Digestivo nº 260 | Julio Daio Borges | Digestivo Cultural

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
>>> Expo. 'Unindo Vozes Contra a Violência de Gênero' no Conselho Federal da OAB
>>> Novo livro de Nélio Silzantov, semifinalista do Jabuti de 2023, aborda geração nos anos 90
>>> PinForPeace realiza visita à Exposição “A Tragédia do Holocausto”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Um poema de Yu Xuanji
>>> Fotografia
>>> Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas)
>>> Viver para contar - parte 2
>>> Ed Catmull por Jason Calacanis
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> Conduzinho Miss Maggie
>>> Relações de sangue
Mais Recentes
>>> Livro Como Ganhar Dinheiro no Mercado Financeiro Encontre o perfil de investidor adequado á sua personalidade Um guia para montar o seu plano de investimento de Raphael Paschoarelli pela Elsiever (2008)
>>> O Guia Essencial da Hipertensão de Associação Médica Americana pela Anima (2003)
>>> Livro Literatura Brasileira Flor de Vidro de Ana Suzuki pela Record (1987)
>>> Estrutura da Língua Portuguesa de Joaquim Mattoso Camara Jr. pela Vozes
>>> Livro Arquitetura Essências de Juhan Pallasmaa pela Gg (2018)
>>> Livro Espelho Cego de Robert Menasse pela Companhia Das Letras (2000)
>>> O Ar que Ele Respira de Brittainy C. Cherry pela Record (2016)
>>> Livro Literatura Brasileira Macunaíma de Mário de Andrade pela Villa Rica (2001)
>>> Divergente de Veronica Roth pela Rocco (2012)
>>> Livro Infanto Juvenis Dom Quixote O Cavaleiro da Triste Figura Série Reencontro de Miguel de Cervantes pela Scipione (1985)
>>> A Publicidade é um Cadáver que nos Sorri de Oliviero Toscani pela Ediouro (2005)
>>> Livro Auto Ajuda Sem Medo de Vencer de Roberto Shinyashiki pela Gente (1993)
>>> Livro Uma Aventura Legal: "Viajei 24 países com US$10 por dia." de Sérgio Motta pela Ediouro (1995)
>>> Desvendando Os Segredos Da Linguagem Corporal de Allan Pease - Barbara Pease pela Sextante (2005)
>>> Livro Literatura Brasileira Memórias de um Sargento de Milícias Série Bom Livro de Manuel Antônio de Almeida pela Atica (2001)
>>> Livro Literatura Estrangeira Educar para Submissão o Descondicionamento da Mulher de Elena Gianini Belotti pela Vozes (1985)
>>> Livro Cruzando Continentes de Richard Amante pela Pasavento (2017)
>>> Livro Literatura Brasileira A Casa das Quatro Luas de Josué Guimarães pela L&pm (1979)
>>> Livro Crianças De Grozni: Um Retrato Dos Orfãos Da Tchetchnia de Asne Seierstad pela Record (2008)
>>> Livro Infanto Juvenis Pollyanna de Eleanor H. Porter pela Nacional (1987)
>>> Livro Infanto Juvenis Pollyanna de Eleanor H. Porter pela Nacional (1987)
>>> Livro Reciclando A Maledicência - Educação Emocional pra a Promoção do Bem-Dizer de Bianca Ganuza pela Dufaux (2011)
>>> Michaelis Moderno Dicionario: English-portuguese / Portuguese-english de Michaelis H pela Melhoramentos (2000)
>>> Livro Letramento E Minorias de Ana Claudia Balieiro Lodi e Outros pela Mediacão (2009)
>>> Livro Apesar De Tudo . . . de Monica De Castro pelo Espírito Leonel pela Vida E Consciencia (2013)
DIGESTIVOS

Sexta-feira, 6/1/2006
Digestivo nº 260
Julio Daio Borges
+ de 4300 Acessos
+ 2 Comentário(s)




Literatura >>> Literatura em 2005
Os escritores brasileiros estão, como sempre, mal de situação, mas a literatura brasileira vai bem. Continuou assim em 2005. Mais fácil para os veteranos, que têm uma obra já por trás: Rubem Fonseca seguiu com seu Mandrake; João Ubaldo ganhou uma “seleta” pela Nova Aguilar; Hélio Pellegrino, graças ao impulso da neta, mereceu uma coletânea da espanhola Planeta e, ainda, um Arquivinho da Bem-te-vi; até Graciliano Ramos viu ressurgiu sua “infância”. Dos consagrados de fora: vimos García Márquez aparecer duas vezes, no original e na tradução; Coetzee continuou sendo sistematicamente editado pela Companhia das Letras, com destaque para Juventude, seu romance de formação; e mesmo John O’Hara, um best-seller esquecido dos Estados Unidos, mereceu atenção da José Olympio; fechamos o apanhado do exterior com Schopenhauer, pela Martins Fontes, descendo o sarrafo no ofício de escritor... Os jovens brasileiros, como é costume, penaram – mas deram as caras. Capitaneados, claro, pelos autores do Sul: Cardoso e Mojo (menos da literatura e mais da internet); os Fatais de Porto Alegre (incluindo o nosso Spalding); e o poeta dos poetas, Fabrício Carpinejar (não tão inspirado em 2005). Lutaram bravamente as escritoras, embora detestem, em literatura, o “feminino”: Ivana (já esteve melhor); Vera (pela trajetória); e Lívia (rumo à consagração). Dos que batalham, abertamente, por um lugar ao sol, restam ainda: o Yuri; o Miguel; e o Rodrigo. 2005 fez bonito na linha intermediária (dos que estão à beira do cânone): Milton Hatoum e José Nêumanne Pinto (este no Portugal Telecom). A Flip, como é praxe, dividiu gregos e troianos (ao vivo e depois). E, entre as publicações literárias, vale lembrar: a nova EntreLivros, o reformado Suplemento Literário de Minas Gerais e a revista Et Cetera (outra do Sul). 2006 não vai resolver o enigma dos Não-Leitores, mas vamos continuar tentando... [Comente esta Nota]
>>> Mais Literatura
 



Música >>> Música em 2005
Em 2005, no Brasil, resolveram redescobrir as cantoras. Soberana, entre todas – as novas –, Maria Rita. Na frente dela, só a própria mãe, Elis Regina (no Ensaio e em novo DVD pela Trama). Saindo da linha hors-concours, Adriana Partimpim fez uma bela turnê em 2005, Ná Ozzetti gravou talvez seu melhor disco em duo com o pianista André Mehmari e Maria Bethânia foi muito ovacionada em sua homenagem a Vinicius de Moraes (embora tenha havido excessos aqui e ali). Não podemos esquecer, ainda, de Zélia Duncan (que não mereceu infelizmente comentário, mas que merece citação), Karina Ninni (duas vezes revelação) e Fernanda Porto (meio sem graça no Ronnie Von mas razoável em Giramundo). O instrumental brasileiro também fez bonito em 2005: para começar que Juarez Maciel lançou sua obra-prima (um álbum com letras igualmente); Marcos Valle... outra das suas; e Nonato Luiz esteve brilhante em sua transposição de Luiz Gonzaga para o violão. Outros mestres iluminaram as nossas cordas (acústicas e eletrificadas): Leandro Carvalho, relendo Jobim, Villa e Caetano; Camilo Carrara, numa pesquisa pelo cancioneiro do Japão; e Kiko Loureiro, em seu primeiro vôo solo sem o Angra. Os anos 60 voltaram com Meirelles e os Copa 5; e os 70, com João Donato (psicodeliquíssimo). Shows animados povoaram os palcos (e os DVDs): Chick Corea, ainda que incompreendido; Moacir Santos, ainda que concorrendo consigo; e Los Hermanos (com e sem o 4). Ainda Lenine, Ed Motta e Otto. Encerrando o ciclo, entre o oportunismo e a nostalgia, os Anos 80. O segmento erudito esteve bem representado, como ocorre há quase 25 anos, pelo Mozarteum Brasileiro (chamamos a atenção para a música de câmara de: Trio Artemis e Jean Paul; Oslo Camerata e Irmãs Labèque). Com direito a chorinho da Biscoito Fino: Osesp em gravação e mais uma dose de Gilda Oswaldo Cruz encarando Claudio Santoro. 2005 só não ouvi quem não quis. [Comente esta Nota]
>>> Mais Música
 



Imprensa >>> Imprensa em 2005
Em 2005, a imprensa-impressa continuou brigando com a internet (ou não) em vão. Pois todo mundo sabe que jornalista... virou commodity; que somos nós... que fazemos a mídia; e que se não fosse por Lula, PT, essas coisas... a grande imprensa cairia, como tem caído sempre, na falta de assunto (ah, ou na tirania dos releases!). Em 2005, começamos também a dar adeus ao rádio – graças aos podcasts (alguns podcasters daqui: Guilherme Werneck, Fred Leal e Billy Umbella). Bernardo Kucinski publicou um estudo meio obtuso sobre jornalismo on-line; e esse tópico vem ocupando, cada vez mais, as edições anuais do The State of News Media... Até Murdoch decidiu se manifestar, adquirindo o MySpace.com, por centenas de milhões de dólares. O Google resolveu parar de brigar com as editoras – coitadas – e mudou o nome de seu novo programa: de Google Print para Google Book Search (mais uma feature do Google Desktop?). Ainda para o papel, 2005 foi um ano de efemérides dignas de nota: os 3 anos da Ocas; os 18 anos da Trip; os 4 da revista Idéia; os igualmente 4 anos da Primeira Leitura; e os 5 do Valor Econômico. 2005 viu surgir o suplemento de livros da Bravo, e – sua concorrente? – a bem-acabada Raiz. Chegou às bancas, da editora Escala, a Romano (uma tentativa de sofisticação); e a, não tão bem-sucedida na seara das letras, Discutindo Literatura... Em 2005, a Sibila entrou em disputa com o crítico da Folha Manuel da Costa Pinto, e a Argumento relembrou os principais dândis da História (blogueiro não vale). Em 2005, para terminar, começou a cair a ficha de que temos de deixar de lado... nossas ambições (equivocadas) de mass media. E, em 2006, – não sei se vocês já sabem – há a promessa de novas discussões acaloradas envolvendo a Web 2.0... Até lá. [Comente esta Nota]
>>> Mais Imprensa
 
>>> EVENTOS QUE O DIGESTIVO RECOMENDA



>>> Debate e Lançamento de Livro
* 120 Horas - Luis Eduardo Matta, Vera Carvalho Assumpção e Fábio Silvestre Cardoso
(Ter., 10/01, 19h30, VL)

Literatura Popular Brasileira. Para alguns, pode parecer um assunto banal, mas basta olhar as prateleiras e as estantes das principais livrarias e bibliotecas do Brasil para se concluir que a literatura brasileira, apesar de todo seu desenvolvimento, ainda não alcançou esse status, o de ser genuinamente popular sem deixar de ser nacional. Afinal, quais são os pilares dessa literatura genuinamente brasileira e de entretenimento? O escritor Luis Eduardo Matta aproveita o lançamento de seu novo romance, o thriller 120 Horas, para discutir as bases dessa Literatura Popular Brasileira (LPB), juntamente com a também escritora Vera Carvalho Assumpção, autora do romance policial Paisagens Noturnas. O encontro será mediado pelo editor-assistente do site Digestivo Cultural, Fabio Silvestre Cardoso. Após o debate, Luis Eduardo Matta vai autografar 120 Horas.

>>> Shows
* Espaço Aberto - Carol Andrade e Alex Maia
(Dom., 15/01, 18hs., VL)

* Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos (VL): Av. Nações Unidas, nº 4777
** Livraria Cultura Conjunto Nacional (CN): Av. Paulista, nº 2073
*** a Livraria Cultura é parceira do Digestivo Cultural

 
Julio Daio Borges
Editor
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
2/1/2006
13h09min
Pessoal, não sei como vivi até hoje sem o Digestivo Cultural. Deparei com ele através de um convite para o lançamento do livro do Luis Eduardo Matta (claro que irei), começando bem o ano. Parabéns pelo site. Jeanette Rozsas
[Leia outros Comentários de Jeanette Rozsas]
6/1/2006
12h44min
Salve, salve, amigos dos Digestivo Cultural. Este ano de 2005 foi meio indigesto,entre tantos terremotos e tsunamis, sobrevivemos.
Clovis Ribeiro
[Leia outros Comentários de Clovis Ribeiro]

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Os três guerreiros
Philip Caputo
Marco Zero
(1985)



Prosa e Verso i Coletanea 1998
Autores Elistas
Elos Clube de Santos
(1998)



Buracos Negros
Ronaldo Rogerio De Freitas Mourao
Vozes
(1984)



Guia de Roteiros do Rio Antigo
Berenice Seara
Infoglobo
(2004)



Toulouse Lautrec
Numen
Numen



A Saga De Siegfried
9788585466244
Companhia Das Letrinhas - Grupo Cia Das Letras
(1997)



Mundos Imaginados
Freeman Dyson
Companhia das Letras
(1998)



Coleção Folha Charles Chaplin - Em Busca do Ouro
Folha de São Paulo
Folha de São Paulo
(2012)



Escolhendo a Profissão
Clara Regina Rappaport
Ática
(1998)



Medicina Vibracional - uma Medicina para o Futuro
Richard Gerber
Cultrix
(2007)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês