Blog de Valdeck Almeida de Jesus

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
>>> Expo. 'Unindo Vozes Contra a Violência de Gênero' no Conselho Federal da OAB
>>> Novo livro de Nélio Silzantov, semifinalista do Jabuti de 2023, aborda geração nos anos 90
>>> PinForPeace realiza visita à Exposição “A Tragédia do Holocausto”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Fotografia
>>> Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas)
>>> Viver para contar - parte 2
>>> Ed Catmull por Jason Calacanis
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> Conduzinho Miss Maggie
>>> Relações de sangue
>>> Unsigned and independent
Mais Recentes
>>> Ana Levada da Breca - coleção girassol 5 edição. de Maria de Lourdes Krieger pela Moderna (1991)
>>> Os Permitinhos de Fabiana Barros pela Manticore (2005)
>>> Cafe, Suor e Lagrimas - coleção veredas 3 edição. de Luiz Galdino pela Moderna (1995)
>>> Origens do Intelecto: A Teoria de Piaget de John L. Phillips pela Universidade de Sp (1971)
>>> Diálogos Sobre a Vida de Krishnamurti pela Cultrix (1975)
>>> Dicionário Das Religioes de John R. Hinnells pela Cultrix (1984)
>>> Técnica de H.P. Magalhaes pela Sarvier (1983)
>>> Desenvolvimento Na Palavra de Apótolo Estevam Hernandes pela Renascer (2011)
>>> Pmp de Joseph Phillips pela Campus (2004)
>>> Sendmail Performance Tuning de Nick Christenson pela Addison-wesley (2003)
>>> Livro Doenças Da Alma de Dr. Roberto Brólio pela Fe (1999)
>>> Treinamento e desenvolvimento de Márcia Vilma G. Moraes pela Erica (2011)
>>> Handbook Of Health Economics (volume 2) (handbooks In Economics, Volume 2) de Mark V., Mcguire, Thomas G, Barros, Pedro Pita Pauly pela North Holland (2012)
>>> Budismo Puro E Simples de Hsing Yun pela De Cultura (2003)
>>> Dificuldades Escolares Um Desafio Superavel de Rubens Wajnsztejn - Alessandra Wajnsztejn pela Artemis (2009)
>>> Reminiscências e Reticências de Mário Ferrari pela Autografia (2015)
>>> O Intertexto Escolar de Samir Meserani pela Cortez (2001)
>>> Como Ensinar Bem de Leo Fraiman pela Opee (2015)
>>> Livro CÃNCER : Corpo e Alma de Dr. Renato Mayol pela Os Magos (1992)
>>> Festa No Céu de Maria Viana pela Maralto (2021)
>>> Física I de Young & Freedman pela Pearson (2003)
>>> As Cruzadas de Orlando Paes Filho pela Planeta (2005)
>>> Livro Formação Online de Educadores: Identdade e Construção de Ana Hessel/ Lucila Pesce/ Sonia Allegretti pela Rg (2009)
>>> Em Busca Do Sucesso de Robert Henry Srour pela Disal (2007)
>>> Cinquenta Tons De Liberdade de E. L. James pela Intrinseca (2011)
BLOGS

Quarta-feira, 8/7/2015
Blog de Valdeck Almeida de Jesus
Valdeck Almeida de Jesus
 
Dez Anos do Prêmio Literário Valdeck Almeida

Valdeck Almeida de Jesus - escritor e jornalista

Novo nome: Prêmio Galinha Pulando de Literatura

"Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe - que faz a palma,
É chuva - que faz o mar..."
(Castro Alves)

Trata-se de um concurso cultural internacional, que visa selecionar escritores iniciantes, de língua portuguesa, cujos textos deverão compor antologia a ser lançada em bienais do livro, eventos literários e saraus poéticos. O foco é a poesia, mas o prêmio faz edições especiais com contos, crônicas, artigos etc. O idealizador, Valdeck Almeida de Jesus, escreve desde os doze anos de idade. Seu primeiro poema foi publicado na antologia "Poetas Brasileiros de Hoje - 1984", promovida por Christina Oiticica, esposa de Paulo Coelho, e saiu pela Shogun Editora, Rio de Janeiro, em 1984. Para participar da publicação, o autor precisou vender o único bem da família, um fogão a gás. Com o lançamento e as notícias na rádio local, a prefeitura de Jequié-BA prometeu publicar um livro de Valdeck, mas isso ficou só na promessa e na espera por mais de vinte anos. Decepcionado, ele resolveu seguir em frente e só em 2005, aos 39 anos de idade, já morando em Salvador-BA, pôde realizar o sonho da primeira obra literária publicada. Desde então, imaginou uma forma de publicar e dar oportunidade a outros tantos escritores que se encontram à margem do mercado editorial e, como ele, sonhando com um edital ou uma promessa.

