A terra da bruma, de Arthur Conan Doyle | Ricardo de Mattos | Digestivo Cultural

busca | avançada
41111 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Inscrições abertas para o Festival de Cinema de Três Passos
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Dias de Sombra e de Luz
>>> Entrevista com Pedro Doria
>>> Dona do Umbigo
>>> Quem é (e o que faz) Julio Daio Borges
>>> A importância do nome das coisas
>>> A revista Bizz
>>> Temporada 2008 do Mozarteum Brasileiro
>>> O iPad muda tudo? #tcdisrupt
>>> Vida e morte do Correio da Manhã
>>> E a Holanda eliminou o Brasil
Mais Recentes
>>> O Belo Antonio de Vitaliano Brancati pela Círculo do Livro (2000)
>>> O Rei Arthur de Rosalind Kerven pela Companhia Das Letrinhas (2004)
>>> Livro Talhas Vazias Eles Não Têm Mais Vinho de Mariazinha pela Canção Nova (2024)
>>> Tomar A Vida Nas Proprias Mãos de Gudrun Burkhard pela Antroposofica (2000)
>>> Livro Dez Novas Competências Para Ensinar de Philippe Perrenoud tradução Patrícia Chittoni Ramos pela Artmed (2000)
>>> Medicina Ambulatorial de Kurt Kloetzel pela EPU (1999)
>>> A Consciência de Zeno de Italo Svevo pela Biblioteca Folha (2003)
>>> Livro 111 Questões Sobre A Terra E O Espaço de Isaac Asimov, traduzido por Ieda Moriya pela BestSeller, Círculo Do Livro
>>> 20000 Léguas Submarinas de Júlio Verne pela Companhia Das Letrinhas (2004)
>>> História do Cerco de Lisboa de José Saramago pela Folha de São Paulo (2003)
>>> Quem Tem Medo Da Física Quântica? de Ramayana Gazzinelli pela Ufmg (2013)
>>> A Tipologia De Jung - Nova Edição de Marie-louise Von Franz pela Cultrix (2016)
>>> Livro A Mão Amiga de Carlos Torres pela Vida E Consciência (2016)
>>> Química: Segundo Grau, Volume Um de Ricardo Feltre e Setsuo Yoshinaga pela Moderna (1977)
>>> Quando eu Voltar a Ser Criança de Janusz Korczak pela Círculo do Livro (1990)
>>> O Advento Do Algoritmo de David Berlinski pela Globo (2002)
>>> The essence of chaos de Edward Lorenz pela University Of Washington Press (1995)
>>> Livro Cake Boss Receitas E Técnicas Essenciais de Buddy Valastro pela Benvirá (2015)
>>> Livro Japão Guia Visual de Vários Autores pela Publifolha (2000)
>>> Livro The Mouse And The Motorcycle de Beverly Cleary, ilustrado por Jacqueline Rogers pela Harpercollins Publishers (2016)
>>> Drácula de Bram Stoker pela Companhia Das Letrinhas (2004)
>>> O Reverso da Medalha de Sidney Sheldon pela Círculo do Livro (1987)
>>> Razão Áurea de Mario Livio pela Record (2006)
>>> Fontamara de Ignazio Silone pela Berlendis e Vertecchia Editores (2003)
>>> O Fim Do Brasil: A Crise Da Economia, Os Bastidores Da Censura, A Proteção Do Seu Patrimônio de Felipe Miranda pela Escrituras (2014)
COLUNAS

Segunda-feira, 24/11/2014
A terra da bruma, de Arthur Conan Doyle
Ricardo de Mattos
+ de 4300 Acessos

"Olhos tão habituados às sombras, como os nossos, dificilmente conseguirão dizer se sua luz era a luz de uma vela ou a de um sol resplandecente. Mas tal avaliação objetiva me parece uma questão de importância secundária que pode ser seguramente legada à posteridade" (Hannah Arendt).

