Greatest hits em forma de coluna | Ana Elisa Ribeiro | Digestivo Cultural

busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> As deliciosas mulheres de Gustave Courbet
>>> A arte contemporânea refém da insensatez
>>> O turista imobiliário
>>> O assassinato e outras histórias, de Anton Tchekhov
>>> Choque de realidade no cinema
>>> O silêncio e o segredo na Literatura
>>> A crise dos 28
>>> Cidades do Algarve
>>> E Foram Felizes Para Sempre
>>> Inesquecíveis aventuras
Mais Recentes
>>> Criancas Francesas Nao Fazem Manha de Pamela Druckerman pela Fontanar (2013)
>>> Mascaras -construccion Y Decoracion (spanish Edition) de Gudrun Hetzel pela Ceac (1991)
>>> Direito da Infância e da Juventude Vol 32 - Curso e Concurso de Roberto Barbosa Alves pela Saraiva (2010)
>>> Casais Inteligentes Enriquecem Juntos: Finanças Para Casais de Gustavo Cerbasi pela Gente (2004)
>>> Princípios De Medicina Interna Do Imperador Amarelo de Bing Wang pela Icone (2025)
>>> Curso e Concurso Volume 18 - Processo Penal I de Edilson Mougenot Bonfim pela Saraiva (2010)
>>> Viver Em Paz Para Morrer Em Paz: Se Você Nao Existisse Que Falta Faria? de Mario Sergio Cortella pela Planeta (2018)
>>> Uma Igreja Como a Sua - Um Estudo Panorâmico de I Coríntios de Ed René Kivitz pela Sepal (1998)
>>> Geradores E Sinal E Varredura de J. Richard Johnson pela Ao Livro Técnico (1958)
>>> A Dimensão Estética - de Herbert Marcuse pela Edições 70 (1999)
>>> Direito Penal Parte Especial Volume 2 Coleção Esquemas E Sistemas de Guilherme de Souza Nucci pela Revista dos Tribunais (2025)
>>> The Art Of The Last Of Us de Various pela Dark Horse Books (2013)
>>> A Casa Do Escritor de Vera Lucia Marinzeck De Carvalho pela Petit (2025)
>>> A fina arte de lidar com pessoas: uma viagem ao interior da alma humana de Ivan Maia pela Jacintha Editores (2010)
>>> Fundamentos Filosóficos da Educação de José Antônio Vasconcelos pela Intersaberes (2015)
>>> Curso Preparatório de Espiritismo - Área de Ensino de Federação Espirita do Estado de São Paulo pela Feesp (2025)
>>> Ivanhoé de Walter Scott pela Abril
>>> Brasil : Nunca mais de Paulo Evaristo Arns pela Vozes
>>> Sociedade Da Caveira De Cristal de Andrea Del Fuego pela Scipione (2007)
>>> Prisão e Liberdade, as Reformas Processuais Penais de Guilherme De Souza Nucci pela Revista dos Tribunais (2025)
>>> O Super Silva de Ivan Jaf pela Ática (2007)
>>> Inteligência Artificial Em Controle E Automação de Cairo L. Nascimento Jr pela Fapesp (2002)
>>> Repercussão Geral No Recurso Extraordinário de Luiz Guilherme Marinoni pela Revista Dos Tribunais (2025)
>>> Os Vivos e os Mortos na América Portuguesa - Da Antropofagia à Água do Batismo de Glória Kok pela Editora Da Unicamp (2001)
>>> Conversando com Deus: o diálogo que vai mudar a sua vida de Neale Donald Walsch pela Best Seller (2023)
COLUNAS >>> Especial 2000 Colunas

Quarta-feira, 6/12/2006
Greatest hits em forma de coluna
Ana Elisa Ribeiro
+ de 4700 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Tenho, no contador da minha coluna, quase 100 mil acessos. Mais detalhadamente, posso ver que são acessos de tudo quanto é canto do mundo. Meus top hits, claro, são colunas sobre sexo. A mais visitada delas é "Ler muito e as posições do Kama Sutra", publicada em 2004, quando eu já contava um ano de Digestivo Cultural. Só para esse texto, são quase 7 mil acessos. É claro que a maioria vem do Google ou apontada por outro buscador. É que as pessoas digitam "sexo" ou querem saber mais sobre o Kama Sutra e caem logo sentadas no meu colo. E se decepcionam porque o texto não tem nada de tão erótico assim. De Kama Sutra o texto não tem mesmo nada. E, para falar a verdade, acho que a idéia era brincar com as posições em que se lê um livro.

Outra coluna muito lida é a "Autor não é narrador, poeta não é eu-lírico", com uma pitadinha de teoria da literatura. O negócio é que muito professor de português ou de literatura nas escolas de todos os níveis aparece para comentar ou para pedir para empregar o texto em sala de aula. Claro que autorizo. Ter uma coluna aqui (e em quase qualquer lugar) é ter uma função social. Mesmo que ela não seja revolucionária, é micropolítica, certo? Então se o professor usa o texto para discutir com os alunos, nem sempre concordar com tudo o que está posto lá, é gol para mim. Foi com essa coluna que conheci, por e-mail, o Leo Cunha, professor de um Centro Universitário na capital mineira e autor de muitos e premiados livros infantis. E isso não é bom?

