Blog de Cláudia Aparecida Franco de Oliveira

busca | avançada
119 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> DR-Discutindo a Relação, fica em cartaz até o dia 28 no Teatro Vanucci, na Gávea
>>> Ginga Tropical ganha sede no Rio de Janeiro
>>> Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania abre processo seletivo
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Publique eletronicamente ou pereça: Ken Auletta na New Yorker
>>> Cabeça de Francis
>>> Jornalistossaurus x Monkey Bloggers
>>> A alma boa de Setsuan e a bondade
>>> A alma boa de Setsuan e a bondade
>>> A alma boa de Setsuan e a bondade
>>> Primavera dos Livros do Rio 2005
>>> Processo de Eliminação
>>> Ensaio de interpretação do Orkut
>>> Falho e maléfico
Mais Recentes
>>> O Alienista - serie bom livro, texto integral de Machado de Assis (com edição critica do INL) pela Ática (1994)
>>> Agosto - romance de Rubem Fonseca pela Companhia das Letras (1990)
>>> O Epicurismo e Da Natureza de Lucrecio (contem antologia de textos de Epicuro) coleção universidade de Bolso de Lucrecio( prefacio, notas e tradução de Agostinho Silva) pela Ediouro
>>> Os Aventureiros da Terra Encantada de Luis Antonio Aguiar( ilustrações Lielzo Azambuja) pela Terra Encantada
>>> Sidarta - Col. O globo 8 de Hermann Hesse pela O Globo (2003)
>>> Risco Calculado de Robin Cook pela Record (1996)
>>> Marcador de Robin Cook pela Record (2007)
>>> 007 O Foguete da Morte de Ian Fleming pela Civilização Brasileira
>>> Duas Semanas em Roma (capa dura) de Irwin Shaw pela Círculo do Livro
>>> Textbook Of Critical Care de Mitchell P. Fink, Edward Abraham, Jean-louis Vincent, Patrick Kochanek pela Saunders (2005)
>>> A Inquisição na Espanha de Henry Kamen pela Civilização Brasileira
>>> So O Amor E Real de Brian L. Weiss pela Salamandra (1996)
>>> Shike - O Tempo dos Dragões livro 1 de Robert Shea pela Record (1981)
>>> A Revolução Russa ( em quadrinhos) de André Diniz pela Escala (2008)
>>> O Pimpinela Escarlate do Vaticano de J. P. Gallagher pela Record
>>> Dicionário das Famílias Brasileiras - Tomo II (volumes 1 e 2) de Antônio Henrique da Cunha Bueno e Carlos Eduardo pela Do Autor (2001)
>>> Todas as Faces de Laurie de Mary Higgins Clark pela Rocco (1993)
>>> Toxina de Robin Cook pela Record (1999)
>>> O Fortim de F. Paul Wilson pela Record (1981)
>>> A Fogueira das Vaidades (capa dura) de Tom Wolf pela Círculo do Livro
>>> O Canhão de C. S. Forester pela Círculo do Livro
>>> Grandes Anedotas da História (capa dura) de Nair Lacerda pela Círculo do Livro
>>> Um Passe de Mágica (capa dura) de William Goldman pela Círculo do Livro
>>> Livro Sagrado Da Família - histórias Ilustradas Da Bíblia para pais e filhos de Mary Joslin, Amanda Hall e Andréa Matriz pela Gold (2008)
>>> O Magnata de Harold Robbins pela Record (1998)
BLOGS

Sexta-feira, 29/5/2015
Blog de Cláudia Aparecida Franco de Oliveira
Cláudia Aparecida Franco de Oliveira
 
Todo mundo em um grão de areia:

Geometria surpreendente de John Nash

A matemática de uma mente bonita. DANIEL Mathews, Monash University28 MAY 2015 Facebook Ícone14.kTwitter Ícone103Email Icon

Este artigo foi escrito por Daniel Mathews da Universidade de Monash, na Austrália. O artigo foi originalmente publicado por A Conversação .

Como tem sido amplamente divulgado, John Forbes Nash Jr morreu tragicamente em um acidente de carro em 23 de maio deste ano. Muitas homenagens foram pagos a este grande matemático, que ficou famoso por biografia de Sylvia Nasar Uma Mente Brilhante ea subsequente filme baseado em esse livro.

Muito tem sido dito sobre o trabalho de Nash sobre a teoria dos jogos . Mas pouco foi dito sobre outras realizações matemáticas de Nash. Muitos matemáticos que entendem o trabalho de Nash iria concordar, eu acho, que, apesar de seu trabalho na teoria dos jogos teve o maior impacto sobre outros campos, Nash fez outras descobertas que foram ainda mais impressionantes.

Além de teoria dos jogos, Nash trabalhou em campos tão diversos como a geometria algébrica , topologia , equações diferenciais parciais e criptografia .

Mas talvez os resultados mais espectaculares de Nash estavam na geometria . Para homenagear a vida de Nash, eu gostaria de tentar dar um sabor de algum deste trabalho.

John Nash e matemática pura

Uma grande parte do trabalho de Nash estava no campo da geometria. Mas este tipo de geometria - geometria diferencial - é muito diferente da geometria aprendida na escola. Não se trata de trigonometria ou Pitágoras, como encontrado nos livros didáticos de matemática secundário. Pelo contrário, trata-se de temas como superfícies, curvatura e suavidade.

Como todos os matemáticos puros, Nash provou teoremas: declarações lógicas que são rigorosa, precisa e absolutamente verdadeiro, sem tolerância para imprecisão. O mundo da matemática pura é austero e muitas vezes obscuro, mas as suas afirmações de verdade são eternos e absolutos.

Bem, essa é a teoria, pelo menos. Avanços na matemática pura são muitas vezes nos limites da compreensão humana. Leva tempo, mesmo para aqueles que no campo, para compreender plenamente os novos desenvolvimentos.

O trabalho de Nash era um caso extremo. Seus trabalhos podem ser apresentados de maneira caótica, difícil de seguir e suas abordagens para os problemas eram muitas vezes diferente de tudo que havia chegado antes dele, enganando estudantes e especialistas similares. Mas ele era quase sobrenatural em sua criatividade.

Enquanto argumentos matemáticos estão fortemente limitados pelas rigorosas exigências da lógica, construções e métodos de Nash eram selvagens. E em nenhum lugar isso foi mais do que em seu trabalho em geometria.
Geometria de Nash

Pegue uma folha de papel plana. Você pode dobrá-lo, mas sem rasgar ou vincar-lo, o que formas você pode fazer? Você não pode fazer uma esfera, ou até mesmo uma seção de uma esfera, porque uma esfera é curvo , enquanto o papel está plana .

Mas você pode fazer um cilindro. E até mesmo um cone, como você vai saber se você já viu um chapéu de burro. (Este fato também é útil para fazer cones de waffle, como mostrado abaixo.

Como se constata, apesar de um cilindro ou um cone parece curvo, é intrinsecamente plana . Em um curso de graduação em geometria diferencial (como a que eu ensinar na Monash), se estuda esta curvatura intrínseca, e verifica-se que existem muitas superfícies planas.

Essas idéias foram em torno de centenas de anos antes de Nash, mas Nash levou muito mais longe.

O problema incorporação

Nash pegou a idéia de 'incorporação' uma superfície: colocá-lo para o espaço sem rasgar, vincando ou cruzar-se. Uma incorporação, que não altere a geometria intrínseca da superfície é "isométrica". Em outras palavras, as superfícies de cima são mergulhos isométricos '' do plano para o espaço 3-dimensional.

A questão incorporação isométrica podem ser feitas não apenas para o avião, mas para qualquer superfície possível: esferas, donuts (que os matemáticos chamam tori para tentar soar respeitável) e muitos outros.

Como se constata, há superfícies que são tão fortemente curvado ou emaranhados até que eles não podem ser incorporados no espaço 3-dimensional em tudo. Na verdade, eles podem nem mesmo ser incorporado em espaço 4-dimensional.

Mas Nash mostrou que toda a superfície pode ser incorporado no espaço 17-dimensional. Dimensões extras, longe de tornar o problema ainda mais difícil, na verdade torná-lo mais fácil - dando-lhe mais espaço para incorporar sua superfície! Mais tarde, o trabalho de Nash foi melhorada por outros, e agora sabemos que qualquer superfície pode ser incorporado no espaço 5-dimensional.

No entanto, as superfícies são apenas duas dimensões. E Nash estava interessado em superfícies de qualquer dimensão possível. Estes análogos de dimensões mais elevadas de superfícies são conhecidos como "coletores".

Nash provou que você sempre pode incorporar um colector para o espaço de alguma dimensão, sem distorcer sua geometria. Com este resultado importante, ele resolveu o problema incorporação isométrica.

Prova do problema incorporação isométrica de Nash veio como uma completa surpresa para grande parte da comunidade matemática. Seus métodos eram revolucionários. O grande matemático Mikhail Gromov , disse que o trabalho de Nash sobre o problema incorporando o golpeou para ser "tão convincente como levantar-se pelos cabelos". Mas, depois de muito esforço, Gromov finalmente entendeu prova de Nash: no final de uma longa argumentação de Nash, disse Gromov, Nash "milagrosamente, fez levantá-lo no ar por o cabelo"!

Incorporação isométrica em ação

Gromov passou a desenvolver as suas próprias ideias, inspiradas pelo trabalho de Nash. Ele escreveu um livro - semelhante entre os matemáticos de renome para a sua incompreensibilidade, assim como o trabalho de Nash - na qual ele desenvolveu um método chamado "integração convexo.

O método de Gromov teve várias vantagens. Uma delas é que é mais fácil tirar fotos de um mergulho fez com o seu método de integração convexa. Antes de Gromov, sabíamos mergulhos isométricos existiu, e tinha propriedades maravilhosas, mas teve um momento muito difícil tentar visualizá-los, até porque eles foram muitas vezes em dimensões superiores.

Em 2012, uma equipe de matemáticos franceses produzidos computação gráfica de mergulhos isométricos utilizando métodos de integração convexas de Gromov. Eles são extremamente intrincada, quase fractal-like, mas suave. Alguns são mostrados abaixo.

O mundo em um grão de areia

O trabalho de Nash sobre o problema incorporação isométrica tem muitas facetas e levou a enormes quantidades de pesquisas posteriores.

Um aspecto particularmente surpreendente é como mergulhos isométricos são construídos. O trabalho de Nash, combinado com o trabalho subsequente por Nicolaas Kuiper , mostrou que se você quisesse isometrically incorporar uma superfície no espaço 3-dimensional, é o suficiente para ser capaz de reduzi-lo.

Se você tem um 'encolhido' a incorporação de sua superfície - isto é, com todos os comprimentos diminuiu - em seguida, Nash e Kuiper mostrar como você pode obter uma incorporação isométrica de sua superfície de apenas ajustando sua versão encolhida um pouco.

Isso soa ridículo. Por exemplo, dê uma esfera - dizem que a superfície de uma bola de tênis - e imaginar encolhê-lo para baixo para ter um raio nanômetros. Nash e Kuiper mostram que por 'arrepiando' a superfície suficientemente (mas sempre sem problemas, sem vincar ou dobrar ou rasgar ou rasgar permitido!) Você pode ter uma cópia isométrica de sua bola de tênis original, todos contidos dentro deste raio nanômetros. Este tipo de 'arrepiando' da superfície foi reproduzido na equipe francesa computação gráfica.

A equipe francesa considerou tomar um pedaço quadrado de papel plana. Cole o lado superior para o lado inferior, para obter um cilindro. Agora cola do lado esquerdo para o lado direito. Se você pensar sobre isso, você pode ser capaz de ver que você obtenha um donut. Mas você vai encontrar o papel está agora dobrado ou distorcido.

Você pode colocá-la no espaço 3-dimensional sem distorção? Nash e Kuiper dizer "sim". Gromov diz que "usar a integração convexo". E os matemáticos franceses dizer "isto é o que parece"!

Mais fotos estão disponíveis no Projeto de website .

Mas o teorema matemático não se aplica apenas a bolas de tênis ou anéis de espuma: o teorema vale para qualquer colector de qualquer dimensão. Qualquer mundo pode estar contido em um grão de areia.
<
Como ele fez isso?

Nash tinha uma rara combinação de gênio e trabalho duro. Em sua biografia de Nash, Sylvia Nasar detalha sua intensidade e esforço formidável passou a trabalhar no problema.

Como é bem conhecido do filme, Nash passou a acreditar em teorias da conspiração bizarras envolvendo alienígenas e seres sobrenaturais, como resultado de sua esquizofrenia. Quando perguntado por que ele mais tarde, um cientista extremamente inteligente, podia acreditar em tais coisas, ele disse que essas idéias "veio a mim da mesma maneira que as minhas ideias matemáticas fez. Então, eu levei a sério ".

