Magia além do Photoshop | Isabel Furini | Digestivo Cultural

busca | avançada
90548 visitas/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Escritor e diplomata Ricardo Bernhard lança obra pela editora Reformatório
>>> Teatro Portátil chega a São Paulo gratuitamente com o espetáculo “Bichos do Brasil”
>>> Platore - Rede social para atores
>>> João do Rio e Chiquinha Gonzaga brilham no Rio durante a Belle Époque
>>> Espelhos D'Água de Vera Reichert na CAIXA Cultural São Paulo
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> The Piper's Call de David Gilmour (2024)
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
Últimos Posts
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> I was terrified
>>> Ar do palco, ou o xadrez nos tempos da Guerra Fria
>>> Curiosidades da Idade Média
>>> Zastrozzi
>>> A Web matando a velha mídia
>>> Como resenhar sem ler o livro
>>> 12 de Maio #digestivo10anos
>>> O Twitter e as minhas escolhas
>>> Terça Insana, o segundo DVD
>>> Coisas Frágeis
Mais Recentes
>>> Livro Dieta Nota 10 de Dr. Guilherme De Azevedo Ribeiro pela Bertrand (2013)
>>> Livro Diversidade Biológica e Conhecimento Tradicional Associado de Paulo de Bessa Antunes pela Lumen (2002)
>>> Livro Deficiência & Competência : Programa de Inclusão de Pessoas Portadoras de Deficiência Nas Ações Educacionais do Senac de Vários pela Senac (2002)
>>> Livro Crianças, Adolescentes e Aids: Abra esse diálogo de Elizabete Franco Cruz e César Abadia-Barreto pela Fórum (2005)
>>> Livro Dicionário de Educação Física e do Esporte de Valdir J. Barbanti pela Manole (1994)
>>> Livro Que As Mulheres Querem de Susan Maushart pela Melhoramentos (2006)
>>> Livro Perícias em Arbitragem de Francisco Maia Neto e Flávio Fernando de Figueiredo pela Leud (2012)
>>> The Snail And The Whale de Julia Donaldson pela Puffin Books (2006)
>>> Voices In The Park de Anthony Browne pela Dk Children (2001)
>>> LIVRO - Distrai ou Destrói? de Dr. Haroldo Shryock pela Casa Publicadora Brasileira (1992)
>>> A Fantástica Máquina Dos Bichos de Ruth Rocha pela Salamandra (2009)
>>> Histórias Do Xingu de Claudio Villas Boas pela Companhia Das Letrinhas (2013)
>>> Ferias Na Antartica de Tamara Laura pela Grao (2014)
>>> Diario Encantado de Patten Brian pela Brinque book (1998)
>>> Menino Brinca De Boneca? de Marcos Ribeiro pela Moderna (2001)
>>> Pra Que Serve de Ruth Rocha pela Salamandra (2010)
>>> Listas Fabulosas de Eva Furnari pela Moderna (2013)
>>> Flor Do Quilombo de Sirlene Jacquie De Paula Silva pela Letra Livre (2004)
>>> Matemática Essencial de Patricia Moreno Pataro pela Scipione (2019)
>>> Diagnóstico Clinico E Laboratorial Em Alergia de Fábio F. Morato Castro pela Manole (2012)
>>> Dicionário Proust de Carlos Augusto Silva pela Ucg (2009)
>>> Manual De Marketing Em Mídias Sociais de Darren Barefoot, Julie Szabo pela Novatec (2010)
>>> Responsabilidade Tributária na Sucessao de Souza, Schneider, Pugliese e Sztokfisz pela Mp (2013)
>>> Ética E Responsabilidade Social Nas Empresas de Harvard pela Campus (2005)
>>> Depois Do Sol de Ignácio De Loyola Brandão pela Global (2014)
COLUNAS >>> Especial Digestivo 10 Anos

Terça-feira, 5/10/2010
Magia além do Photoshop
Isabel Furini
+ de 4400 Acessos
+ 2 Comentário(s)

Conta-se que os homens antigos desejosos de conhecer o universo observavam o céu e uniam conjuntos de estrelas com fios invisíveis projetando formas conhecidas. Assim nasceu, por exemplo, a constelação de Escorpião. Nessa constelação eles imaginavam a forma desse artrópode. O homem primitivo imaginava, sonhava, poetizava o mundo. Talvez por isso o refrão: "De poeta e de louco, todo mundo tem um pouco".

