COLUNAS
Quinta-feira,
27/2/2020
Colunas
Colunistas
 |
|
Crônica à la Caio Fernando Abreu
>>> Uma crônica à la Caio Fernando Abreu deve ter uma janela aberta para alguma rua em que um casal de namorados brigue ou que uma mulher lave uma vitrina de uma loja de bicicletas. Daqui deste vidro, não há ninguém, não há ódio; mas também não há amor — há um sentido frio de direção onde corta um trem, onde uma construção repousa, onde um corpo ressona, onde um navio geme por detrás de passadas neblinas.
por Elisa Andrade Buzzo
Leia
Mais
|
Championship Vinyl - a pequena loja de discos
>>> Se você é daqueles que julgam os livros pela capa, provavelmente, não leu Alta fidelidade, premiado romance dos anos 1990 de Nick Hornby. O problema da edição que tenho aqui é que ela traz a silhueta estilizada de dois CDs, além do título e do nome do autor, claro. Certo, mas e daí? Daí que quem lê o romance, cujo protagonista tem uma loja de discos de vinil, não vai encontrar CDs lá, mas discos, discos e mais discos.
por Renato Alessandro dos Santos
Leia
Mais
|
Relatório de compra
>>> A bandidagem, em ritmo de fuga de presídio, passou sem nos molestar, embora minha adrenalina não soubesse de nada disso. Morri e vivi de novo. Depois de não ver mais as costas daqueles homens, liguei para a polícia e fiz um relato bem mais rápido e bem mais direto do que este, mais realista, talvez. Fui ao caixa, onde duas meninas já estavam de volta, atônitas, comprei ainda uma corujinha de metal e voltei para casa, sã e salva.
por Ana Elisa Ribeiro
Leia
Mais
|
O palhaço no poder
>>> Com algum atraso, assisti ao filme Coringa (Joker, 2019), dirigido por Todd Phillips e protagonizado por Joaquin Phoenix. A película, que estreou vencendo o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, acumula o maior número de indicações ao Oscar deste ano, sendo nomeado 11 vezes. E, independente do resultado na cerimônia do dia 09 de fevereiro, a produção é um dos maiores sucessos de 2019, visto que, com custo relativamente baixo, faturou mais de US$ 1 bilhão.
por Luís Fernando Amâncio
Leia
Mais
|
A medida do sucesso
>>> Já falei aqui (em "Afinidade, maestria e demanda") que cabe a nós buscar algo que gostemos de fazer, e cuja execução dominemos, e que se possível nos ajude a viver (no sentido financeiro). Falei também (em "O que te move?") que não pauto minhas ações pela busca de audiência, mas sim por buscar destacar o que, a meu ver, merece tal destaque. Volto a refletir publicamente sobre estes temas a propósito de decisões que tomei a partir do último trimestre de 2019.
por Fabio Gomes
Leia
Mais
|
Tecnologias e borboletas
>>> Investi alguns anos, muitos finais de semana e alguns litros de lágrimas para escrever uma tese acadêmica ultrapassada. Vejam só onde vamos dar: com os burros n'água da obsolescência - programada. É que escrevi, por alguns anos, e defendi, em um ensolarado março de 2008, uma tese de doutorado sobre "tecnologias da informação e da comunicação", um rol de coisas que, então, com menos pudor, atendiam também pela sigla TIC.
por Ana Elisa Ribeiro
Leia
Mais
|
Paisagem interna agreste
>>> Deixar o oceano, para encontrar um rio, que é mar, um mar, que é rio e nenhuma das duas coisas, só um estranho e calmo azul habitado por um navio abandonado, num cais esquecido. Esquecer as ondulações calmas, as estrias de água azul-turquesa, a espuma esbravejando calma nas rochas feridas, a agreste vegetação rasteira sagrense. Olvidar o azul mixado ao amêndoa, entornado por uma moldura de algas marinhas castanhas ondulejando, como pestanas vivas e comunicativas.
por Elisa Andrade Buzzo
Leia
Mais
|
Ler, investir, gestar
>>> É uma infelicidade que as pessoas disponham de tempo para muitas coisas e não para ler. Mas a ideia de que ler é uma certa cena, e não outras, também não ajuda. Há um tipo de aprendizagem que só chega via leitura. Não chega de outro jeito. Pode haver traduções, adaptações, resumos, sinopses, resenhas, adequações, mas é outra experiência, que exige outro investimento de corpo e mente.