O texto "Mulheres de cérebro leve" faz sucesso até hoje. Ele me surgiu quando eu revisava um livro de História da Enfermagem (que já saiu publicado faz tempo) e fiquei fascinada pelas crenças da ciência no final do século XIX e início do XX a respeito da capacidade das moças para o trabalho intelectual. Logo que se publicou este mini-ensaio no Digestivo, ele saiu no jornal Estado de Minas, onde colaboro faz alguns anos, embora não regularmente. Semanas depois, o Correio Braziliense pediu o texto e pronto, voou mais longe ainda aquela minha alegria.

Outro texto cheio de acessos é "Saudade...", uma crônica doída sobre algo que me acontecia antes de meu marido vir morar em BH. Acho que muita gente se identifica, não sei. Talvez a saudade seja universal. E eis uma característica das minhas colunas: a subjetividade. Quando Julio Daio Borges me telefonou convidando para escrever aqui, minha condição foi prática e exata: só se não tiver pauta. De vez em quando, tudo bem, até que vai, mas sempre... seria como ter que escrever um poema por dia. Difícil.

E era isso mesmo o que o editor do Digestivo queria. Ele conhecia meu texto do blog Estante de Livros, que anda meio desativado por falta de paciência da proprietária para escrever todo dia uma notinha. E lá naquele espaço mínimo e tão íntimo, Julio admirava minha porção exposta. Até hoje ele tem saudades do texto explosivo daqueles idos de 2003. E mesmo tendo alterado minha rota, meu texto ainda é muito calcado nas histórias pessoais. Muita vez fiz ficção, outras tantas uma confusão entre o que ouvi e o que inventei.

O texto "Pessoas digitais" tem 1500 acessos, não é nenhum top of mind, mas caiu no vestibular do CEFET-MG, em Belo Horizonte. Foi engraçado ler aquelas questões sobre o que eu disse, a construção do texto, a estrutura dele. Nem sei se eu mesma tiraria nota total naquela prova.

Talvez o texto que tenha provocado mais a participação do leitor nos comentários tenha sido o recente "Eu dirijo, e você?", que escrevi para bater papo com meu amigo Carlos Herculano Lopes. Dica dele, que havia publicado, no Estado de Minas, um texto dizendo que não dirige. E não sabe guiar mesmo, porque sou uma das caroneiras preferidas do escritor. Uma honra. Naquela crônica de terça-feira, Herculano me citava como uma motorista de mão cheia. E não é que minha crônica também animou os ânimos de muita gente?

Daqui deste Digestivo conheci muita gente, troquei idéias com mais tantas, tornei-me colaboradora de outros lugares, saiu uma revista de papel. Esta ilha que me deram de presente virou meu cantinho de escrever. Deixo os textos bem adiantados e o editor vai decidindo quando vai cada um para o ar. É meu recanto. Tenho aqui um compromisso. E vi Julio Daio Borges de perto apenas uma vez!

O Digestivo não foi meu estágio probatório nem minha vitrine para demonstração de habilidades ensaísticas. Quando vim para cá, tinha a intenção de adotar uma reserva ecológica. Minha sobremesa. Delícia. Daqui saiu um livro de crônicas que esquenta em algum forno editorial.

Mas não acho justo falar apenas dos top hits. Meu texto menos acessado é um assim: "Publicar um livro pode ser uma encrenca". Vejam só, parece que ninguém quer desanimar, perder as esperanças de lançar um dardo neste palheiro que é a literatura contemporânea. O barato da Internet é este mesmo: os mais e os menos acessados nunca estão parados, esquecidos na estante. A qualquer momento, podem ser úteis. Basta clicar. Longa vida para o Digestivo Cultural.


Ana Elisa Ribeiro
Uberlândia, 6/12/2006

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Vendem-se explicações do Planeta dos Macacos de Rafael Lima


Mais Ana Elisa Ribeiro
Mais Acessadas de Ana Elisa Ribeiro em 2006
01. Digite seu nome no Google - 8/3/2006
02. Eu não uso brincos - 27/9/2006
03. Não quero encontrar você no Orkut - 8/2/2006
04. Poesia para os ouvidos e futebol de perebas - 7/6/2006
05. Ex-míope ou ficção científica? - 20/12/2006


Mais Especial 2000 Colunas
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
6/12/2006
11h45min
Leio você sempre, mas raramente me animo a deixar um "psiu" a título de comentário. Aproveitando o anzol da coluna de hoje, vou reler todos as colunas que você destacou. Vi que você assina de Uberlândia. A menção a Uberlândia, aonde estive no último fim-de-semana e onde vivi dos 18 aos 36 anos, me remete a lembranças proustianas.
[Leia outros Comentários de Tarlei ]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Nova Gramática do Português Contemporâneo
Celso Cunha
Nova Fronteira
(2001)



O Melhor Mineiro do Mundo
José Aparecido de Oliveira
Realeiro



Diabetes de a a Z
Olavo Antonio Brito (tradução)
Jsn
(1998)



Livro Administração Desmitificando o Aprendizado Organizacional
Eduardo Guaragna
Qualitymark
(2007)



Medo e Ousadia: o Cotidiano do Professor
Paulo Freire
Paz E Terra
(1987)



Os eleitos
Tom Wolfe
Rocco
(1992)



Aqui e Acolá - a Psiquiatria nos Dois Planos da Vida
Roberto Silveira
Folha Carioca
(1984)



Livro Administração Investimentos Como Administrar Melhor Seu Dinheiro
Mauro Halfeld
Fundamento
(2001)



Aglomerantes Rígidos
Joao Fulgencio de Paula
Ufmg
(1966)



Histórias da História de São Paulo
Raimundo de Menezes
Melhoramentos
(1954)





busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês