Livro relaciona Michel Foucault e a Antropologia | Blog de Enderson Oliveira

busca | avançada
22100 visitas/dia
1,2 milhão/mês
Mais Recentes
>>> BuZum! encena “Perigo Invisível” em Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty (RJ)
>>> Festival de Teatro de Curitiba para Joinville
>>> TIETÊ PLAZA INAUGURA A CACAU SHOW SUPER STORE
>>> A importância da água é tema de peças e oficinas infantis gratuitas em Vinhedo (SP)
>>> BuZum! encena “Perigo Invisível” em SP e público aprende a combater vilões com higiene
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O batom na cueca do Jair
>>> O engenho de Eleazar Carrias: entrevista
>>> As fitas cassete do falecido tio Nelson
>>> Casa de bonecas, de Ibsen
>>> Modernismo e além
>>> Pelé (1940-2022)
>>> Obra traz autores do século XIX como personagens
>>> As turbulentas memórias de Mark Lanegan
>>> Gatos mudos, dorminhocos ou bisbilhoteiros
>>> Guignard, retratos de Elias Layon
Colunistas
Últimos Posts
>>> Barracuda com Nuno Bettencourt e Taylor Hawkins
>>> Uma aula sobre MercadoLivre (2023)
>>> Lula de óculos ou Lula sem óculos?
>>> Uma história do Elo7
>>> Um convite a Xavier Zubiri
>>> Agnaldo Farias sobre Millôr Fernandes
>>> Marcelo Tripoli no TalksbyLeo
>>> Ivan Sant'Anna, o irmão de Sérgio Sant'Anna
>>> A Pathétique de Beethoven por Daniel Barenboim
>>> A história de Roberto Lee e da Avenue
Últimos Posts
>>> Nem o ontem, nem o amanhã, viva o hoje
>>> Igualdade
>>> A baleia, entre o fim e a redenção
>>> Humanidade do campo a cidade
>>> O Semáforo
>>> Esquartejar sem matar
>>> Assim criamos os nossos dois filhos
>>> Compreender para entender
>>> O que há de errado
>>> A moça do cachorro da casa ao lado
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A política brasileira perdeu a agenda
>>> Livre talento, triste exílio, doces brasileiros
>>> Paris é uma Festa
>>> Belham: nossa maior voz infantil
>>> Por um Brasil livre
>>> Cordiais infâmias de Satie
>>> Dando a Hawthorne seu real valor
>>> Por que a crítica, hoje, não é bem-vinda
>>> Os últimos soldados da Guerra Fria
>>> Henry Ford
Mais Recentes
>>> Nova consciência - altruísmo e liberdade de Daniel Burkhard pela Antroposófica (2015)
>>> A Arte da Guerra de Sun Tzu pela L&pm Pocket (2007)
>>> Concurso vestibulas e enen de Vários autores pela Difusão cultural do livro (2011)
>>> Enciclopédia dos aviões de Salvat pela Salvat (2019)
>>> Respeito sim violência não de Fernando Carraro pela Ftd (2017)
>>> Processos de mircoeletrônica de V. Baranauskas pela Sociedade Brasileira de Vácuo (1990)
>>> História para o ensino médio - História Geral e do Brasil de Claudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo pela Scipione (2002)
>>> Kind Of Blue - A Historia Da Obra-Prima De Miles Davis de Ashley Kahn pela Barracuda (2007)
>>> A Cartilha da Lógica de Maria do Carmo Nicoletti pela Edufscar (2010)
>>> Macro e Micro Cosmos - Visão Filosófica do Taoísmo de Sidney Donatelli pela Ssua (2007)
>>> Chakras: Energy Centers of Transformation de Harish Johari pela Destiny Books (2000)
>>> A Segunda Guerra Mundial: Os 2174 dias que mudaram o mundo de Martin Gilbert pela Casa da Palavra (2014)
>>> O Guia dos Ufos de Norman J. Briazack, Simon Mennick pela Difel (1979)
>>> Origem de Dan Brown pela Arqueiro (2017)
>>> Sapiens: Uma breve história da humanidade de Yuval Noah Harari pela L&PM (2018)
>>> Mitologia Nórdica de Neil Gaiman pela Intrínseca (2017)
>>> O Poder do Hábito de Charles Duhigg pela Objetiva (2012)
>>> O Ocultismo Prático e as Origens do Ritual na Igreja e na Maçonaria de H. P. Blavatsky pela Pensamento (2009)
>>> O Nome do Vento (A crônica do Matador do Rei 1) de Patrick Rothfuss pela Arqueiro (2009)
>>> Cosmogonia dos Rosacruzes de Max Heindel pela Biblioteca Rosacruz (1981)
>>> O Mundo Alemão de Einstein de Fritz Stern pela Companhia das Letras (2004)
>>> Agassi Uma Autobiografia de Andre Agassi pela Intrínseca (2019)
>>> Livro - Além do 1 Décimo de Lobsang Rampa pela Record (1969)
>>> Transubstanciação o Problema do 3 e do 4 de Roberto Pantoja pela Tao Livraria (1980)
>>> Um Dono Para Buscapé de Giselda Laporta Nicolelis (Autor) pela Moderna (1984)
BLOGS >>> Posts