por Ana Elisa Ribeiro
Leia
Mais
|
Notas confessionais de um angustiado (Final)
>>> Não digo que passo por um bloqueio criativo, mas estou numa fase da história em que não consigo pôr no papel o que tenho em mente ou anotado nas folhas de um caderno de capa azul, fragmentos soltos cujos motivos pelos quais anotei eu não lembro mais. O prazo é o maior motivador e desmotivador ao mesmo tempo. Sempre que sinto a aproximação da data da entrega, acabo sempre conseguindo concluir meus projetos de escrita.
por Cassionei Niches Petry
Leia
Mais
|
O feitiço do tempo
>>> Entender a proposta do romance é abrir-se aos mistérios tantas vezes propalados na modernidade com base naquela notória frase do bardo, aquela, calcada na vã filosofia dos céticos. Não é estragar a surpresa, mas toda a carpintaria da obra é construída com base no que há de inexplicável, de estranho entre o céu e a terra, num mistério cuja chave remete tanto a Shakespeare como a Cervantes.
por Renato Alessandro dos Santos
Leia
Mais
|
Coisa Mais Linda
>>> Curso sobre Tom Jobim, na Universidade George Mason, em Arlington, Virginia. Não se trata de currículo regular, de graduação. Faz parte do Encore Learning, cursos de "alta qualidade acadêmica". como informa sua webpage, destinados a pessoas com mais de 50 anos que queiram se dedicar aos prazeres do estudo, sem ter como objetivo títulos e diplomas. O menu oferecido é abrangente e irresistível.
por Marilia Mota Silva
Leia
Mais
|
Entrevista com Gerald Thomas
>>> O dramaturgo e encenador Gerald Thomas lançou o livro Um Circo de Rins e Fígados, com grande parte dos textos de suas peças (mais de 20 entre as mais de 80 peças que criou). O livro foi publicado pela editora do SESC e vem acompanhado de parte da fortuna crítica e de excelentes ensaios que aprofundam uma leitura de seu teatro. Entre os ensaístas estão Danilo Santos de Miranda, Adriana Maciel, Dirceu Alves Jr. e Flora Süssekind.
por Jardel Dias Cavalcanti
Leia
Mais
|
Meu Sagarana
>>> Terminei de ler Sagarana faz dois anos. Foram semanas dedicadas às novelas - e, não, em sua maioria, contos, como lembra Paulo Rónai; também não foi - cada uma - nenhum bicho de sete cabeças. Nada disso. Pelo contrário; no meu caso, a cada semana, meus alunos leram uma estória (vai) de Sagarana e, para discuti-las com eles, fui lendo também, e, então, a peleja chegou ao fim.
por Renato Alessandro dos Santos
Leia
Mais
|
Melhor que muito casamento
>>> Estou aqui há 16 anos. Aqui, sim, nesta coluna. Nem sempre na sexta-feira, mas talvez mais nela do que em outros dias da semana. Sim, há 16 anos escrevo "crônicas" para o Digestivo, a convite do Julio Daio Borges, ou simplesmente Jui, atingindo leitores/as que raramente se revelam. De vez em quando se manifestam e ficam amigos, em raríssimos mas existentes casos.
por Ana Elisa Ribeiro
Leia
Mais
|
Houston, we have a problem
>>> Parecia um conto de fadas. A menina pobre que foi morar num castelo com um príncipe. O dragão morto. As armas. Os barões assinalados. Para viver feliz para sempre? Bem, esse tipo de coisa realmente não existe, existe? Mas, enquanto dura, é OK, tipo felicidade feito chama e tal. O problema era que o dragão não estava morto, o príncipe não era lá grande coisa e >>> Whitney Houston <<<, dando um piparote temporário na tristeza, tratou de cuidar do vozeirão que Deus, naqueles cinco minutos a mais que dispensou a ela, lhe deu.
por Renato Alessandro dos Santos
Leia
Mais
|
Julio Daio Borges
Editor
mais colunas
|
topo
|
|