Assim, surgiu o "Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus", em 2005, sem nenhum custo para os selecionados. Até 2009 cada autor participante recebia um exemplar gratuito. Com a grande procura, o promotor foi obrigado a modificar o regulamento, para premiar somente os dez primeiros colocados com livro impresso e, aos demais, com a obra em formato PDF.

Em PDF o livro fica acessível, inclusive, a pessoas com baixa visão ou para quem não enxerga, podendo ser ouvida através de equipamentos que leem este tipo de arquivo. A primeira vez que teve apoio financeiro foi em 2014, através do site Kickante, que arrecadou uma quantia suficiente para pagar a editoração. Os maiores contribuintes foram Luiz Menezes de Miranda, Jânia Maria Souza da Silva, Janete Serralvo, Rosália Meires Silva e Henrique César Costa Cabral. Os demais apoios são apenas institucionais. O PNLL - Plano Nacional do Livro e da Leitura, do Ministério da Cultura - Minc, entrou com divulgação já a partir de 2006, quando o assessor de imprensa da Biblioteca Nacional participou do concurso e sugeriu que Valdeck inscrevesse o prêmio no site do Minc. A União Baiana de Escritores - Ubesc, da qual Valdeck faz parte, também entra com apoio institucional. Ambas as instituições trabalham com livro, leitura, literatura e biblioteca, e o simples mencionar nomes e logomarcas das mesmas, legitima o Prêmio Galinha Pulando no seu trabalho de disseminar poesia e agregar poetas de todos os países de língua portuguesa.


Importante citar o Varal do Brasil, cuja diretora, Jacqueline Aisenman, além de promover uma revista eletrônica e um concurso com mesmo nome, mantém um estande para vendas, lançamentos e exposições de literatura em língua portuguesa, no Salão do Livro e da Imprensa de Genebra, desde 2012. O apoio de Jacqueline e do Varal são fundamentais para a divulgação da Galinha Pulando na Europa, de cujo salão do livro o projeto participa desde o início.


Falar em livro é falar, também, em outros elos da cadeia produtiva. As capas tiveram contribuições de grande importância: 2012 (poemas) - Nilda Lima Graeser; 2012 (artigos sobre Jorge Amado) - Rickcaricaturas; 2013 - Richard Calil Bulos (falecido pai de Jacqueline Aisenman, em foto de Maria de Fátima B. Michels); 2014 - Fábio Haendel (capa) e Rosana Griloni (contracapa); 2015 - Nilda Lima (capa) e Ed Ribeiro (contracapa).

Outras parcerias
O Coletivo Fala Escritor (fundado em 2009), tem me acompanhado nessa jornada literária. Sou um dos fundadores do grupo e tenho encontrado, nos membros que já fizeram parte do projeto e daqueles que entraram depois, o mesmo empenho e compromisso. Dentre tantos que passaram pelo Fala Escritor posso citar o próprio idealizador e pai do grupo, Leandro de Assis, Renata Rimet, Carlos Souza, Cymar Gaivota, Luiz Menezes de Miranda e Jorge Baptista Carrano. Em meio a encontros de poetas, tem músicos, declamadores e outros artistas da palavra.


O Prêmio Galinha Pulando tem o orgulho de contar com o apoio de uma equipe para selecionar os textos vencedores a cada ano: Carlos Ventura, Cymar Gaivota, Leo Dragone, Jacqueline Aisenman, Ivonete Almeida de Jesus, Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho e outros.

O Grupo Ágape e do Sarau da Onça (fundados em 2011), os dois últimos do bairro Sussuarana, em Salvador, cujos membros participam do concurso e ajudam a difundir o trabalho poético do concurso. Entre os vários componentes dos dois grupos cito, representando aos demais, Sandro Sussuarana, Evanilson Alves, William Silva, Lane Silva, Mateus Silva, Maiara Silva, Brenda Gomes, Lissandra Pedreira, Joyce Melo, Laiara Mainá, Larissa Oliveira e Gleise Sousa.

Durante o percurso, conheci muitos poetas e saraus em Salvador. Direta ou indiretamente, eles têm contribuído, se não para o concurso em si, mas para que eu continue sonhando, acreditando e investindo tempo, dinheiro e afeto numa atividade pouco valorizada como a literatura e a poesia. São eles: Sarau da Paz (bairro da Paz, o qual ajudei a fundar), Sarau da Jaca (Juventude Ativista de Cajazeiras), Sarau do Gheto (Gamboa de Baixo, Ladeira da Preguiça e outros locais), Pós Lida (James Martins, em vários locais), Prosa e Poesia (Kátia Borges, Mariana Paiva, Nilson Galvão, Fábio Haendel e Ligia Benigno), Sarau Bem Black (Nelson Maca), Sarau Erótico (Zezé Olukemi), Sarau da Câmara Municipal de Salvador (Edgar Velame), Sarau do Gato Preto da Sorte (Tiago Nascimento), CEPA - Círculo de Estudos Pensamento e Ação (Germano Machado), Sarau Viva a Poesia Viva (Douglas de Almeida), Sarau Enegrescência (Casa de Angola), Feiras do Livro do Campo Grande (Fundação Pedro Calmon, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) etc.