A contemporaneidade deu um passo à frente e hoje podemos dizer que: "de blogueiro, de poeta e de louco, todo mundo tem um pouco". Vejamos o caso do Digestivo Cultural, conhecido como DC. O colunista ou colaborador decide escrever uma crônica, ele pode começar com uma notícia de jornal, com a análise de uma frase ou de um livro, mas, para se transformar em crônica, para dar forma determinada ao texto, o escritor precisa unir fios invisíveis das estrelas imaginárias, como os de uma constelação.

O cronista mostrará aspectos diferentes da notícia, poderá argumentar, comentar, ironizar, enfim, estender um fio entre o acontecimento e o modo de vida da sociedade, ou entre o acontecimento e a natureza humana. Esse também é um dos principais objetivos do Digestivo Cultural, tentar colocar ordem no caos dos acontecimentos, nas galáxias culturais. Observar a cultura do ângulo de quem escreve pelo prazer de escrever. Dos apaixonados pelas letras.

Já são dez anos de forte paixão. De lutas, estratégias, caminhos... alguns socos no nariz, não duvido, e reconhecimento também. Como bem falava Platão, a vida é uma mistura do um e do outro.

Por exemplo, eu "curto" as crônicas de Gian Danton. Achei corajoso ele defender Paulo Coelho ("O mago"), o escritor mais esculhambado do Brasil; corajoso também revelar aquilo que a maioria conhece, mas raramente confessa: "O ódio on-line"; aplaudi, também, a coluna "Glauco: culpado ou inocente?", onde Gian, como um novo Quixote, arremete contra os gigantes e corajosamente dá um chute (falei chute, mas para ser honesta estou pensando em pé-na-bunda) ― contra a novelinha cor de rosa que a imprensa inventou com referência a um assassino, o Cadu, jogando a culpa no chá do Santo Daime, como se todos os que tomam esse chá saíssem por aí matando pessoas. E isso nos faz refletir sobre o fato de que a imprensa pode criar heróis falsos, cultuar falsos ídolos, ou seja, muitas vezes, a imprensa entorta o caminho da informação. E de repente um cara decide falar uma verdade e o DC publica, assim, sem cortes...

Isso ajuda a também refletir sobre a condição do homem, que, como já disse Nietzsche, balança sobre uma corda tendida no abismo, ou, como afirmou Hume, está sempre entre a saúde e a doença, entre a alegria e a tristeza, entre o amor e o ódio, entre a vida e a morte. Seres humanos balançando sobre uma corda podem ter uma vida sem tropeços, sem assuntos irresolvidos, sem traumas? É nesse momento que o homem, ser social, participante de uma sociedade que pune os membros mais fracos (ninguém gosta de obesos, velhos caducos, nem pessoas com problemas, a maioria é gentil com eles, mas zombam deles quando os holofotes são desligados), expõe o lado escuro.

E isso revela muito do homem atual, que é um desconhecido mascarado. São muitas máscaras e uma das mais convincentes é a máscara "pessoa bem resolvida ou completamente resolvida", quase inumana, digamos. Um ser humano para ser "completamente resolvido" deveria estar morto, brinca um cronista. Porque a cada passo surgem novos problemas (desculpem, sejamos mais otimistas: surgem novos desafios). Esse é o modelo positivo do início do século XXI, chamado "o homem bem resolvido". Uma espécie de homem passado pelo Photoshop. Quase uma estrela de novela, que só existe na cabeça dos telespectadores e do roteirista. Sabemos que o verdadeiro homem é aquele exposto no texto "Freud e a mente humana", do editor do Digestivo, Julio Borges.