Perdoa-nos, leitor, por trazermos novamente a esta coluna a degustação de outra obra de cunho espiritual. Que podemos fazer si adentramos uma livraria e um livro está posicionado provocativamente à nossa frente? Ou si folheamos um jornal ou revista e uma resenha ou nota parecem laçar nossos olhos? Diversas vezes comentamos que, despertado nosso interesse sobre determinado assunto, livros e outros materiais de estudo caem sob nossa vista ou são colocados em nossas mãos. A exemplo disso, nos últimos meses, fizemos despreocupadas pesquisas sobre psicopatia. Caso fôssemos adquirir todos os livros com os quais já nos deparamos a respeito deste transtorno de personalidade, precisaríamos de uma renda com destinação específica. Esperamos que não seja um convite ao autoconhecimento...

Abrimos uma revista e lá estava a nota apresentando A terra da bruma, de Arthur Conan Doyle. O criador de Sherlock Holmes envolveu-se até o pescoço e além com o Novo Espiritualismo, doutrina espiritual semelhante ao Espiritismo. Embora as duas doutrinas compartilhem a convicção da sobrevivência do espírito à morte do corpo físico, há diferenças práticas e teóricas consideráveis. Primeiro, o Novo Espiritualismo desenvolveu-se nos países de língua inglesa, ao passo que o Espiritismo nasceu na França e consolidou-se no Brasil. Durante décadas do século XIX e XX, cremos que ambos disseminaram-se pela Europa sem grandes distinções conceituais, o que levou alguns estudiosos a denominarem espíritas aqueles que seriam mais simpáticos à corrente anglófona.

Fala-se em Novo Espiritualismo não apenas em oposição ao materialismo, como afirmou Kardec ao estabelecer o termo "Espiritismo", mas também pela intenção dos primeiros envolvidos de rever os dogmas e doutrinas das igrejas existentes - católica, luterana, anglicana - em consonância com as descobertas das então chamadas "pesquisas psíquicas". Ao contrário do Espiritismo, o Novo Espiritualismo não conta, até onde sabemos, com uma base doutrinária sistematizada - a Codificação de Kardec -, é indiferente à prática mediúnica profissionalizada e pretendeu formar igrejas. Sobretudo, a questão da reencarnação não é ponto pacífico entre os novos-espiritualistas. Estas diferenças parecem ter escapado à tradução, que do começo ao fim fala em "espíritas" e sequer menciona Allan Kardec. Não fazemos aqui uma crítica, mas apenas apresentamos a necessária distinção para que eventual recém-chegado possa escolher onde sentar-se.

Conan Doyle escreveu um livro bem amplo e completo a respeito dos movimentos baseados nas pesquisas psíquicas. Este livro ganhou duas traduções no Brasil. A mais antiga desconsiderou a diferenciação que apresentamos acima e intitulou sua tradução como A História do Espiritismo. Lançada no ano passado pela Federação Espírita Brasileira, a tradução recente é mais fiel: A História do Espiritualismo: de Swedenborg ao início do século XX. Nesta História, Kardec é apresentado no capítulo sobre o espiritualismo francês, alemão e italiano. Mencionamos outro opúsculo do autor, A nova revelação, meritória por ser uma apresentação resumida e por conter, na edição nacional, consistente apresentação biográfica e bibliográfica do criador do famoso detetive.

Embora Sherlock Holmes seja seu personagem mais famoso e suas histórias as mais divulgadas, Conan Doyle foi autor de vasta obra. Cinco trabalhos envolvem o irritadiço professor George Edward Challenger. Três deles acabam de chegar ao Brasil, sendo A terra da bruma o prato principal, acompanhado dos contos Quando o mundo gritou e A máquina de desintegração. Todavia, até onde pudemos verificar, o envolvimento de Challenger com o espiritualismo é tratado apenas n'A terra da bruma, sendo que os demais aproximam-se de Jules Verne.

A editora que trouxe Challenger ao público brasileiro é a mesma que já havia trazido a edição "definitiva" dos romances e contos em que Holmes e Watson são os personagens principais, edição organizada e anotada pelo advogado norte-americano Leslie Klinger. Não somos exatamente amigos das notas de rodapé, mas Klinger conseguiu fazer um trabalho excepcional e, inclusive neste aspecto, a editora manteve a qualidade do trabalho.

Excelente este livro de Conan Doyle, escrito em 1926. Realista e honesto, poderíamos acrescentar ainda o adjetivo "corajoso". Realista, pois apresenta o panorama bem amplo do movimento espiritualista iniciado no século anterior e já ramificado em vertentes no que diz respeito a aspectos práticos e teóricos. Honesto, pois dos lábios dos personagens saem não apenas loas à nova revelação, mas também os aspectos contestados e os argumentos dos opositores. Na verdade, a par dos críticos sistemáticos havia - e há - aqueles que apenas desejavam maiores e mais racionais evidências a respeito de temas tão impactantes relativos à existência humana. Corajoso, enfim, pois o público conquistado por Sherlock poderia dispersar-se em decorrência das obras espiritualistas.

Verificarmos que n'A terra da bruma o professor Challenger aparece esperneando no começo e depara-se com fatos incontestáveis no final. Com muito tato, Conan Doyle não leva a uma conversão teatral o personagem cujo ceticismo fora mencionado reiteradas vezes. Não se trata de um Abraham van Helsing, que mergulha de cabeça no assunto em busca de solução para aquilo que o instiga. Na verdade, o personagem mais atuante é o jornalista Edward Malone. Visando completar uma série de artigos sobre as religiões estabelecidas na Inglaterra, ele visita os locais onde o Novo-Espiritualismo desenvolvia-se e acaba envolvido pelo que presencia e para o que ele não encontra explicações científicas. É por meio do périplo de Malone que Conan Doyle apresenta ao leitor as sessões públicas de clarividência e de clariaudiência, com seus acertos e seus equívocos; as sessões particulares de materialização por meio do ectoplasma; a questão das casas assombradas; os abusos cometidos pelas pessoas, médiuns ou não, que visavam promover-se por meio de efeitos psíquicos ou de meras fraudes; as pesquisas realizadas no Instituto de Metapsíquica de Paris... Conan Doyle põe em cena autores cujas obras encontram-se em nossas estantes, como Flammarion, Lombroso e Richet, permitindo-nos imaginar, até mesmo visualizar, seu trânsito na época.

A terra da bruma impressiono-nos por mostrar que muitos pontos parecem ter sido apenas transportados da Inglaterra do final do século XIX e começo do século XX para nosso terreno atual. Primeiro, a contestação e rejeição genéricas da comunidade científica aos fatos, quase sempre sem presenciá-los nem deter-se sobre eles e sobre o que já foi estudado, hábito que conhecemos de leitura e de testemunho pessoal. Segundo, as dificuldades dos pesquisadores - leigos ou não - com pessoas que se apresentam como médiuns e que acabam ridicularizando algo de tamanha importância. Nossa experiência mesma faz-nos desconfiar que nossa Carmela seja médium de maior potencial que dois ou três indivíduos tendo chilique ao nosso lado. Contudo, diante de certas comunicações, temos certeza de que alguém nos acena do outro lado do "véu".


Ricardo de Mattos
Taubaté, 24/11/2014

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Conselhos para jovens escritores de Isabel Furini


Mais Ricardo de Mattos
Mais Acessadas de Ricardo de Mattos em 2014
01. Memórias de um caçador, de Ivan Turguêniev - 17/3/2014
02. Sobre a Umbanda e o Candomblé - 23/6/2014
03. As Vacas de Stalin, de Sofi Oksanen - 10/2/2014
04. Lares & Lugares - 18/8/2014
05. Por que o mundo existe?, de Jim Holt - 28/4/2014


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Gestão Integrada Em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente
Alice Itani e Outros (organizadores)
Olho DÁgua
(2008)



Muito além do que sonhe
Isadora Ribeiro
Nacional
(2022)



Depois a Louca Sou Eu
Tati Bernardi
Companhia das Letras
(2016)



Degas - los grandes genios del arte
Carlos Reyero
El Mundo
(2003)



Freud - Ética e Metafísica - o Que Ele Não Explicou
Olindo A. Pegoraro
Vozes
(2008)



Homo Sapiens Sexualis
Marcelo Frazão e Paulo Villela
Villa Olívia
(2015)



O Cacador De Pipas
Khaled Hosseini
Globo
(2013)



Londres + mapas rough guides
Guia visual
Publifolha
(2007)



Caderno de Prática Forense -recursos Sentença e Coisa Julgada
Sugestões Literarias
Sugestões Literarias



Ágora - estudos em teoria psicanalítica
Vários Autores
Contra Capa
(2006)





busca | avançada
41111 visitas/dia
2,0 milhões/mês