Jean Wyllys: em 2009 obtivemos autorização do Deputado Jean Wyllys para utilizar o nome dele na edição de contos LGBTs, que selecionou doze contistas do país inteiro; em 2012, ano do centenário de nascimento de Jorge Amado, a família Amado deu uma grande contribuição, autorizando o uso do nome e imagem do grande escritor numa edição de artigos e crônicas sobre este ícone da literatura baiana. Domingos Ailton, meu amigo de tempos de escola, me ajudou muito nesse processo de autorização.

Outra contribuição de valiosa importância foi o Trabalho de Conclusão de Curso de Viviane Vergasta Ramos, que defendeu o Prêmio Galinha Pulando no final do curso de Produção Cultural, em 2011, na Universidade Federal da Bahia - UFBA e colocou, definitivamente, o prêmio literário nos anais acadêmicos. É a soma de tantos esforços que, de forma direta ou indireta, transforma o sonho de um menino poeta em realidade para outros meninos e meninas poetas de todos os rincões onde se fala a língua de Camões!

Justificativa
Valdeck Almeida de Jesus é baiano e escreve desde os doze anos de idade e só conseguiu publicar o primeiro poema aos 18 anos, em 1984, numa antologia organizada no Rio de Janeiro. Para realizar o sonho, teve que vender o único bem da família, à época: um fogão a gás. Esta é uma realidade dos escritores iniciantes, que enfrentam dificuldades, por falta de conhecimento ou mesmo por falta de incentivo e/ou oportunidades. Sensibilizado com a situação, o poeta Valdeck resolveu bancar, do próprio bolso, um concurso que democratizasse o acesso e, ao mesmo tempo incentivasse a escrita e leitura de poesias, um dos gêneros mais populares no Brasil. Assim, surgiu o prêmio batizado com o nome do seu idealizador.

O projeto "Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia" nasceu em 2005 pelo poeta e escritor Valdeck Almeida de Jesus, e mudou para "Prêmio Galinha Pulando de Literatura", a partir de 2013. Esta iniciativa é uma forma de reunir talentos, na maioria desconhecidos, e divulgar seus trabalhos ao público, sobretudo com participação nas bienais da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Os livros são distribuídos gratuitamente entre os dez primeiros escritores colocados e alguns exemplares são enviados para bibliotecas públicas e entidades formadoras de opinião.

Até 2015, através de rigorosa seleção dos participantes, já foram publicados treze livros, com trabalhos de quase 1700 poetas do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Argentina, Espanha, Estados Unidos, China, França, Inglaterra, Japão, Suécia, Suíça, Costa Rica, Romênia, Itália, Sérvia, Austrália, Canadá e Timor Leste.

Objetivos
O objetivo maior deste projeto é oferecer a escritores e poetas, do Brasil e de outros países, a oportunidade de terem seus trabalhos publicados, democratizar o acesso ao mercado editorial e proporcionar o intercâmbio de conhecimentos. A atenção se volta, principalmente, para aqueles que não têm condições de arcar com o alto custo da publicação de um livro. Paralelamente, pretende-se, com esta Antologia, estimular o prazer da escrita e da leitura a um número cada vez maior de pessoas, bem como fortalecer os laços literários e culturais entre os países de língua portuguesa. Não há interesses lucrativos neste projeto.

As três principais vertentes que o mobilizam são: promover novos talentos; apoiar escritores sem condições de publicar suas obras; e divulgar o hábito e a importância da leitura, especialmente da poesia.

O que se pretende alcançar é a publicação de antologias anuais com os poetas selecionados, cujos lançamentos aconteçam em uma ou mais bienais do livro fora do Estado da Bahia, bem como em Salvador, em local amplo e de fácil acesso, com recital poético e canja musical.


Objetivos Específicos
Realizar concurso literário de alcance internacional, para publicação de uma antologia de poemas em língua portuguesa; Abrir espaço para novos autores editarem suas criações literárias;
Incentivar o hábito da escrita e da leitura;
Divulgar a produção literária de poetas e escritores que não conseguem espaço na mídia e no mercado literário tradicional;
Proporcionar o intercâmbio de leituras entre poetas de diferentes países de língua portuguesa;
Fortalecer os laços e estreitar as relações culturais e literárias entre os participantes.

Metodologia
Assim é a seleção dos autores cujos textos são publicados em livro:
Fase 1 - divulgação do edital, com inscrições de 01 de janeiro a 30 de outubro de cada ano. Os poetas se inscrevem via e-mail, encaminhando os poemas, nome completo, endereço, fone de contato e minibiografia. Nenhuma taxa de inscrição é cobrada.
aFase 2 - uma vez recebidos todos os textos, é designada uma equipe, devidamente capacitada, composta de cinco membros (escritores, jornalistas, ativistas culturais, poetas), no mínimo, para analisá-los, avaliá-los e selecioná-los, de acordo com os seguintes critérios: 1) redação; 2) criatividade; 3) estética.
Fase 3 - comunicação aos contemplados da seleção de seus trabalhos.
Fase 4 - com os textos selecionados, inicia-se a fase de publicação, que envolve serviços de revisão e editoração.
Fase 5 - divulgação do livro em eventos diversos, com distribuição gratuita aos dez autores mais bem colocados e a algumas bibliotecas públicas e comunitárias. O arquivo em PDF é colocado à disposição dos demais autores e de interessados.

Avaliação
Inicialmente o projeto foi pensado apenas para escritores baianos. Com a repercussão na internet, através das redes sociais, listas de amigos e grupos virtuais, o idealizador ampliou as inscrições para o Brasil e o mundo.

A primeira edição, em 2005, contemplou nove poetas, sendo apenas três baianos. A partir da segunda edição, em 2006, o número de poetas interessados foi aumentando gradativamente, como se vê do quadro abaixo.

O projeto vem crescendo de forma avassaladora, superando todas as expectativas iniciais. Em 2009 o número de participantes aumentou de forma tão significativa que foi preciso ampliar a equipe responsável pela triagem e avaliação, bem como mudar alguns critérios de seleção, distribuição dos livros etc.

A quantidade de autores que se inscreve é, a nosso ver, a prova de que boa parte de nosso objetivo foi alcançado: o interesse pela literatura se amplia. A cada edição, mais e mais poetas se unem a este sonho que não se sonha só; o livro se torna maior, a divulgação "boca a boca" aumenta, a disseminação da cultura e da literatura alcança os mais longínquos lugares, e os eventos decorrentes deste trabalho se multiplicam, contribuindo para sua divulgação. De norte a sul, de leste a oeste, e entre países irmãos, o projeto vem aproximando pessoas, fortalecendo o intercâmbio cultural e a troca de experiências. Fazer o livro circular dentro de um âmbito maior é um desafio que dia a dia nos esforçamos por alcançar. Ao que tudo indica, estamos no caminho certo.


Lançamentos
As edições foram lançadas no Projeto PROLER de Camaçari-BA, nas Bienais do Livro de São Paulo e Minas Gerais (2008, 2010, 2012 e 2014), nas Bienais do Livro do Rio de Janeiro e da Bahia (2007, 2009, 2011, 2013 e 2015), no Salão do Livro e da Imprensa de Genebra (Suíça, 2012, 2013 e 2015), nas feiras e exposições promovidas pela União Baiana de Escritores - Ubesc (vários anos), na Festa Literária do Sertão de Jequié - Felisquié (2012 e 2013), durante a Semana da Comunicação da Faculdade Isaac Newton (2005), no Congresso Brasileiro do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Trabalho (2007); no Corredor Literário da Avenida Paulista (2007); na 3ª Feira do Livro de Sergipe (2010); nas feiras do livro do Tribunal de Justiça, promovidas pela Câmara Bahiana do Livro (vários anos); divulgação realizada durante a Festa Internacional do Livro de Paraty-RJ (FLIP - 2008); Congresso Brasileiro de Escritores, promovido pela União Brasileira de Escritores - UBE (2011), em Ribeirão Preto-SP. Exemplares enviados a críticos literários, bibliotecas e escolas públicas do estado da Bahia, bem como sites de cultura e literatura, jornais e revistas especializadas.


Biografia do Idealizador
Valdeck Almeida de Jesus (1966) é jornalista, funcionário público, editor, escritor e poeta. Embaixador Universal da Paz, Membro da Academia de Letras do Brasil (Seccional Suíça), Academia de Letras de Jequié, Academia de Cultura da Bahia, Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes - ANELCA, Academia de Letras de Teófilo Otoni - ALTO, Poetas del Mundo, Fala Escritor, Confraria dos Artistas e Poetas pela Paz, União Brasileira de Escritores - UBE e Membro Fundador da União Baiana de Escritores - UBESC. Foi presidente do Colegiado Setorial de Literatura para o biênio 2013/2014, junto à Fundação Cultural do Estado da Bahia, entidade ligada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. É Conselheiro do Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca - PMLLB, de Salvador-BA (2015/2016). Publicou "Memorial do Inferno: a saga da família Almeida no Jardim do Éden", "Feitiço contra o feiticeiro", "Valdeck é Prosa e Vanise é Poesia", "30 Anos de Poesia", "Heartache Poems", "Yes, I am gay. So, what? - Alice in Wonderland", "O MST e a Mídia: uma análise do discurso sobre o Movimento dos Sem Terra nos jornais A TARDE online e O Globo online" (co-autor: Jobson Santana), "Poesias ao Vento: Vinte Poemas de Amor e uma Crônica Desesperada", dentre outros, e participa de mais de 111 antologias. Organiza e patrocina o Prêmio Galinha Pulando de Literatura, desde 2005, o qual já lançou quase 1700 textos. Colabora com sites de cultura e jornalismo, dentre eles Recanto das Letras, Portal Literal, Pravda, Difundir, Jornal do Brasil e ITEIA. Tem textos divulgados nas rádios online Sol (Diadema-SP), Raiz Online (Portugal) e CBN (Globo). Colabora com as revistas de cultura Òmnira (Salvador-BA) e Cotoxós (Jequié-BA).

Mais informações entre no Galinha Pulando

[Comente este Post]

Postado por Valdeck Almeida de Jesus
8/7/2015 às 16h02

 
Poesia marginal do Brasil vai à Colômbia

Sarau da Onça, Fala Escritor, Grupo Ágape e Filósofa estarão no XIII Parlamento

Os baianos Maria Prado de Oliveira, Luiz Menezes de Miranda e Valdeck Almeida de Jesus (foto) estão entre os convidados do mundo inteiro para o encontro que vai debater literatura, cultura e políticas culturais.

O evento acontece de 12 a 15 de agosto, em Cartagena das Indias, com participação de autores de várias partes do mundo. Os brasileiros apresentarão um panorama da poesia contemporânea, da poesia marginal e da filosofia. Valdeck Almeida de Jesus, jornalista e poeta, fará leitura de textos do livro "Poesias ao vento: vinte poemas de amor e uma crônica desesperada", de sua autoria, ilustrado por Zezé Olukemi. A obra tem edição bilíngue, português e espanhol e registra impressões de um amor que dura uma eternidade. Na condição de Cônsul do parlamento, Valdeck Almeida representa neste palco de debates a União Baiana de Escritores - Ubesc, o Projeto Fala Escritor, Sarau da Onça e Grupo Ágape, bem como demais entidades a que pertence. Maria Prado de Oliveira, escritora, atriz, filósofa, produtora e gestora cultural, apresentará o conto "Umas acadêmicas", de seu livro "Urbanos, Humanos, Estranhos...". O terceiro convidado, Luiz Menezes de Miranda vai apresentar um resumo da história do Sarau da Onça, coletivo de escritores, poetas, rappers e outras artes de Sussuarana, periferia de Salvador-BA.

Para Maria Prado, "eventos que promovem encontros entre escritores são muito bem-vindos, sempre! Quando esses encontros acontecem na América Latina, região do planeta que trouxe para o mundo referências literárias superlativas a exemplo de Gabriel García Márquez, Jorge Luis Borges, Pablo Neruda, Gabriela Mistral, Jorge Amado, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Octavio Paz, Eduardo Galeano e tantos outros, é sempre uma oportunidade de trocas culturais saborosas em empatias e pertencimentos". E não é só o acontecimento em si, que encanta a filósofa, "a expectativa é exatamente aproveitar bastante essas possibilidades de intercâmbio, conhecendo novos escritores e apresentando o meu trabalho para outros colegas, não só da América Latina mas também de outras regiões do mundo, além de conhecer a linda Cartagena das Índias, Patrimônio da Humanidade, que ainda não conheço". E completa: "A minha participação será através da leitura do conto "As Acadêmicas", do meu primeiro livro "Urbanos, Humanos, Estranhos...", lançado em papel em 2011 e com a primeira edição esgotada, agora disponível em e-book (português e inglês) num lançamento pela e-galáxia. Gratidão ao poeta, escritor e editor baiano Valdeck Almeida de Jesus, um dos embaixadores do Parlamento, que me avisou sobre o evento gerando o convite da organização para a minha ida".

Luiz Menezes de Miranda está contando os dias para a partida internacional. Ele afirma "Sempre digo que a Literatura é o caminho mais curto para unir e intercambiar Nações, esse encontro não poderia ser diferente. Eu como poeta e escritor, tenho verdadeiro fascínio pelas raízes da escrita e da fala, mas o ver, o sentir, e a possibilidade de trocas em outros idiomas, faz com que cresça a cada momento a minha busca pelo conhecimento literário. Vejo em toda ótica a grande possibilidade nesse encontro, pois o conhecimento de novos letramentos, vão me possibilitando grande troca de informações, não só enriquecendo o meu currículo mas, acima de tudo, me proporcionando um aprendizado do que há de melhor na divisa literária internacional". Ele vai fazer um resumo histórico do grupo Sarau da Onça, que atua em Sussuarana (Novo Horizonte, periferia de Salvador) há quatro anos, nas dependências do Espaço CENPAH - Centro de Pastoral Afro, pertencente à Paróquia São Daniel Comboni. A cada quinze dias são realizados saraus, apresentações musicais, leituras poéticas e canjas de hip hop e outras atividades culturais. Por se localizar numa região periférica de Salvador, os moradores do bairro têm pouco acesso aos bens culturais devido à distância dos principais centros culturais da cidade. O sarau, nesse sentido, ocupa um lugar de importância ímpar, atraindo rapazes e moças para atividades de cultura e afirmação cidadã, fortalece os laços afetivos, une a comunidade em prol de objetivos comuns e abre novas perspectivas aos jovens e adolescentes da localidade. Além da questão cultural, o coletivo tem um amplo leque de lutas contra o racismo, discriminação social, genocídio da população negra, apoio à ressocialização de jovens infratores, dentre outras frentes políticas e sociais.

O XIII Parlamento Nacional de Escritores da Colômbia ocorre paralelamente ao Parlamento Jovem, organizados pela Associação de Escritores da Costa. O encontro acontece em Cartagena das Índias, de11 a 15 de agosto de 2015, com vasta programação que inclui lançamentos de livros, recitais poéticos, leituras de trabalhos literários, bate papos, debates, além de almoços regados a muita alegría, poesia e literatura. Na edição 2015 a presidência honorária do parlamento está sob os cuidados da escritoraGuiomar Cuesta Escobar.

O Parlamento Nacional de Escritores da Colômbia atualmente tem delegados em 18 estados e doze países, e é o evento acadêmico e literário de maior qualidade, maior atração entre os intelectuais do país e que realiza a maior projeção de Cartagena para o mundo. Declarado como de "Interesse Cultural" pelo Conselho de Cultura do Distrito de Cartagena, é cofinanciado pelo Instituto de Patrimônio e Cultura de Cartagena, Ministério da Cultura, Câmara de Comércio de Montería, Corporação Universitária (CECAR), Clube União de Cartagena, Almacén La Finca de Magangue e apoio da Universidade de Cartagena, Universidade Jorge Tadeo Lozano, Collage Editores, Universidade UNICOLOMBO, Instituição Universitária de Artes e Ciências de Bolívar (UNIBAC), Instituição Tecnológica "Colégio Mayor de Bolívar", Casa Museo "Rafael Nuñez", Casa de Cultura de Cartagena e Restaurante Las Indias.

Serviço O quê: XIII Parlamento Nacional de Escritores da Colômbia Quando: 12 a 15 de agosto de 2015 Onde: Cartagena das Indias, Colômbia, em diversos espaços Quanto: Grátis

Fonte: Galinha Pulando

[Comente este Post]

Postado por Valdeck Almeida de Jesus
29/6/2015 às 12h27

 
Grupo Ágape e Sarau da Onça na Feira de Genebra

Sarau da Onça, Grupo Ágape e Galinha Pulando participam do Salão do Livro de Genebra e lançam livros de poemas

Livro do Grupo Ágape tem capa ilustrada por Zezé Olukemi!

A periferia de Salvador invade a Suíça, pela porta da frente.

Os coletivos Sarau da Onça e Grupo Ágape, do bairro Sussuarana, em Salvador-BA, são os parceiros da Editora Galinha Pulando e vão participar do 29º Salão do Livro e da Imprensa de Genebra (Suíça), que acontece entre 29 de abril e 04 de maio de 2015, no Palexpo, em Genebra. Durante o maior evento literário do país, brasileiros de todas as origens se encontram no estande Varal do Brasil, dirigido por Jacqueline Aisenman.

A editora Galinha Pulando vai lançar dois livros ilustrados pelo grafiteiro Zezé Olukemi: "A poesia cria asas", do Grupo Ágape, com poemas de amor, de protesto e de desabafos de Maiara Silva, Mateus Silva, Joyce Melo, Sandro Sussuarana, Lane Silva, Evanilson Alves, Gleise Souza, Laiara Mainá, Larissa Oliveira, William Silva e Carol Xavier; e "Poesias ao Vento: vinte poemas de amor e uma crônica desesperada", de Valdeck Almeida de Jesus, em português e espanhol, com tradução de Gladys Mendía e revisão de Julio César Bustos. O terceiro lançamento será a edição 2014 do "Prêmio Galinha Pulando de Literatura", com capa de Fábio Haendel e contracapa de Rosana Griloni, e contém poemas de Carol Xavier, Patrick Lima, Varenka de Fátima Araújo, Osmar de Jesus, Galdy Galdino, Ndje Man Dieudonné François e outros.

O Prêmio Galinha Pulando completa dez anos e já lançou mais de 1600 poetas pelo mundo todo. O Grupo Ágape é formado por jovens com objetivo de levar poesia e arte a alunos de escolas públicas e outros espaços. Faz parte das atividades do Sarau da Onça, que tem participação do estudante de Serviço Social Sandro Ribeiro dos Santos (Sandro Sussuarana) dentro outros, e atua em Sussuarana nas dependências do Espaço CENPAH - Centro de Pastoral Afro, pertencente à Paróquia São Daniel Comboni, em Salvador-BA. A cada quinze dias são realizados saraus, apresentações musicais, leituras poéticas e canjas de hip hop e outras atividades culturais.

O Varal do Brasil é um projeto brasileiro e suíço, comandado por Jacqueline, brasileira de nascença e suíça por raízes de família. Inicialmente uma revista eletrônica, que continua funcionando, agora virou também livro e estande na maior feira literária da Suíça. Desde 2012 o grande banquete literário é servido entre autores de várias partes do mundo, fortalecendo o intercâmbio e a língua portuguesa.

Leia mais no site Galinha Pulando

[Comente este Post]

Postado por Valdeck Almeida de Jesus
18/3/2015 às 12h08

 
Brasil e Angola lançando livros na sexta-feira 13

Valdeck Almeida de Jesus - escritor e jornalista

A UBESC - União Baiana de Escritores e a Editora Òmnira iniciando as suas atividades abre as portas de uma "Sexta-feira 13" repleta de literatura, levando ao publico o lançamento das obras literárias "Costurando Pétalas" - 60 páginas (R$ 20), do Poeta das Flores, o octogenário Wagner Américo, que inédito, tem agora a sua poesia retratada nessa obra, onde ele mostra parte da sua poética em uma seleção trabalhada e organizada pelo jornalista e editor Roberto Leal, o livro tem apresentação do poeta, educador e agitador cultural Douglas de Almeida, orelhas do poeta Josué Ramiro Ramalho e comentário do jornalista e escritor Valdeck Almeida de Jesus. Toda a arrecadação com a vendagem dessa obra será repassada para o próprio autor, que é um idoso que trabalha de camelô e vive de uma aposentadoria insuficiente.

Outra publicação é a coletânea poética KIXIMANU - 138 páginas (R$ 25), que é um projeto que surgiu para homenagear Angola, dentro do intercâmbio desenvolvido pela UBESC - União Baiana de Escritores e a Revista Òmnira pela a garimpagem e revelação de novos talentos literários no âmbito da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Angola tem sido muito atuante na questão do seu crescimento cultural, na preservação da sua história, seus valores regionais, seu folclore e suas artes, caminhado junto com o Brasil e a passos largos vem se destacando e avançando rumo a um lugar de destaque no continente africano. A publicação tem a participação de "13" poetas, 8 angolanos, são eles: Alves Bunga Makonga, Docinho de Mel (Zenaide Fernando), Edson das Neves, Felder Simões (Discípulo de Agostinho Neto), Josué Ananias Sudi, Lopes Miguel Pungue, Vrackichakiri Abelardo e Zola Vida; mais 5 brasileiros, são eles: Baco Figueiredo, Edival Rosas, Edvaldo Rosa, Elisenilda Cristina e Roberto Leal. A obra tem apresentação do jornalista, escritor e professor brasileiro Germano Machado e capa do artista plástico moçambicano Pinto Zulo. KIXIMANU quer dizer "homenagem" em Kimbundu, dialeto falado em várias regiões de Angola.

Lançando também a décima edição da Revista Òmnira - 32 páginas (R$ 10), uma homenagem oportuna a Moçambique e a grande personalidade da sua história, o líder negro Samora Machel, que vem retratado na capa da publicação, em um sorridente guerrilheiro, pelo artista plástico moçambicano Pinto Zulo, tem ilustrações internas de outro artista moçambicano o João Timane. A revista que será lançada no Brasil também em Porto Alegre/RS, logo em seguida em Angola (Luanda/Namibe/Uige) e com possível confirmação para Maputo/Moçambique, vem trazendo nas suas 32 páginas (mais 4 novas páginas) trabalhos literários, entre poemas; poesias; contos; crônicas; contos e artigos, além de fotos; matérias; resenhas literárias e muita literatura contemporânea, de 16 escritores, 15 escritores brasileiros e 6 escritores moçambicanos, são eles: Avelino Nelson Muzaze, Hera de Jesus, Hirondina Joshua, Lino Mukurruza, Paulo Nguenha e Pedro Alfredo Ferro. A publicação traz no seu Editorial um pouco da história da Ilha do Sultão Mussa M'Biki e da luta do povo moçambicano pela Independência do país.

O evento acontecerá no Espaço Quadrilátero, da Biblioteca Pública do Estado (Rua General Labatut, 27 - Barris), no dia 13 de março (sexta-feira), às 19 horas, dentro da programação teremos palestra com o professor Germano Machado e com o editor e escritor Roberto Leal "Literatura angolana hoje" e logo depois a segunda edição do SARAUBESC com um grande recital poético coordenado pelos poetas Josué Ramiro Ramalho e Douglas de Almeida e exposição de publicações de escritores angolanos. Para quem adquirir as 3 publicações, vai levar um exemplar da Coletânea Poética Internacional "13", publicação de 13 poetas, brasileiros e angolanos que contam a trajetória poética do número 13, com suas superstições, sortilégios e lendas. "Diante do trabalho desenvolvido pela UBESC e a revista Òmnira, através desse intercâmbio internacional com os países de língua irmã, estamos sendo abastecidos de nova literatura contemporânea, baseada em outros tipos de batalhas, com direito a um enriquecimento poético que não tem fronteiras", se dizendo satisfeito com seu projeto, Roberto Leal.

Fonte: Ascom/UBESC

Leia também o Galinha Pulando

[Comente este Post]

Postado por Valdeck Almeida de Jesus
2/3/2015 às 21h11

Julio Daio Borges
Editor

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Strategic Brand Management
Richard Rosenbaum-elliott e Outros
Oxford
(2011)



One Big Beautiful Bead
Sarah Mcconnell
Lark Books
(2004)



De Vinho as Emoções
Fábio Antonio Filipini
Caravansarai
(2010)



Engineering Vibration
Daniel J. Inman
Prentice Hall
(1996)



Queria Mais é Que Chovesse
Pedro Mexia
Tinta da China Brasil
(2015)



Tempos Históricos
Vários autores
Edunioeste
(2001)



Falsa Impressão
Jeffrey Archer
Bertrand Brasil
(2007)



e-Business Intelligence
Bernard Liautaud
McGraw-Hill



Ligar Charlies
Vincent Cuvellier
Sm
(2007)



O Mundo é Plano
Thomas L. Friedman
Objetiva
(2005)




>>> Abrindo a Lata por Helena Seger
>>> A Lanterna Mágica
>>> Blog belohorizontina
>>> Blog da Mirian
>>> Blog da Monipin
>>> Blog de Aden Leonardo Camargos
>>> Blog de Alex Caldas
>>> Blog de Ana Lucia Vasconcelos
>>> Blog de Anchieta Rocha
>>> Blog de ANDRÉ LUIZ ALVEZ
>>> Blog de Angélica Amâncio
>>> Blog de Antonio Carlos de A. Bueno
>>> Blog de Arislane Straioto
>>> Blog de CaKo Machini
>>> Blog de Camila Oliveira Santos
>>> Blog de Carla Lopes
>>> Blog de Carlos Armando Benedusi Luca
>>> Blog de Cassionei Niches Petry
>>> Blog de Cind Mendes Canuto da Silva
>>> Blog de Cláudia Aparecida Franco de Oliveira
>>> Blog de Claudio Spiguel
>>> Blog de Diana Guenzburger
>>> Blog de Dinah dos Santos Monteiro
>>> Blog de Eduardo Pereira
>>> Blog de Ely Lopes Fernandes
>>> Blog de Expedito Aníbal de Castro
>>> Blog de Fabiano Leal
>>> Blog de Fernanda Barbosa
>>> Blog de Geraldo Generoso
>>> Blog de Gilberto Antunes Godoi
>>> Blog de Hector Angelo - Arte Virtual
>>> Blog de Humberto Alitto
>>> Blog de João Luiz Peçanha Couto
>>> Blog de JOÃO MONTEIRO NETO
>>> Blog de João Werner
>>> Blog de Joaquim Pontes Brito
>>> Blog de José Carlos Camargo
>>> Blog de José Carlos Moutinho
>>> Blog de Kamilla Correa Barcelos
>>> Blog de Lúcia Maria Ribeiro Alves
>>> Blog de Luís Fernando Amâncio
>>> Blog de Marcio Acselrad
>>> Blog de Marco Garcia
>>> Blog de Maria da Graça Almeida
>>> Blog de Nathalie Bernardo da Câmara
>>> Blog de onivaldo carlos de paiva
>>> Blog de Paulo de Tarso Cheida Sans
>>> Blog de Raimundo Santos de Castro
>>> Blog de Renato Alessandro dos Santos
>>> Blog de Rita de Cássia Oliveira
>>> Blog de Rodolfo Felipe Neder
>>> Blog de Sonia Regina Rocha Rodrigues
>>> Blog de Sophia Parente
>>> Blog de suzana lucia andres caram
>>> Blog de TAIS KERCHE
>>> Blog de Thereza Simoes
>>> Blog de Valdeck Almeida de Jesus
>>> Blog de Vera Carvalho Assumpção
>>> Blog de vera schettino
>>> Blog de Vinícius Ferreira de Oliveira
>>> Blog de Vininha F. Carvalho
>>> Blog de Wilson Giglio
>>> Blog do Carvalhal
>>> BLOG DO EZEQUIEL SENA
>>> Blog Ophicina de Arte & Prosa
>>> Cinema Independente na Estrada
>>> Consultório Poético
>>> Contubérnio Ideocrático, o Blog de Raul Almeida
>>> Cultura Transversal em Tempo de Mutação, blog de Edvaldo Pereira Lima
>>> Escrita & Escritos
>>> Eugênio Christi Celebrante de Casamentos
>>> Flávio Sanso
>>> Fotografia e afins por Everton Onofre
>>> Githo Martim
>>> Impressões Digitais
>>> Me avise quando for a hora...
>>> Metáforas do Zé
>>> O Blog do Pait
>>> O Equilibrista
>>> Relivaldo Pinho
>>> Ricardo Gessner
>>> Sobre as Artes, por Mauro Henrique
>>> Voz de Leigo

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês