Magia além do Photoshop | Isabel Furini | Digestivo Cultural

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A mulher madura
>>> As influências imorais
>>> Duas escritoras contemporâneas
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> BarCamp, Florianópolis - II
>>> Além do mais
>>> Pensando a retomada do cinema brasileiro
>>> Pulga na praça
>>> Arquiteto de massas sonoras
>>> Irmãos Amâncio
Mais Recentes
>>> Pesquisa Operacional Na Tomada De Decisoes: Modelagem Em Excel de Gerson Lachtermacher pela Ltc (2016)
>>> Estatística Aplicada: Economia, Administração E Contabilidade de John E. Freund pela Bookman (2006)
>>> 15 Poderes Que Mudam A Sua Vida de Lauro Trevisan pela Da Mente (2015)
>>> Microeconomia de Robert S. Pindyck; Daniel Rubinfeld pela Pearson (2013)
>>> La Ville Kaléidoscopique: Coordination Spatiale Et Convention Urbaine (french Edition) de Pedro Abramo pela Editions L'harmattan (1998)
>>> Ladinos e Crioulos de Edison Carneiro pela Fisicalbook (2022)
>>> Sensibilidades E Sociabilidades: Perspectivas De Pesquisa de Maria Madalena Queiroz pela Editora Da Ucg (2008)
>>> In The Shadow Of Olympus: The Emergence Of Macedon (princeton Paperbacks) de Eugene N. Borza pela Princeton University Press (1990)
>>> Why Not: Como Os Irmãos Joesley E Wesley, Da Jbs, Transformaram Um Açougue Em Goiás Na Maior Empresa De Carnes Do Mundo de Raquel Landim pela Intrínseca (2019)
>>> Beijada Por Um Anjo 4 de Elizabeth Chandler pela Editora Novo Conceito (2011)
>>> Introdução ao Direito Moderno de Alceu Amoroso Lima pela Loyola (2001)
>>> Ao sair do armário , entrei na velhice... de Murilo Peixoto da Mota pela Mobile (2014)
>>> Caminho, O: Diário Catequético E Espiritual Do Catequizando - Eucaristia 1 Etapa de Thiago Aparecido Faccini Paro pela Vozes (2014)
>>> Sujetos Colectivos, Estado Y Capitalismo En Uruguay Y América Latina: Perspectivas Críticas de Yamandú Acosta, Alejandro Casas, Oscar Mañán, Virginia Rossi pela Trilce (2014)
>>> Sangue De Tinta (portuguese) de Cornelia Funke pela Seguinte (2013)
>>> Adobe Golive 5 Bible de Deborah Shadovitz pela Wiley (2000)
>>> O Humanos Antes Da Humanidade de Robert Foley pela Unesp (2003)
>>> A Substituição Do Trabalho Vivo Pelo Trabalho Morto: Um Estudo De Caso: A Substituição Da Trabalho Vivo Pelo Trabalho Morto Nas Organizações, Seria Uma Tendência? de Edison Ferreira, Jean-pierre Marras pela Novas Edições Acadêmicas (2015)
>>> Travessias por ;Africa de Maria João Castro pela Across (2020)
>>> Children On The Streets Of The Americas: Globalization, Homelessness And Education In The United States, Brazil, And Cuba de R. Mickelson pela Routledge (2000)
>>> Introdução a Semântica: brincando Com a Gramática 7ª Edição de Rodolfo Ilari pela Contexo (2007)
>>> Global Culture: Media, Arts, Policy, And Globalization de Diana Crane pela Routledge (2002)
>>> Politica Cultural No Brasil, 2002-2006: Acompanhamento E Analise de Frederico Barbosa Da Silva pela Ministério Da Cultura (2007)
>>> Cyberspace: The Human Dimension de David B. Whittle pela W. H. Freeman (1996)
>>> Matematica E Realidade - 9 Ano de Gelson Iezzi E Osvaldo Dolce pela Atual (2021)
COLUNAS >>> Especial Digestivo 10 Anos

Terça-feira, 5/10/2010
Magia além do Photoshop
Isabel Furini
+ de 4600 Acessos
+ 2 Comentário(s)

Conta-se que os homens antigos desejosos de conhecer o universo observavam o céu e uniam conjuntos de estrelas com fios invisíveis projetando formas conhecidas. Assim nasceu, por exemplo, a constelação de Escorpião. Nessa constelação eles imaginavam a forma desse artrópode. O homem primitivo imaginava, sonhava, poetizava o mundo. Talvez por isso o refrão: "De poeta e de louco, todo mundo tem um pouco".

A contemporaneidade deu um passo à frente e hoje podemos dizer que: "de blogueiro, de poeta e de louco, todo mundo tem um pouco". Vejamos o caso do Digestivo Cultural, conhecido como DC. O colunista ou colaborador decide escrever uma crônica, ele pode começar com uma notícia de jornal, com a análise de uma frase ou de um livro, mas, para se transformar em crônica, para dar forma determinada ao texto, o escritor precisa unir fios invisíveis das estrelas imaginárias, como os de uma constelação.

O cronista mostrará aspectos diferentes da notícia, poderá argumentar, comentar, ironizar, enfim, estender um fio entre o acontecimento e o modo de vida da sociedade, ou entre o acontecimento e a natureza humana. Esse também é um dos principais objetivos do Digestivo Cultural, tentar colocar ordem no caos dos acontecimentos, nas galáxias culturais. Observar a cultura do ângulo de quem escreve pelo prazer de escrever. Dos apaixonados pelas letras.

Já são dez anos de forte paixão. De lutas, estratégias, caminhos... alguns socos no nariz, não duvido, e reconhecimento também. Como bem falava Platão, a vida é uma mistura do um e do outro.

Por exemplo, eu "curto" as crônicas de Gian Danton. Achei corajoso ele defender Paulo Coelho ("O mago"), o escritor mais esculhambado do Brasil; corajoso também revelar aquilo que a maioria conhece, mas raramente confessa: "O ódio on-line"; aplaudi, também, a coluna "Glauco: culpado ou inocente?", onde Gian, como um novo Quixote, arremete contra os gigantes e corajosamente dá um chute (falei chute, mas para ser honesta estou pensando em pé-na-bunda) ― contra a novelinha cor de rosa que a imprensa inventou com referência a um assassino, o Cadu, jogando a culpa no chá do Santo Daime, como se todos os que tomam esse chá saíssem por aí matando pessoas. E isso nos faz refletir sobre o fato de que a imprensa pode criar heróis falsos, cultuar falsos ídolos, ou seja, muitas vezes, a imprensa entorta o caminho da informação. E de repente um cara decide falar uma verdade e o DC publica, assim, sem cortes...

Isso ajuda a também refletir sobre a condição do homem, que, como já disse Nietzsche, balança sobre uma corda tendida no abismo, ou, como afirmou Hume, está sempre entre a saúde e a doença, entre a alegria e a tristeza, entre o amor e o ódio, entre a vida e a morte. Seres humanos balançando sobre uma corda podem ter uma vida sem tropeços, sem assuntos irresolvidos, sem traumas? É nesse momento que o homem, ser social, participante de uma sociedade que pune os membros mais fracos (ninguém gosta de obesos, velhos caducos, nem pessoas com problemas, a maioria é gentil com eles, mas zombam deles quando os holofotes são desligados), expõe o lado escuro.

E isso revela muito do homem atual, que é um desconhecido mascarado. São muitas máscaras e uma das mais convincentes é a máscara "pessoa bem resolvida ou completamente resolvida", quase inumana, digamos. Um ser humano para ser "completamente resolvido" deveria estar morto, brinca um cronista. Porque a cada passo surgem novos problemas (desculpem, sejamos mais otimistas: surgem novos desafios). Esse é o modelo positivo do início do século XXI, chamado "o homem bem resolvido". Uma espécie de homem passado pelo Photoshop. Quase uma estrela de novela, que só existe na cabeça dos telespectadores e do roteirista. Sabemos que o verdadeiro homem é aquele exposto no texto "Freud e a mente humana", do editor do Digestivo, Julio Borges.

Hoje "o sujeito bem resolvido" pode estar forte, com sua máscara fortalecida, mas, tarde ou cedo, terá um momento de mau humor, de fraqueza, uma noite mal dormida, uma dor de dente, um pouco de depressão, sei lá... alguma coisa que mostre que ele também é humano.