Hoje "o sujeito bem resolvido" pode estar forte, com sua máscara fortalecida, mas, tarde ou cedo, terá um momento de mau humor, de fraqueza, uma noite mal dormida, uma dor de dente, um pouco de depressão, sei lá... alguma coisa que mostre que ele também é humano.

Talvez por isso sejamos apaixonados por super-heróis, mas Superman e o senhor Spock, nasceram em outros planetas, seus genes são outros ― que não humanos. Podem ser super poderosos ou incapazes de emoções. O senhor Spock nunca teve conflitos entre razão e emoção. Um ser humano incapaz de emoções tem grandes chances de ser um psicopata.

Essa fascinação que exerce a ideia de um sujeito guiar-se só pela lógica, sem reações instintivas, nem emocionais encantava a plateia da época do seriado Star Trek, e o ator Leonard Nimoy, o Dr. Spock, disse em entrevista que recebia cartas de amor de muitas telespectadoras.

Longe do Dr. Spock, o homem de Nietzsche caminhando numa corda tendida no abismo não pode ter uma vida tão simples, nem o homem de Freud, com seu id pulsando para expressar-se e o superego tentando reprimir os impulsos. O ser humano é difícil de entender porque é uma amálgama de emoção e razão. E o Digestivo Cultural muitas vezes é difícil de digerir porque mostra o homem sem máscaras, a vida sem Photoshop como, por exemplo, o chocante "Confissões de um escritor", de Charles Kiefer, onde o autor parece querer acordar os novos autores, esclarecendo que escrever não é só glamour, não!

Mas a vida tem risos e lágrimas. O mundo continua a ser um grande teatro. Pessoalmente, tive um momento de alegria ao ver "Instantes: a história do poema que não é de Borges", de minha autoria, publicado no Digestivo. E até fiquei ansiosa como uma adolescente para ver quantos acessos teria. Ao final, ter muitos leitores não é só um sonho de Paulo Coelho, é um sonho de quase todos os escritores. Ninguém quer falar no deserto, nem ser um Robinson Crusoé. Queremos falar, ou escrever, para seres vivos que pensam, sentem, e podem emocionar-se com nossas ideias. E, em última instância, o sentido do DC é esse mesmo, aproximar o escritor do leitor, para que ambos possam compartilhar da magia de pensar e sentir. A magia de ser humano.


Isabel Furini
Curitiba, 5/10/2010

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Assange: efeitos da internet em nosso cotidiano de Humberto Pereira da Silva


Mais Isabel Furini
Mais Especial Digestivo 10 Anos
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
5/10/2010
13h09min
Ser Humano! Ou serzinho completo de imperfeições, incertezas e dúvidas. Somos um eterno produto inacabado, uma obra sem fim...
[Leia outros Comentários de Luciano]
6/10/2010
04h40min
Como é reconfortante ler e saber que não somos os únicos que num mundo de "perfeitos" sentimo-nos muitas vezes diminuídos e solitários. E acho que é só através da escrita é que nos sentimos mais próximos, quando identificamos em uma crônica de outro um sentimento que também é nosso. Parabéns, lindo!
[Leia outros Comentários de Alessandra Magalhães]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




As estrelas se divertem
Heloisa Prieto
Moderna
(1999)



A Batalha do Apocalipse (Capa Dura)
Eduardo Spohr
Verus
(2010)



Sidetracked Home Executives: From Pigpen to Paradise
Pam Young, Peggy Jones
Warner Books
(1981)



Gafe Não é Pecado
Claudia Matarazzo
Melhoramentos
(1996)



Quardo Histórico da Província de São Paulo
J. J. Machado Doliveira
Governo do Estado de São Paulo
(1978)



I Want to Act Not Represent
Antonio Manuel
Apc
(2011)



Histórias de Shakespeare 1 382
Mary Lamb
Ática
(2006)



Livro Literatura Estrangeira Os Melhores Contos de Balzac
Balzac
Circulo do Livro



Making Wreaths
Pamela Westland
Chartwell Books
(1992)



Cenas de Amor Perdido
Antônio José de Moura
Record
(2006)





busca | avançada
90548 visitas/dia
2,4 milhões/mês