E, francamente, se minha cabeça me disse idéias como precisos e como perspicazes como aqueles necessários para provar o teorema incorporação isométrica, eu provavelmente confiar em estrangeiros e do sobrenatural também.

Daniel Mathews é professor de matemática na Universidade de Monash .

Este artigo foi originalmente publicado por A Conversação . Leia o artigo original .


[Comente este Post]

Postado por Cláudia Aparecida Franco de Oliveira
29/5/2015 às 07h38

 
A bela iluminação plâncton até Tasmânia

"Os monitores são um sinal da mudança climática."

PETER FARQUHAR, Business Insider 26 MAY 2015

Facebook Ícone3.0kTwitter Ícone16Email Icon

Incríveis imagens de plâncton bioluminescente florescendo Rio Derwent da Tasmânia se tornaram uma sensação global esta semana. As minúsculas criaturas brilhantes ainda estão iluminando a água em azuis brilhantes. Fotógrafos locais estão compartilhando suas fotos em página do Facebook da bioluminescência Tasmânia e assistindo seu trabalho ir online viral como mídia do mundo encaixá-lo para cima.

Fotógrafo Jo Malcomson Business Insider disse ontem: "É como um derramamento químico!" A triste realidade é, ela não estava muito longe da marca.

A biologia é um pouco mais complicado quando você detalhar isso, mas essa invasão particular está sendo realizada por dinoflagelados Noctiluca scintillans , também conhecido como Mar Sparkles.

Eles são fitoplâncton, a variedade vegetal de plâncton, ao contrário de zooplâncton, do tipo que nós associamos com o que comer baleias.

Este tipo de dinoflagelados é incomum em que se alimenta de plâncton outro, de acordo com Lisa Gershwin, autor de Stung! No Medusa Flores eo Futuro do Oceano . "Como criaturas ir, é mais do tipo indesejado. Em casos extremos, pode causar mortandade de peixes; ele faz isso em todo o mundo.
"
A preocupação é, "todo o mundo" nunca incluiu Tasmânia até 1994, quando o fitoplâncton foram vistos primeiro que extremo sul. Em 2004, os avistamentos eram muito mais comuns.

"Os monitores são um sinal da mudança climática", Anthony Richardson, do CSIRO, disse New Scientist no início desta semana
.
11265476 1592548870993893 1918035185326571692 oRovsen Giffard, Chama de Fogo Fotografia

O aquecimento global tem vindo a reforçar a corrente Australian Oriente, empurrando a água quente para o sul para Tasmânia - "quente o suficiente para Noctiluca para sobreviver ", diz Richardson.

Peter Thompson é um cientista principal da pesquisa sênior da CSIRO Oceanos e Atmosfera, com base na Tasmânia. Ironicamente, ele está faltando esta flor porque ele está no Nocivo Fitoplâncton floresce e Mudanças Climáticas conferência esta semana na Suécia, gerido pela Comissão Oceanográfica Internacional.

Ele confirmou Noctiluca tinha sido florescendo nos Derwent maioria dos anos desde 2004, apontando para um estudo que mostrou que havia se mudado de Moreton Bay, 1700 km ao norte nas últimas décadas.

"Ele faz representar uma grande mudança para o nosso ecossistema", disse à Business Insider. "Antes, era raro ou ausente mas agora é o organismo mais abundante no rio que come fitoplâncton."

Não só eles batem estoques de alimentos em torno de plâncton, quando morrem, Noctiluca pode transformar prejudicial.

"Quando a célula se rompe, a amônia é liberada ea floração maciça poderia tornar-se uma nuvem mortal", disse Gershwin. "É possível alterar o sabor da água e é nocivo para peixes."

Dependendo de onde os brilhos mar morrer, uma matança de populações de peixes locais poderia seguir em águas abrigadas dentro de dias. No oceano aberto, é improvável para mostrar qualquer efeito.
11289626 10152819040237111 42683380155499193 oJo Malcolmson / Fotografia Blackpaw

Mas tal como está, esta flor particular tem sido visto no Derwent de Howrah, quase em frente ao rio da Hobart CBD, 20 km ao sul de Howden, e de leste a Eaglehawk Neck, a aproximadamente 40 km em linha recta. Que não é exatamente "mar aberto".

"Mesmo uma pequena flor em cima de uma fazenda de peixes poderia ter um efeito extremo", disse Gershwin.

A aquicultura é um grande ganhador de Tasmânia, que produz mais frutos do mar em termos de valor do que qualquer outro estado australiano - até US $ 700 milhões ao ano, com o salmão de viveiro sozinha respondendo por mais de US $ 500 milhões desse.

Já houve alguns pequenos problemas em 2002 com canetas de salmão ao largo da Península Tasman acumulando Noctiluca slicks na superfície.

Esse peixe serra, que recusou à superfície para se alimentar e acabou por ser resolvido através da geração de um sistema de borbulhamento de ar com bolhas de ar subindo no centro das canetas de peixe para limpar as águas de superfície. A maioria das fazendas de peixes da Tasmânia tem agora tais sistemas em vigor.

"Se um remendo denso é pego em uma caneta de peixe, em seguida, o amônio pode causar problemas para os peixes", disse Thompson. "Houve mortandade de peixes associados a esses tipos de flores no passado."

Thompson disse que, até agora, os pesquisadores têm "relativamente pouca compreensão de como isso tem afetado outros aspectos da ecologia da Derwent".

Este artigo foi originalmente publicado pela Business Insider.

[Comente este Post]

Postado por Cláudia Aparecida Franco de Oliveira
27/5/2015 às 07h35

 
O mito de Tesla

Sem dúvida, um dos mais destacados inventores científicos dos últimos séculos, mas, lamentavelmente, também uma figura enormemente atrativa para os seguidores de crenças conspiratórias e pseudociências.

Não há homem na história da ciência que carregue mais mitos do que Tesla e, atualmente não há quase nada escrito sobre ele que não está exagerado ou que não tente diviniza-lo. A fim de reivindicar a sua imagem e apreciar o homem pelas suas grandes obras e não pelos seus mitos, pretendo esclarecer algumas meia-verdades, imprecisões e mentiras que assombram a figura notória deste cientista.

Tesla inventou a corrente alternada?

Não. Talvez, ele seja mais lembrado hoje por supostamente ter "inventado" a corrente alternada (CA). No entanto, a CA foi descoberta a cerca de um quarto de século antes de Tesla nascer. Enquanto Tesla era um jovem que trabalhava como engenheiro em uma empresa de telefonia, na Europa já estavam desenvolvendo transformadores de corrente alternada e a criação de redes experimentais para a transmissão de energia para enviar a corrente alternada em longas distâncias. O que Tesla tinha em mente era um campo magnético rotativo, o que tornaria possível um motor de indução elétrica que poderia ser executado diretamente a partir da CA, ao contrário de todos os motores elétricos existentes que eram em corrente contínua (CC). Os motores de indução foram projetados antes de seu nascimento, mas ninguém havia ainda construído. Tesla construiu um protótipo de trabalho, mas apenas dois anos depois de outro inventor, Galileo Ferraris, que também havia concebido de forma independente o campo magnético rotatório e construído seu próprio protótipo de trabalho.

Tesla inventou o raios-X?

Não. Na realidade, a história dos raios-X remonta aos experimentos do cientista britânico William Crookes, que investigou no século XIX os efeitos de certos gases ao aplicar descargas de energia. Esses experimentos foram desenvolvidos em um tubo à vácuo, e eletrodos foram utilizados para gerar correntes de alta voltagem. Ele chamou o tubo de Crookes. Este tubo, ao estar cercado de placas fotográficas, geraria algumas imagens borradas. Em 1887, Tesla começou a estudar o efeito causado pelos tubos de Crookes. Em 1895, Tesla, acidentalmente, criou a primeira fotografia de raio-X nos Estados Unidos, onde, antes da visita de seu amigo Mark Twain ter decidido levar uma fotografia iluminada pela luz de um tubo de Geissler. Quase simultaneamente, Wilhelm Röntgen anunciou sua descoberta dos raios-X. Mais tarde Tesla experimentou com tubos mais potentes para criar raios-X mais fortes.

Tesla inventou o rádio e a tecnologia sem fio?

Não. Oficialmente se atribui a invenção do rádio a Guillermo Marconi, embora Tesla (após sua morte), ganhou todas as disputas de patentes que teve com Marconi pela utilização de peças já patenteadas. No entanto, é difícil atribuir a invenção de rádio para uma única pessoa. Ambos trabalharam tanto na parte teórica como na parte experimental, influenciados por dezenas de outros pesquisadores que remontam quase um século. Várias patentes de diferentes tipos de comunicações sem fio começaram a ser apresentadas por outros inventores trinta anos antes. Tesla ficou famoso por sua demonstração de barcos de controle remoto 1896, mas entre 1895 e 1896, muitos inventores de todo o mundo fizeram todo tipo de demonstrações de rádio controle, na Rússia, Índia, Estados Unidos e Europa. As contribuições de Tesla para o rádio foram tão boas como qualquer outra, mas dificilmente "revolucionaria" um campo que estava explodindo na época.

Tesla se propôs a dar ao mundo energia sem fio e gratuita?

A famosa Torre de Wardenclyffe, também conhecida como Torre de Tesla, foi projetada para comunicações sem fio em todo o Atlântico. No entanto, o seu sistema de energia sem fio utilizaria a ressonância Schumann-Tesla para carregar a ionosfera da Terra de tal modo que a partir de uma simples bobina de mão poderia se receber energia elétrica de graça em qualquer lugar do mundo, ao menos em teoria. A ideia de Tesla era inovadora, mas só foi isso. Agora que a ciência compreende melhor a natureza da ionosfera, os físicos acreditam que o conceito de Tesla é inviável. Existem todos os tipos de teorias da conspiratórias sobre o assunto, por exemplo, de que o HAARP, o centro de pesquisa no Alasca, é uma prova secreta da existência de uma rede elétrica de Tesla, ou algum tipo de super arma baseada nela. As profundas diferenças entre esses sistemas se tornam cada vez mais claras ao se fazer a mais básica das investigações.

Tesla inventou o "Raio da Morte"?

Não. Os investimento nos projetos de Tesla foram interrompidos com a chegada da Grande Depressão na década de 1930. Durante a última década de sua vida, Tesla não tinha dinheiro e estava morando em um hotel em Nova York, consumido por aquilo que entendemos hoje por transtorno obsessivo compulsivo. Foi durante este período (e não antes, durante seus anos produtivos em laboratório) que ele falou abertamente sobre ter construído e testado um "Raio de Morte". No entanto, nenhum dos assistentes de laboratório de Tesla confirmou isso, e nenhuma evidência, protótipo ou prova foi encontrada até hoje. Deu apenas descrições vagas com conselhos inadequados sobre o tipo de tecnologia que poderia ser usada tal arma. Tudo indica que foram apenas divagações de uma mente deteriorada.

Um gênio anônimo e esquecido?

A ideia de que durante a sua vida Tesla foi quase ignorado, que nunca recebeu a atenção e dinheiro e que sofreu com a injustiça de um mundo que não estava pronto para um gênio avançado, é heróica e atraente, mas talvez não seja inteiramente verdadeira. Embora muitos de seus projetos não tenham conseguido financiamento, algo que aconteceu com praticamente todos os cientistas da época, muitas vezes também recebiam apoio financeiro de notáveis investidores, como foi mencionado por J. P. Morgan. Ademais, ele e Thomas Edison eram considerados quase celebridades em seu tempo e eram muito populares. Apesar de que muitas vezes ser visto como um solitário, tímido e um gênio incompreendido, Tesla tinha seus momentos de showman. Sua famosa Bobina de Tesla foi testada durante manifestações públicas diante de uma multidão. Como acontece com qualquer mito, a história da vida de Tesla, suas obras, invenções e projetos, muitas vezes tendem a ser adoradas e exageradas, carregada por certo heroísmo que não corresponde totalmente com a realidade. Isso não tira a ideia de que Tesla foi um dos nomes mais importantes e influentes do campo científico.

Fontes
Cheney, M., Uth, R. Tesla: Master of Lightning. New York: Barnes & Noble, 1999. 87-95.
Childress, D. The Fantastic Inventions of Nikola Tesla. Chicago: Adventures Unlimited Press, 1993. 249.
O'Neill, J. Prodigal Genius: The Life of Nikola Tesla. New York: I. Washburn, Inc., 1944.
PBS. "The Missing Papers" Tesla — Life and Legacy. Corporation for Public Broadcasting, 24 Jan. 2001. Web. 12 Jan. 2013.
Tesla, N. Colorado Springs Notes. Beograd: Nolit, 1978. 333.
Villarejo-Galende A., Herrero-San Martin A. "Nikola Tesla: Flashes of Inspiration". Revista de Neurologia. 16 Jan. 2013, Volume 56, Number 2: 109-114.

[Comente este Post]

Postado por Cláudia Aparecida Franco de Oliveira
22/5/2015 às 21h33

 
O trabalho e a história...Cláudia Franco

Olá!
Data importante hoje!
Vocês não acham?
Trabalho é a função exercida pelo homem, que gera algo produtivo,remunerado ou não. Hoje com as mudanças econômicas tudo traz dividendo e lucros ao trabalhador, este é remunerado de acordo com sua função.

Na verdade,podemos falar sobre o início dos tempos,quando o primeiro homem do mundo começou a exercer uma função, gerando então um trabalho e fazendo disto uma atividade diária, esse homem primitivo cria ferramentas,que com esta sai a caça para alimentar sua tribo.A cada ferramenta criada por ele,havia um tempo exercido,embora esse ainda não tivesse noção de hora. O intervalo de tempo que ele desprende para sua criação é uma função,ou seja um trabalho.

A caça,o tempo em que levava para essa atividade, também é um trabalho.Ao longo dos tempos com as mudanças ambientais, o homem muda também sua atividade, começa plantar,sendo então a lavoura sua atividade de sobrevivência.Com o crescimento populacional,cria-se uma forma de fazer desta atividade, um meio lucrativo,primeiramente a base de troca,depois com surgimento de um metal de valor criado somente para isso, a moeda,nome dado mais tarde de acordo com a região em que era vigente.

Pronto!... Chegamos ao assunto de hoje Trabalho,com a mudanças econômica muda também a atividade populacional em aspecto,crescimento e modernização. Faz o homem ser participativo atuante em vários setores,gerando benefícios a sí e aos outros, tornando este mesmo homem capacitado a várias funções,não importa,na verdade seja ela qual for é um trabalho exercido para seu bem comum e de todos,gerando a este atividade e por consquência lucros e desenvolvimento.

Fica aqui meu cumprimento a todos os trabalhadores,seja qual for sua atividade,não importa,você faz parte de um conjunto de pessoas que exerce uma função chamada trabalho,por isso, esse dia é marco para tantos que dão sua capacidade funcional ao seu bem estar e objetivo comum.

Creio que não deva enumerar todas as funções,são muitas, mais fica aqui meu recado a todas elas, nesse dia comemorativo. "O homem que tem uma atividade a exercer,deixa sua passagem na terra marcada e frutos a serem colhidos,e algo para ser lembrado e seguido" Cláudia Franco

[Comente este Post]

Postado por Cláudia Aparecida Franco de Oliveira
21/5/2015 às 21h50

 
O trabalho e a história...

Olá! Data importante hoje! Vocês não acham? Trabalho é a função exercida pelo homem, que gera algo produtivo,remunerado ou não. Hoje com as mudanças econômicas tudo traz dividendo e lucros ao trabalhador, este é remunerado de acordo com sua função. Na verdade,podemos falar sobre o início dos tempos,quando o primeiro homem do mundo começou a exercer uma função, gerando então um trabalho e fazendo disto uma atividade diária, esse homem primitivo cria ferramentas,que com esta sai a caça para alimentar sua tribo.A cada ferramenta criada por ele,havia um tempo exercido,embora esse ainda não tivesse noção de hora. O intervalo de tempo que ele desprende para sua criação é uma função,ou seja um trabalho. A caça,o tempo em que levava para essa atividade, também é um trabalho.Ao longo dos tempos com as mudanças ambientais, o homem muda também sua atividade, começa plantar,sendo então a lavoura sua atividade de sobrevivência.Com o crescimento populacional,cria-se uma forma de fazer desta atividade, um meio lucrativo,primeiramente a base de troca,depois com surgimento de um metal de valor criado somente para isso, a moeda,nome dado mais tarde de acordo com a região em que era vigente. Pronto!... Chegamos ao assunto de hoje Trabalho,com a mudanças econômica muda também a atividade populacional em aspecto,crescimento e modernização. Faz o homem ser participativo atuante em vários setores,gerando benefícios a sí e aos outros, tornando este mesmo homem capacitado a várias funções,não importa,na verdade seja ela qual for é um trabalho exercido para seu bem comum e de todos,gerando a este atividade e por consquência lucros e desenvolvimento. Fica aqui meu cumprimento a todos os trabalhadores,seja qual for sua atividade,não importa,você faz parte de um conjunto de pessoas que exerce uma função chamada trabalho,por isso, esse dia é marco para tantos que dão sua capacidade funcional ao seu bem estar e objetivo comum. Creio que não deva enumerar todas as funções,são muitas, mais fica aqui meu recado a todas elas, nesse dia comemorativo. "O homem que tem uma atividade a exercer,deixa sua passagem na terra marcada e frutos a serem colhidos,e algo para ser lembrado e seguido"

[Comente este Post]

Postado por Cláudia Aparecida Franco de Oliveira
21/5/2015 às 21h50

 
Definição


Ontem postei um texto," Inacreditável acontecimento".

Este texto foi um sonho que tive.

Já tive muitos sonhos , os quais eu sempre publico, mas na maioria das vezes, os meus sonhos são de ficção cientifica, sonhos sobre futuro, ETs, coisas desse tipo.
Raramente eu sonho com cenas de romance, já tive um a muito tempo atraz que gerou o título "Uma História de Amor"romance da época de 1800, passado na Inglaterra, fui longe...rs.

Me lembro também de um texto que está publicado na Biografia do meu site Recanto das Letras, cujo enrredo é um papo com Sigmund Freud e Cal Jung, pensadores da nossa história e mundo da psicanalise, e também um outro texto que diz "Escolhida do Rei Roberto Carlos",uma situação engraçada, mas sonho é sonho!

Acordei hoje pensando, porque será que todo escritor tem sonhos malucos, ou não? Será apenas o exercício de escrever que trabalha sua mente até durante o sono? Não sei!

Mas voltando a Freud e Jung, os sonhos são prenuncio, ou nada menos que o conciente trabalhando o inconciente, que é tudo que queremos ou desejamos, ou então temos no nosso dia à dia, durante o sono reparativo do corpo, nossa mente trabalha de forma reviver ou viver situaçães que vivemos durante o dia, ou então queriamos viver, com corpo inerte a mente trabalha e produz uma ficção, um desejo ou até mesmo uma situação premunitória.

Sendo assim somos uma maquina constante e temos dentro do mundo dos sonhos nossas vontades realizadas ou não!

Interessante!

Acredito eu , deixando os nossos pensadores de lado, que todo escritor ou poeta, tem a mente em constante criação e assim ele vive elaborando durante o sono ou no seu dia pensando e vivendo teus textos, é como se fosse uma máquina produzindo palavras, estrofes, e conteúdo poético.