Talvez por isso sejamos apaixonados por super-heróis, mas Superman e o senhor Spock, nasceram em outros planetas, seus genes são outros ― que não humanos. Podem ser super poderosos ou incapazes de emoções. O senhor Spock nunca teve conflitos entre razão e emoção. Um ser humano incapaz de emoções tem grandes chances de ser um psicopata.

Essa fascinação que exerce a ideia de um sujeito guiar-se só pela lógica, sem reações instintivas, nem emocionais encantava a plateia da época do seriado Star Trek, e o ator Leonard Nimoy, o Dr. Spock, disse em entrevista que recebia cartas de amor de muitas telespectadoras.

Longe do Dr. Spock, o homem de Nietzsche caminhando numa corda tendida no abismo não pode ter uma vida tão simples, nem o homem de Freud, com seu id pulsando para expressar-se e o superego tentando reprimir os impulsos. O ser humano é difícil de entender porque é uma amálgama de emoção e razão. E o Digestivo Cultural muitas vezes é difícil de digerir porque mostra o homem sem máscaras, a vida sem Photoshop como, por exemplo, o chocante "Confissões de um escritor", de Charles Kiefer, onde o autor parece querer acordar os novos autores, esclarecendo que escrever não é só glamour, não!

Mas a vida tem risos e lágrimas. O mundo continua a ser um grande teatro. Pessoalmente, tive um momento de alegria ao ver "Instantes: a história do poema que não é de Borges", de minha autoria, publicado no Digestivo. E até fiquei ansiosa como uma adolescente para ver quantos acessos teria. Ao final, ter muitos leitores não é só um sonho de Paulo Coelho, é um sonho de quase todos os escritores. Ninguém quer falar no deserto, nem ser um Robinson Crusoé. Queremos falar, ou escrever, para seres vivos que pensam, sentem, e podem emocionar-se com nossas ideias. E, em última instância, o sentido do DC é esse mesmo, aproximar o escritor do leitor, para que ambos possam compartilhar da magia de pensar e sentir. A magia de ser humano.


Isabel Furini
Curitiba, 5/10/2010

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Nuvem Negra* de Marilia Mota Silva
02. Mulheres, homens e outros insetos de Ana Elisa Ribeiro
03. Religião prêt-à-porter de Verônica Mambrini
04. O futuro político do Brasil de Adriano Maesano
05. A Esfinge do Rock de Martim Vasques da Cunha


Mais Isabel Furini
Mais Especial Digestivo 10 Anos
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
5/10/2010
13h09min
Ser Humano! Ou serzinho completo de imperfeições, incertezas e dúvidas. Somos um eterno produto inacabado, uma obra sem fim...
[Leia outros Comentários de Luciano]
6/10/2010
04h40min
Como é reconfortante ler e saber que não somos os únicos que num mundo de "perfeitos" sentimo-nos muitas vezes diminuídos e solitários. E acho que é só através da escrita é que nos sentimos mais próximos, quando identificamos em uma crônica de outro um sentimento que também é nosso. Parabéns, lindo!
[Leia outros Comentários de Alessandra Magalhães]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Direito Empresarial na Ótica de uma Fundação
Ana Paula de Albuquerque Grillo
Educ
(2015)



Clássicos de Ouro: Chapeuzinho Vermelho
Brasileitura
Brasileitura



Neruda A Hamlet
Delia María De Césaris
Grupo Santillana (paradidaticos) - Moderna
(2005)



Quem Pegou uma Ponta do Meu Chapéu de Três Pontas Que Agora ...
Cesar Cardoso
Gaivota
(2013)



Trabalhar por Conta Própria
José Augusto Minarelli
Gente
(1997)



Brás Bexiga e Barra Funda
Alcântara Machado
Sol
(1989)



1602 - 4 Volumes
Neil Gaiman, Andy Kubert, Richard Isanove
Panini Comics



131-d Linhares - Memorial da Prisão Política (autografado)
Gilney Amorim Viana
O Lutador
(1979)



Dano Moral, de Clayton Reis, Editora Forense, 4ª Ed. (1998)
Clayton Reis
Não Informada
(2001)



O País dos Cegos e Outras Histórias
H. G. Wells/ Braulio Tavares
Alfaguara Brasil
(2014)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês