Orkut, ame-o ou deixe-o | Jardel Dias Cavalcanti | Digestivo Cultural

busca | avançada
122 mil/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Bela Vista Cultural | 'Saúde, Alimento & Cultura'
>>> Trio Mocotó
>>> O Circo Fubanguinho - Com Trupe da Lona Preta
>>> Anaí Rosa Quinteto
>>> Chocolatte da Vila Maria
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> The Piper's Call de David Gilmour (2024)
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Cuba e O Direito de Amar (3)
>>> Política versus literatura
>>> Pecados, demônios e tentações em Chaves
>>> Brasil, o buraco é mais embaixo
>>> Olavo de Carvalho: o roqueiro improvável
>>> 7 de Novembro #digestivo10anos
>>> Carandiru, do livro para as telas do cinema
>>> Livros de presente
>>> Guerras sujas: a democracia nos EUA e o terrorismo
>>> A Arte da Entrevista
Mais Recentes
>>> Livro Meus Primeiros Passos No Inglês. Aprenda A Falar, Entender, Ler E Escrever de Jihad M. Abou ghouche pela Disal (2011)
>>> The Private Life of Mona Lisa de Pierre la Mure pela Fontana Books (1977)
>>> Iniciação à Enologia de Aristides de Oliveira Pacheco pela Senac (2006)
>>> O Que é Espiritismo de Roque Jacinto pela Brasiliense (1982)
>>> Seja Lider de Si Mesmo de Augusto Cury pela Sextante (2004)
>>> Dieta De South Beach de Arthur Agatston, M.D. pela Sextante (2003)
>>> A Longa Noite Sem Lua de John Steinbeck pela Record
>>> Livro A Transferência De Tecnologia No Brasil: Aspectos Contratuais E Concorrenciais Da Propriedade Industrial de João Marcelo De Lima. Assafim pela Lumem (2005)
>>> Manual da mamãe - Um Guia Completo de Informações, Produtos e Serviços de Vários pela Bamed (2014)
>>> Lung Function Tests: Physiological Principles And Clinical Applications de Hughes Md Phd, John M. B., Pride Md Frcp, Neil B., Price, N.b. pela Bailliere Tindall (1999)
>>> Livro Introdução Às Ciências Sociais de Vilma Aguiar pela Iesde (2020)
>>> Tutoria - Mentoring na Formação Médica de Patrícia lacerda Bellodi; Milton de Arruda Martins pela Casa do Psicólogo (2005)
>>> On Call: Principles And Protocols de Marshall Md Frcpc, Shane A., Ruedy Mdcm Frcpc Lld (hon) Dmed (hon), John pela Saunders (2000)
>>> A Psicogenética - demarcando os processos da vida de Joaquim Ferreira Xavier Junior pela Vesper (2004)
>>> Trauma Informatics (health Informatics) de Kimball I. (kimball Ivan), Augenstein, Jeffrey S. Maull pela Springer (1998)
>>> Long-term Mechanical Ventilation (lung Biology In Health And Disease, 152) de Nicholas S.a Hill pela Crc Press (2000)
>>> Organisation And Management Of Intensive Care de Hans Flaatten, Rui Moreno, Christian Putensen, Andrew Rhodes pela Mwv Medizinisch Wissenschaftliche Verlagsgesellschaft (2010)
>>> Kuby - Imunologia de Richard A. Goldsby; outros pela Revinter (2000)
>>> Reumatologia - Diagnóstico e Tratamento de John Imboden; David Hellmann; John Stone pela Mcgraw-hill (2008)
>>> Obstetrícia Fundamental de Rezende pela Guanabara Koogan (2011)
>>> Diagnóstico Diferencial em Tomografia Computadorizada de Francis A. Burgener; outros pela Revinter (1998)
>>> Pulmonary Rehabilitation de Bach Md, John R. pela Hanley & Belfus (1996)
>>> Cardiopulmonary Critical Care de David Dantzker Outros pela W. B. Saunders (1998)
>>> Update One: Pulmonary Diseases And Disorders de Alfred Fishman pela Mcgraw-hill (1982)
>>> Manual Rotinas de Humanização Em Medicina Intensiva de Raquel Puxh de Souza e Outras (org) pela Do Autor (2004)
COLUNAS >>> Especial Orkut

Sexta-feira, 27/1/2006
Orkut, ame-o ou deixe-o
Jardel Dias Cavalcanti
+ de 10300 Acessos
+ 5 Comentário(s)

No Orkut é assim: procurei, encontrei e entrei em uma comunidade sobre barroco mineiro, construída por um poeta que, por sua vez, anexou ao seu endereço, entre tantas comunidades de seu interesse, a comunidade sobre a poeta Alejandra Pizarnik, comunidade esta que, por sua vez, é visitada por duas pessoas, uma que traduziu alguns poemas de Pizarnik e outra que publica o endereço virtual onde podemos ler uma entrevista que a poeta fez com Jorge L. Borges. Bom, eu queria apenas conversar com pessoas sobre o barroco mineiro, mas fui agraciado por estas outras descobertas, traduções de uma poeta impressionante e uma entrevista com um dos maiores escritores do século XX.

É pouco? Sim. Pois o Orkut nos dá mais: é um site de encontro de pessoas dos mais variados gostos e de criação de espaços comunitários dos mais variados assuntos ao qual você pode escolher participar como observador, debatedor, trocando idéias, informações ou o que quiser.

Você gosta do contrabaixista Jaco Pastorius e quer trocar idéias sobre a música dele? Mais: está enlouquecido tentando encontrar aquela gravação rara de um show do músico ou aquele vídeo que nunca viu, mas que morre de vontade de ver? Com certeza vai encontrar alguém em uma das centenas de comunidades sobre Pastorius que terá o registro e o vídeo para trocar, vender ou mesmo ceder para você através de cópia o que você tanto desejou encontrar por vários anos.

Estes são apenas alguns exemplos do que uma comunidade como o Orkut pode fazer por você. Quer discutir poesia francesa? Quer encontrar apaixonados por música erudita contemporânea? Quer encontrar um casal disposto a uma experiência de troca de casais? Quer encontrar seus velhos colegas da escola onde estudou? As pessoas da sua cidade natal que deixou para trás? Quer discutir a revolução francesa? Quer vasculhar os interesses de seus inimigos? Quer encontrar ateus como você e partilhar suas idéias filosóficas? No Orkut tudo isso e muito mais é possível.

Existe um complicador (ou não), que é o fato de que nada pode ficar escondido, pois todas as trocas podem ser lidas por qualquer pessoa filiada ao site. Quer mandar uma carta de amor melodramática se declarando a uma pessoa? Pois saiba que todos poderão ler o que você escreveu. Mas as pessoas que frequentam o Orkut parecem não se preocupar com isso. Lá se pode ler o perfil dos freqüentadores: idade, onde mora, que língua fala, que livros gosta, que filmes admira, que culinária o apetece, que esportes pratica, etc. A partir deste quadro, você pode procurar pessoas por interesses culturais ou outros. Não quer dizer que uma imagem não esteja sendo construída antes de ser exibida, já que tudo será visível para todos. A escolha da melhor foto, que vai apresentá-lo como bonito, interessante, dentro das qualidades que você julga importantes. A escolha de um cardápio cultural que seja uma máscara de cultura sofisticada, um gosto supostamente refinado em culinária, etc. Quem, por exemplo, anexaria à suas comunidades as comunidades sobre sexo bizarro que tanto gosta de visitar? Ora, isso seria uma mancha na sua imagem. Por isso, nem tudo é tão abertamente livre. Trata-se também de, como na vida social, criar-se uma máscara para se exibir em público.

Mas isso é o de menos. O que importa são os encontros importantes que selamos no Orkut, os espaços onde nossos interesses possam ser debatidos, onde pessoas de nossas facções (melhor dizer "nossos pares", para ser politicamente correto) possam se reunir para comentar, discutir ou revelar interesses novos para nós.

Há pessoas que pensam que o Orkut não passa de uma bobagem. Alguns conheceram e se decepcionaram, outros não viram e nem querem ver o espaço, outros chegam a confundir o nome com Yakult e como detestam a famosa bebida láctea imaginam que deve ser a mesma coisa. Alguns pensam: se quero saber sobre queijos franceses compro logo um livro e leio, para que ficar de lero-lero na internet perdendo meu tempo? Se quero conhecer alguém interessante vou a um bar ou boate e pronto, ao menos será alguém de carne e osso. E assim e de outras formas se constrói uma oposição ao Orkut.