Para um escritor/poeta, tudo se transforma em texto, tudo é conteúdo para escrever e expor seus sentimento, seja dor, amor, desilusão ou alegria.Ele vê poesia e conteúdo para escrever em uma folha que cai, uma pena que voa, um céu de estrela, uma lua iluminando prata no mar, o som que mar produz e assim ele transforma o cotidiano em texto literário.
Será que somos loucos, sonhadores, alienados do mundo, em ler e escrever?
Acho que não!
Somos o que vivemos, e transferimos ao papel ao mundo virtual nossa história, e contamos a sua vontade, o seu desejo, a sua aspiração, seja na poesia ou nos contos. deixamos a nossa marca, mas principalmente levamos a você e o trazemos ao nosso mundo das letras e do pensamento.

E isso, Feud e Jung, explicam, o ser humano tem capacidade de pensar, produzir e executar o pensamento livre ou reprimido e os sonhos é vávula de escape de sua mente, caso contrário ele teria uma vida inanimada, sem objetivo. E é atraves de sonho que muitas celebridades e inventores, artistas, criam e durante o dia executam.

Bom, tá aí meu pensar e explicação sobre as loucuras da mente do escritor, e Freud e Jung conseguiram decifrar.

Bom dia à todos, acordei na literatura, o que mais gosto de fazer é escrever, e um dia se Deus quizer vou ter tempo e condições para publicar meus textos em livro de papel e deixar a minha imortalidade nessa terra.

Sonho? Não, realidade de todo escritor!

Feliz é o poeta que em vida é reconhecido e deixa sua marca para eterneindade

Assim como Freud de Jung entre outros, escolhi estes pela identificção e já ter batido um longo papo com eles em sonho...rs.

Louca eu? Não, sou poeta /escritora, vivo no mundo dos sonhos, ficção e realidade!
Cláudia Franco

[Comente este Post]

Postado por Cláudia Aparecida Franco de Oliveira
19/5/2015 às 22h11

 
Internauteando!!! Cláudia Franco

A net hoje é o maior veículo de conhecimento e intercâmbio entre pessoas, temos a possibilidade sem sair de casa conversar com pessoas do mundo inteiro, com o conhecimento e 3 linguas básicas, Frances Ingles e Espanhol, você pode se comunicar com uma facilidade tremenda, conhecendo costumes, hábitos e cultura de outros paises. A algúm tempo atraz somente a televisão nos proporcinava este meio, mas era uma forma fria onde somente viamos imagens, embora isso também nos maravilhasse, era diferente. Hoje com a era da informatização, viajamos o mundo inteiro sem sair de casa.

Acho maravilhoso, por muitas vezes fiquei sabendo de acontecimentos e fatos, antes que a TV divulgasse, teclando com amigos do Perú, Portugal, Itália, França, Inglaterra, Autralia, Suissa, Espanha, Marrocos. Enfim, quando estamos internauteando, podemos nos relacionar e conhecer pessoas e com facilidade, tornarmos parte da vida delas, e elas da nossa...Bendita seja a internet de todos nós, era dos informatizados... Beijos meus...
Cláudia Franco

[Comente este Post]

Postado por Cláudia Aparecida Franco de Oliveira
17/5/2015 às 21h49

 
Volitando no mundo da psicanálise(Jung e Freud)

-Olha eu não sei onde estive essa madrugada, mas com certeza o meu mundo etério viajou pela vasta infusão da psicanálise, será que estive com esses dois mitos da história pensante do nosso mundo? Temos aqui dois célebres pesquiadores do comportamento humano. Porque eu Cláudia, acordo às 3 horas da madrugada com essa dominante vontade de ler e escrever sobre o assunto? Não sei, nem Freud Explica... mas cá estou, e adorei a experiência...risos

-O ser humano enfoca seus objetivos em determinado setores de sua memória cerebral, sendo assim assimila paixões, frustrações, entre outros sentires de seu meio pensamento, criando assim a sua volta um mundo imaginário e podendo com ele determinar suas atitudes diárias, sou aquilo que penso, penso, aquilo que exerço, e com isso determino o que devo fazer, caixa de surpresa, ou apenas surpreendente o seu comportamento, com isso vive ou deixa de viver sua paixões...certo?

Carl Gustav Jung

Para quem busca conhecer e aprender o pensamento junguiano.

"Então a vida pode ser vivida como uma obra de arte; a pessoa (...) pode vir a encará-la em termos da interação de cada elemento nela existente em determinado momento, todos eles facetas diferentes daquilo que denominamos o mito da vida da pessoa. A percepção consciente na vivência que a pessoa tem do maior número possível dessas facetas é obviamente uma tarefa fundamental, uma tarefa que requer grande coragem e grande capacidade para a experimentação imaginativa consigo mesma - suportando e aguardando, amando e sofrendo." Edward C. Whitmont

Sigmund Freud - psychoanalysis

A importância de Sigmund Freud não pode ser enfatizada demasiadamente. É e será sempre o pai do psychoanalysis. Aqui nós olhamos em cima do desenvolvimento e do trajeto às vezes transforma a que as idéias e as técnicas se submeteram sobre os anos.

Carl Gustav Jung

Freud disse que o objetivo da terapia era fazer o conciente inconsciente. Fez certamente a isso o objetivo de seu trabalho como uma teoria. No entanto faz o som inconsciente muito desagradável, para dizer o menos: É um caracteristica de desejos somente, de um poço situações do perverse e de criatividade incerta, um enterro moídos para as experiências frequente que não obstante voltam para nos assombrar. Frankly, som de ontem como qualquer coisa gosta de fazer conciente! Um colega mais novo de Carl Jung, devia fazer a exploração deste espaço do interior; seu trabalho de primeira. Foi equipado com um fundo na teoria freudian, naturalmente, e com um conhecimento aparentemente inesplicável do mitologia, da religião, e da filosofia. Jung era especial no simbolismo de tradições mística complexas tais como Gnosticism, alchemy, Kabala, e tradições similares no hinduismo e no budismo. Se qualquer um poderia fazer o sentido do inconsciente e o seu hábito de revelar

-Na verdadeda, o ser é dotado de uma conciência holistica, conciente ou inconciente, tem determinadas característica no pensar e exercer essa função, isso abrange todas as áreas de seu pensamento, e todo tipo de questão a discutir, ou seja, cada um é um somente no ato de agir e ser, dando assim a sua forma de vivencia habitual, o medo por assim ser!

