco (2006)
>>> A Raiva (4º reimpressão - capa dura) de Blandina Franco - Jose Carlos Lollo pela Pequena Zahar (2019)
>>> Os Meninos Adormecidos de Anthony Passeron pela Fósforo (2024)
>>> A Ocupação de Julián Fuks pela Companhia Das Letras (2019)
>>> Mas em que Mundo tu Vive? de José Falero pela Todavia (2021)
>>> A Filha Única de Guadalupe Nettel pela Todavia (2022)
>>> A Jornada de Felicia de William Trevor pela Biblioteca Azul (2014)
>>> O Castelo de Minha Mãe de Marcel Pagnol pela Pontes (1995)
>>> Segunda Casa de Rachel Cusk pela Todavia (2022)
>>> Louco Por Hqs (8º impressão - com suplemento de atividades) de Tânia Alexandre Martinelli - Quanta Estúdio pela Do Brasil (2019)
>>> Livro Geografia Geral E Do Brasil: Espaço Geográfico E Globalização de Eustáquio De Sene, João Carlos Moreira pela Scipione (1999)
>>> Cinema E Psicanalise - Filmes Que Curam - Vol 3 de Christian Ingo Lenz Dunker pela Nversos (2015)
>>> Machado de Assis e a Escravidão de Gustavo Bernardo, Joachim Michael pela Annablume (2010)
>>> Quem da Pátria sai, a si Mesmo Escapa de Daniela Meirelles Escobari pela Escuta (2009)
>>> O espirito na arte e na ciencia (capa dura) de Jung pela Vozes (1985)
>>> Mãos de Cavalo de Daniel Galera pela Companhia Das Letras (2006)
>>> Barba Ensopada de Sangue de Daniel Galera pela Companhia Das Letras (2012)
>>> Dificuldades De Aprendizagem de Nora Salgado Ana Maria Spinosa pela Grupo Cultural (2009)
>>> Cordilheira de Daniel Galera pela Companhia Das Letras (2008)
>>> O Pequeno Principe Em Cordel de Antoine de Saint Exupéry; Olegário Alfredo (o Mestre Gain) pela Penninha Ediçoes (2020)
>>> Pais e Filhos de Ivan Turgueniev pela Companhia Das Letras (2021)
>>> 3.000 Questões de Fonoaudiologia para Passar em Concursos de Raimundo Nonato Azevedo Carioca pela Odontomidia (2008)
COMENTÁRIOS

Quinta-feira, 22/1/2004
Comentários
Leitores

Re: esclarecendo
Ana, obrigado pelo comentário. Certamente este fato por vc apontado contribuiu, mas antes da Guerra, em gravuras de 1907, 1910, etc., a morbidez, talvez premonitória, já podia ser notada no trabalho da artista.

[Sobre "Dicas Culturais: Lúcio Alves e Kathe Kollwitz"]

por Mauricio Dias
22/1/2004 às
13h41 200.151.95.142
(+) Mauricio Dias no Digestivo...
 
certas utopias
Luis, certas utopias valem a pena sonhar. Imaginar uma publicação com quadro editorial sem tendências, e uma discussão baseada em idéias e não torcida são duas delas. Só acho que fica difícil quando a maioria das pessoas não esta interessada em discussões que levem a ações na prática. A bipolaridade anacrônica da discussão político-social-econômica representa o que a discussão representa para os intelectuais: um modo de perpetuar sua espécie e fama.

[Sobre "Intelectualidade e democracia"]

por Ram
22/1/2004 às
05h52 67.120.105.213
(+) Ram no Digestivo...
 
Auto-ajuda ajuda a quem?
Atire a primeira pedra quem nunca leu (ou folheou) um livro de auto-ajuda. Acho que o sucesso desse tipo de material (não é literatura, de forma alguma) se deve ao fato de que: 1. As pessoas não se sentem bem como são. 2. As pessoas acham que devem fazer algo a respeito. Ocupar o segundo lugar no mundo em número de cirurgias plásticas (incluindo aí todas as outras alterações, tipo botox, etc) demonstra que o brasileiro caiu no conto do 'se você quer, você pode'. O problema talvez não esteja no que se quer, mas o porquê de se querer alguma coisa. Como de hábito, o ocidental acredita em ação, nada sobrando para a boa, saudável e velha auto-observação que outros povos, principalmente os orientais, praticam há tanto tempo.

[Sobre "Múltiplas máximas incomuns"]

por Barbara Pollacsek
22/1/2004 à
00h25 200.98.151.101
(+) Barbara Pollacsek no Digestivo...
 
Porcão
Todos chamam o Faustão de porcão. Eu o considero simplesmente repulsivo. Mas, pelo visto, todos aqui dão suas espiadinhas no programa dele. Quanto à qualidade aritística do Lulu, bom... nem cheira nem fede. O que se coloca em questão aqui é o desrespeito à pessoa de artista por um indivíduo medíocre e oportunista como o Faustão.

[Sobre "Lulu Santos versus Faustão"]

por José Tibúrcio
21/1/2004 às
19h58 192.168.133.51
(+) José Tibúrcio no Digestivo...
 
Inspiração
Você me inspira! Como é bom ler o que vc escreve. Gosto do teu ponto de vista e quase sempre concordo com o que queres dizer. Continue assim. Um beijo de quem te curte muito.

[Sobre "As veias iluminadas da baleia cinza"]

por Nando
21/1/2004 à
01h45 200.162.233.231
(+) Nando no Digestivo...
 