O Orkut tem seus perigos também. Por isso, caros amigos, todo cuidado é pouco. Notícias de prisões por racismo, tráfico de drogas e armas, formações de quadrilhas (torcidas violentas de futebol incluso), exposição de fotos por pedófilos, registros de violências variadas... tudo isso já foi mapeado pela polícia, que encontra no Orkut uma rica fonte de informações sobre atividades marginais.

Pesando-se os prós e os contras do Orkut, no fim das contas o resultado é positivo. O espaço, apesar das bobagens quase quadrúpedes que também se pode ver nele, tem sido usado como um veículo de comunicação entre todas as faixas etárias da sociedade, compondo um agrupamento de pessoas interessadas em discutir assuntos importantes para suas vidas, não importa se política, ecologia, sexualidade, literatura, culinária, religião, nolstalgias familiares, etc.

E cada comunidade criada passa a ser um ponto de encontro salutar para a inteligência ou para o mero divertimento onde pessoas trocam suas fantasias e idéias em busca do que é a mais importante das aventuras humanas: encontrar um conhecimento sobre o outro e sobre si mesmo... mais, sobre o mundo que estamos criando.


Jardel Dias Cavalcanti
Campinas, 27/1/2006

Mais Jardel Dias Cavalcanti
Mais Acessadas de Jardel Dias Cavalcanti em 2006
01. Guimarães Rosa: linguagem como invenção - 12/4/2006
02. Orkut, ame-o ou deixe-o - 27/1/2006
03. Bienal 2006: fracasso da anti-arte engajada - 24/11/2006
04. Renato Russo: arte e vida - 26/7/2006
05. Eleições: democracia como um falso slogan - 25/9/2006


Mais Especial Orkut
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
27/1/2006
03h41min
Gente, eu sempre procuro ver as coisas pelo lado positivo, sabe, e o orkut é um site legal onde agente deixa recado, troca idéias, sabe das novidades, hehe, e até ajuda a polícia em investigações conforme foi citado acima... é tudo de bom! vamos parar de ser do contra e ver defeito em tudo, rsrs.
[Leia outros Comentários de kezia oliversl]
27/1/2006
14h28min
Concordo com tudo que foi escrito, só acho que tem um problema a mais: o orkut deveria se visto também como uma nova droga da modernidade, pois causa uma falsa sensação da realidade e, quando falha a conexão, dá crise de abstinência.
[Leia outros Comentários de Marcos Ribeiro]
30/1/2006
21h58min
por muitos é visto como uma coisa boa, eu também acho (em termos); porém, é só mais um meio do Pentágono nos vigiar constantemente...
[Leia outros Comentários de Andre Cardoso]
31/1/2006
09h26min
uma conspiração infernal? será que o pentágono perde tempo com o gosto musical, sexual, esportivo de toda a humanidade? ainda mais sabendo que o gosto da maioria já é dirigido pelas campanhas publicitárias?
[Leia outros Comentários de jardel]
26/7/2006
19h51min
Até que enfim encontro algo positivo escrito por alguém sério a respeito do Orkut!!! Acredite, é um imenso prazer! Penso que a maior parte das pessoas que critica o Orkut nunca teve esse tipo de experiência que vc cita, de conhecer pessoas com interesses comuns e iniciar a partir daí uma troca construtiva!
[Leia outros Comentários de sidnei pimentel]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Ensino de Idiomas Go Beyond 1 Students Book Pack
Robert Campbell e Outros
Macmillan Education
(2015)



Ancient Egyptian Religion
Henri Frankfort
Harper E Row
(1948)



Natacha
Heinz G. Konsalik
Record
(1976)



O Fim da Fila
Marcelo Pimentel
Rovelle
(2011)



Mozart
Peter Gay
Objetiva
(1999)



João Santana: Um marqueteiro no poder
Luiz Maklouf Carvalho
Record
(2015)



Sem Asas Ao Amanhecer...
Luciana Scotti
O Nome Da Rosa
(1998)



Vingança da Maré
Elizabeth Haynes
Intrinseca
(2013)



Toquinho 30 Anos de Música
João Carlos Pecci
Maltese



Serena
Ian McEwan
Companhia das Letras
(2012)





busca | avançada
122 mil/dia
2,0 milhões/mês