Eis aqui o meu vasto e pequeno mundo de área pensante, a essa hora da madrugada escrevendo sobre um delicioso assunto do pensar e de pensadores celebres. Ah, com certeza naveguei em mares cósmicos essa madrugada, e adorei!

Cláudia Aparecida Franco de Oliveira/ Itirapina/ São Paulo/ 05:37hs

[Comente este Post]

Postado por Cláudia Aparecida Franco de Oliveira
16/5/2015 às 22h04

 
O Rato e eu...Claudia Franco

Uma bela tarde de segunda feira, estou trabalhando no meu computador, quando vejo um vulto estranho correr pela casa... Incrível...disse eu, acabo de ver um rato?
Sim era um rato enorme; começo tremer exageradamente, (risos), um rato significativo(risos), mas não deixa de ser um rato.
Detalhe, morro de medo de ratos, e estou só em casa, tenho trauma do bichinho, o que faço?
Chamo o vizinho, grito por socorro, não posso, mas tenho que sair a caça dele.
Relato a um amigo através do MSN o fato e pergunto a ele: como caçar um rato?
-Ele diz: tem arma em casa?...(risos).
-Eu: somente vassoura e rodo.
-Pega um deles, melhor vassoura e parte pra cima dele.
-Eu: tenho trauma do bichinho.
-Ele: ratos não voam...(risos).
-É, mas sobem na perna...(risos).
-Mas aqui só tem lugar para um, eu ou ele.
-Então vá, seja forte e mate-o numa vassourada só.
Arma em punho, em cima de uma cadeira lá vou eu...Tentem imaginar um rato que não é voador e sim saltitante, pois é, era um rato atleta, eu e o rato, quem vencerá?
Vassoura de cá, vassoura de lá, e gritos adoidado, plaft, plaft, plaft, vassourada e mais vassourada, e bicho pulador, nunca vi igual, ele devia ser de circo, ou de laboratório...(risos) parecia pipoca no chão e eu aos gritos não acertava uma, tentei um diálogo com o bicho, mas nada, pedi, implorei, sobe na vassoura Ratito, te levo a liberdade e, nada, ele nem olhava pra mim, corre e se esconde debaixo da cama, eu no desespero peço ao vizinho para emprestar a gata, doce engano...(risos), tinha mais medo do rato a Chitára (nome da Gata) do que eu. Desisto digo eu...lembro-me então da minha cachorrinha Babi, mais um pensamento. Ela deu cria, animais nessa fase ficam valente, para proteção da cria, ela vai me ajudar, pega o ratito, e eu faço o resto com ele depois de morto claro, jogo no lixo, (risos).
Doce engano, de verdade, ela simplesmente passeia pelo local cheira, cheira e nada, dá as costas e vai embora, estou na lona outra vez!
O que fazer?...Isso, eu sobre a cadeira, chamo o vizinho.
-Fulano socorro por favor, seu gato e minha cachorra não deu conta, você pode me ajudar a tirar este objeto não identificado da minha casa (O rato), Que decepção, o vizinho morre de medo de ratos...Dio Santo! agora sim, eu, a vassoura, a gata, a cachorra e o vizinho com medo de um rato, caramba o que fazer?
Aqui só tem lugar pra um, ou melhor, pra todos os habitantes desta casa menos um rato! Mesmo porque tem criança aqui, e se esse rato for comedor de criança?...(risos) Surge outra idéia brilhante veneno de ratos...(risos).
Bom, isso deve resolver e na esquina da minha casa tem uma Agro-Pecuária, tenho a solução perto, saio por uma porta e entro na outra e pergunto:
Tem veneno de rato?... -Ele: tem.
-Eu: Mas é ele comer e morrer?
-Ele: Sim, fatal!
-Eu: Quanto é?
-Ele: R$ 0,50 centavos
-Eu: Dá dois...
Lá vou eu, espalho veneno na casa toda, como é perigoso, coloquei todos para fora, ficou eu e o rato, que presumo eu, a essa altura esteja morto de tanto veneno espalhado.
Bem são 03:52 horas (risos), adivinha quem eu vi passar neste momento?
Ele, o SENHOR RATO!
EXISTE UMA SOLUÇÃO?
PORQUE SEI, HOJE NÃO CONSEGUIREI DORMIR....(RISOS)

Apezar da história ser verdadeira, fica aqui um alerta, hoje com o aumento populacional e desenvolvimento, traz as nossas moradias bichinhos e outros tipos de insetos, que nos causam mal a saúde, antes o chamado ratinho somente vivia na mata, hoje adentram nossa casa a procura do que está escasso e procriam de uma forma assustadora, portanto fica aqui o alerta, o desenvolvimento também traz a doença e contaminação por esse invasores domiciliares...os ETs em nossas vidas...(risos)

Cláudia Aparecida Franco De Oliveira

[Comente este Post]

Postado por Cláudia Aparecida Franco de Oliveira
15/5/2015 às 21h36

 
Comportamento Humano!


Eis, um tema complicado!

Vou tentar abordar o assunto citando fatos e acontecimentos do nosso cotidiano.

Comportamento humano é estudado atravéz dos tempos por filósofos como Platão, Sócrates, Sigmund Freud, entre outros.Na verdade poderemos tentar aqui explicar atitudes do ser humano que nem sempre são benéficas, portanto essa mesma palavra Atitude, tema que escolhi em um artigo passado, é a palavra com sentido contrário neste texto. A atitude de cada um de nós em determinadas situações, podem influênciar ou desencadear uma situação totalmente desconfortável, inóspta a sí e aos outros também, podendo ocasionar, um desajuste no ambiente de trabalho. Por mais que tentamos justificar fatos e atos, não conseguimos achar uma explicação plausível, fica difícil esclarecer certas ações e situações. Costumo dizer que o ser humano é uma caixinha de surpresa, você nunca sabe quando ele poderá ser ou não ser verdadeiro!

Em certas situações de nossas vidas, sempre procuramos estar dentro de um padrão, no qual achamos ser síntese de aprendizado atravéz dos tempos, e que trazemos de nossos pais e avós, o que é ser correto, justo e verdadeiro sempre!!! Um aprendizado! E muitos usam essa frase bem típica para essa ocasião, "Vem do Berço", não é bem assim! Todo ser humano tem personalidade própria, que naturalmente vem com ele, se esse ditado fosse verdadeiro, não poderia usa-lo, pois o que diremos dos homens que vivem à marginalidade da vida, atribuimos também a tal berço?

Acho que não!!!

Cada ser é um, não podemos atribuir aos antepassados deste, sua atitude presente. Seria uma injustiça aos pais dessa criatura, pois em muitos casos estes são trabalhadores humildes que defendem seu pão de cada dia, e jamais em determinado momento de sua vida achou que seu filho criado dentro de seus padrões normais de humildade e honestidade, fosse enveredar por caminhos tortuosos. Para esses pais, foi uma fatalidade da vida que levou seu filho a ser um marginal, o contrário seria esse o melhor filho do mundo e tendo como espelho seus pais.

Dificil, não?

Por isso digo o ser humano é realmente um caixinha de surpresa, por mais que tentamos explicar não conseguimos. Alguns dos nossos pensadores da história tentaram, conseguiram explicar com fatos o comportamento humano, mais, como os tempos mudam, o ser humano acompanha as mudanças, seu comportamento também toma formas e foge do convencional, padrões até então idealizado por nossos pensadores históricos
.
Fica aqui hoje algo para pensarmos:-"Devemos estar sempre atentos, não fazendo de nossas vidas cotidianas como um ato impensado, que possa gerar uma atitude contrária, um desconforto à nós e as pessoas que conosco convivem". "O verdadeiro homem não é aquele que comete erros, e sim o que tem a capacidade de admití-los"

Este foi um artigo meu publicado no Jornal Primeira Página de São Carlos, na data de 17/05/2005

Cláudia Aparecida Franco de Oliveira/ São Carlos

[Comente este Post]

Postado por Cláudia Aparecida Franco de Oliveira
14/5/2015 às 22h49

Mais Posts >>>

Julio Daio Borges
Editor

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Pensamento e Ação
Eduardo Frei
Record
(1968)



Peter Pan
Pedro Bandeira
Moderna
(2014)



Livro - Sonetos de Bocage: Coleção Prestígio
Fernando Mendes de Almeida
Ediouro
(1995)



As mil casas do sonho e do terror
Atiq Rahimi
Estação Liberdade
(2003)



Poesia e Prosa no Rio de Janeiro 2012
Taba Cultural
Taba Cultural
(2011)



Nos Bastidores Da Disney
Tom Connellan
Futura
(2008)



Livro Literatura Brasileira Dama de Paus
Eliana Cardoso
Nova Fronteira
(2019)



Abarat
Clive Barker
Companhia das Letras
(2003)



Vade Mecum Oab 2017 - Legislaçao Selecionada
Darlan Barroso; Marco Antonio Araujo Junior
Rt
(2017)



A Teoria Soft Edge (lacrado)
Rich Karlgaard
Elsevier
(2014)




>>> Abrindo a Lata por Helena Seger
>>> A Lanterna Mágica
>>> Blog belohorizontina
>>> Blog da Mirian
>>> Blog da Monipin
>>> Blog de Aden Leonardo Camargos
>>> Blog de Alex Caldas
>>> Blog de Ana Lucia Vasconcelos
>>> Blog de Anchieta Rocha
>>> Blog de ANDRÉ LUIZ ALVEZ
>>> Blog de Angélica Amâncio
>>> Blog de Antonio Carlos de A. Bueno
>>> Blog de Arislane Straioto
>>> Blog de CaKo Machini
>>> Blog de Camila Oliveira Santos
>>> Blog de Carla Lopes
>>> Blog de Carlos Armando Benedusi Luca
>>> Blog de Cassionei Niches Petry
>>> Blog de Cind Mendes Canuto da Silva
>>> Blog de Cláudia Aparecida Franco de Oliveira
>>> Blog de Claudio Spiguel
>>> Blog de Diana Guenzburger
>>> Blog de Dinah dos Santos Monteiro
>>> Blog de Eduardo Pereira
>>> Blog de Ely Lopes Fernandes
>>> Blog de Expedito Aníbal de Castro
>>> Blog de Fabiano Leal
>>> Blog de Fernanda Barbosa
>>> Blog de Geraldo Generoso
>>> Blog de Gilberto Antunes Godoi
>>> Blog de Hector Angelo - Arte Virtual
>>> Blog de Humberto Alitto
>>> Blog de João Luiz Peçanha Couto
>>> Blog de JOÃO MONTEIRO NETO
>>> Blog de João Werner
>>> Blog de Joaquim Pontes Brito
>>> Blog de José Carlos Camargo
>>> Blog de José Carlos Moutinho
>>> Blog de Kamilla Correa Barcelos
>>> Blog de Lúcia Maria Ribeiro Alves
>>> Blog de Luís Fernando Amâncio
>>> Blog de Marcio Acselrad
>>> Blog de Marco Garcia
>>> Blog de Maria da Graça Almeida
>>> Blog de Nathalie Bernardo da Câmara
>>> Blog de onivaldo carlos de paiva
>>> Blog de Paulo de Tarso Cheida Sans
>>> Blog de Raimundo Santos de Castro
>>> Blog de Renato Alessandro dos Santos
>>> Blog de Rita de Cássia Oliveira
>>> Blog de Rodolfo Felipe Neder
>>> Blog de Sonia Regina Rocha Rodrigues
>>> Blog de Sophia Parente
>>> Blog de suzana lucia andres caram
>>> Blog de TAIS KERCHE
>>> Blog de Thereza Simoes
>>> Blog de Valdeck Almeida de Jesus
>>> Blog de Vera Carvalho Assumpção
>>> Blog de vera schettino
>>> Blog de Vinícius Ferreira de Oliveira
>>> Blog de Vininha F. Carvalho
>>> Blog de Wilson Giglio
>>> Blog do Carvalhal
>>> BLOG DO EZEQUIEL SENA
>>> Blog Ophicina de Arte & Prosa
>>> Cinema Independente na Estrada
>>> Consultório Poético
>>> Contubérnio Ideocrático, o Blog de Raul Almeida
>>> Cultura Transversal em Tempo de Mutação, blog de Edvaldo Pereira Lima
>>> Escrita & Escritos
>>> Eugênio Christi Celebrante de Casamentos
>>> Flávio Sanso
>>> Fotografia e afins por Everton Onofre
>>> Githo Martim
>>> Impressões Digitais
>>> Me avise quando for a hora...
>>> Metáforas do Zé
>>> O Blog do Pait
>>> O Equilibrista
>>> Relivaldo Pinho
>>> Ricardo Gessner
>>> Sobre as Artes, por Mauro Henrique
>>> Voz de Leigo

busca | avançada
119 mil/dia
2,0 milhão/mês