Comentário, apenas
Acabo de ler "Intelectualidade e Democracia". É um texto necessário e corajoso. A intelectualidade brasileira, e nisso ela não difere muito de outras "tribos", de fato parece temer o confronto de idéias. Não tenho elementos para fazer generalizações, mas me parece que pelo menos uma parcela é petulante e arrogante, como se essa atitude fosse a derradeira possibilidade de manter o "status", quando o "quo" já está bem comprometido. Evidentemente, o Estado brasileiro (pouco importando a definição que se dê a esse ente) conhece essa fraqueza da sua intelligentzia e concede, pelo menos às cabeças que são mais dóceis (conforme a sucessão das estações), o sedutor manto do subsídio. Assim, a petulância e a arrogância de parcela da intelectualidade se perpetua, sem colocar em cheque a petulância e a arrogância do próprio Estado. Parece-me que, além da revista que estás sugerindo, precisamos pensar numa campanha contra uma fome que é tão avassaladora quanto um estômago vazio: refiro-me, é claro, à fome de liberdade; não a liberdade que temos hoje, que é a de “reserva de feudos”, mas a uma liberdade predisposta a considerar as pretensões de verdade contidas no contraditório, de forma a alcançar sínteses que de fato estejam comprometidas com o combate a todas as fomes. Parabéns pelo texto contundente, que tem o mérito intransferível de permitir a reflexão. Abraços, Luís Carlos Carpein - Jornalista

[Sobre "Intelectualidade e democracia"]

por Luís Carlos Carpein
20/1/2004 às
23h02 200.203.84.213
(+) Luís Carlos Carpein no Digestivo...
 
Apelo a Dom Paulo Polzonoff
Sinto muito ter decepcionado esse gênio que é Paulo Polzonoff Júnior. Fico consternado. Estou até pensando em me matar. Mas não sei se isso seria o certo, pois eliminaria facilmente o problema e a culpa que sinto é muito grande. Talvez seja o caso de me colocar à disposição de Paulo para que faça de mim o que quiser pelo resto da vida. Oh, Deus, que faço?!?! (Jamais usei assim interrogações duplas com exclamações duplas, o que demonstra meu estado de alma.) Rogo A Dom Paulo, por favor, que me diga o que fazer.(A partir de agora, só o chamarei de Dom, como a um mago, pois Dom Paulo tem o dom de nos fazer ver nossa exata dimensão, devolvendo-nos à nossa mediocridade,de onde jamais deveríamos ter saído). Dom Paulo, velai por nós, você que é um iluminado, cuja visão alcança muito além da crítica literária, e que, certamente, mudará o mundo com seu olhar crítico-mítico. Reverentemente, Domingos Pellegrini

[Sobre "Da decepção diante do escritor"]

por Domingos Pellegrini
19/1/2004 às
15h18 200.250.36.71
(+) Domingos Pellegrini no Digestivo...
 
Também gostei
Também gostei muito da "Nossa História" e acho que há tempos que tínhamos esta carência no mercado. Mas enfim, de presente ganhamos duas "Nossa História" e "História Viva". É se deleitar!

[Sobre "Digestivo nº 157"]

por Elaine Santos
19/1/2004 às
10h42 200.178.122.130
(+) Elaine Santos no Digestivo...
 
sobre armando freitas
Prezado jardel, gostei deveras da entrevista com o poeta armando freitas. que bom que o site dá voz a estas pessoas que fizeram de sua vida algo importante para a cultura brasileira. embora discorde do comentário sobre Augusto de Campos, aprecio muitísismo a poesia do Armando.

[Sobre "Entrevista com o poeta Armando Freitas Filho"]

por claudia
17/1/2004 às
13h41 200.218.225.10
(+) claudia no Digestivo...
 
um tiro no conceto
julio, gostei do seu texto sobre Tom Zé. me pergunto: até que ponto uma música deste tipo pode interessar a quem não compartilha das paixões políticas do artista? o engajamento que, aparentemente, dá força a esta obra, marca também seu limite. como dizia Stendhal: "a política no meio dos interesses da imaginação é como um tiro no meio de um concerto. essa política irá ofender mortalmente metade dos ouvintes, e aborrecer a outra, que a viu de uma forma muito mais interessante nos jornais da manhã..." abraço, jardel

[Sobre "Digestivo nº 158"]

por jardel
19/1/2004 às
10h00 200.218.225.10
(+) jardel no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Jesus na américa latina
Jon Sobrino
Loyola
(1985)



Por que as pessoas de negócios falam como idiotas
Brian Fugere
Best Seller
(2007)



Manual de Direito Administrativo
Morgado, Almir
Impetus
(2008)



Green Lantern The Third Law
Gerard Jones
Dc Comics
(1992)



Uma Infância Roubada
Mark Johnson
Novo Conceito
(2012)



Diccionario de La Lengua Espanola
Roberto Castell
Castell
(1988)



Sete Virtudes Do Vencedor
R. R, Soares
Graça
(1993)



Pecados da Casa dos Borgia
Sarah Bower
Record
(2013)



Deadwood Dick - Entre o Texas e o Inferno
Joe R. Lansdale
Panini
(2020)



Livro Literatura Estrangeira Como Rezar Amar
Elizabeth Gilbert
Objetiva
(2008)





busca | avançada
63685 visitas/dia
1,7 milhão/mês