Terça-feira, 16/8/2016
Livro relaciona Michel Foucault e a Antropologia
Enderson Oliveira
+ de 4000 Acessos



Interessado em Filosofia e História, Michel Foucault estudou na Sorbonne, onde se graduou em Filosofia e no Instituto de Psicologia, onde especializou-se em Psicologia Patológica. Imagem: Divulgação.


A obra de Michel Foucault (1926-1984), há tempos, vem construindo uma complexa relação com as ciências humanas, em especial com a Antropologia. Alguns de seus conceitos entraram no cotidiano do empreendimento antropológico para serem utilizados como verdadeiras “palavras de ordem” ao ponto de até mesmo tornarem-se “lugares comuns”; não raramente é possível encontrar elogios, enfrentamentos e reutilizações conceituais ora na relação de Foucault com a Antropologia, ora da Antropologia em relação à Foucault.
Neste sentido, novas perspectivas, discussões e reflexões são fundamentais como, por exemplo, as presentes no livro Michel Foucault e a Antropologia, de Heraldo de Cristo Miranda, professor e doutor em Ciências Sociais, que será lançado na próxima terça-feira (23), no Sesc Boulevard, em Belém.
A obra é resultado do doutorado do autor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará (UFPA), cuja tese foi defendida em 2012, sob a orientação do Prof. Dr. Ernani Pinheiro Chaves, que assina a apresentação do livro. Durante a produção, foi necessário recorrer à produção original do autor na França, não disponível no Brasil à época. O objetivo era realizar uma pesquisa na antropologia francesa quanto à presença de Michel Foucault em seus estudos e analisar a recepção das teses foucaultianas na antropologia francesa contemporânea, a partir de uma pesquisa nos Arquivos Foucault, presentes no Institut Mémoire de l’Edition Contemporaine (IMEC) em Caen, na Normandia, França. Foi aí, então, que entre outubro de 2010 e setembro 2011, o autor realizou estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), no Institut Marcel Mauss, sob a orientação do Prof. Dr. Daniel Cefai, ampliando assim não somente as fontes de pesquisa como as possibilidades de discussões entre Foucault e a Antropologia.


O livro será lançado no dia 23 de agosto, às 19h, no Sesc Boulevard, em Belém do Pará.

No livro, que propõe uma crítica que ultrapassa a apologia ingênua ou o desprezo analítico, três temas são destacados: a etnologia do presente, o poder e a escrita antropológica, que promovem a discussão de duas tradições, a francesa e a norte-americana, bem como uma série de diálogos com os antropólogos mais contemporâneos, herdeiros ou não de Claude Lévi-Strauss e Clifford Geertz, tornando assim a obra importante e necessária seja para iniciantes, estudantes, professores ou ainda pesquisadores com produções de maior fôlego.


José Carlos de Castro, Michel Foucault e Benedito Nunes na Ilha de Mosqueiro, região metropolitana de Belém, em 1976. Saiba mais sobre a presença do filósofo na capital paraense clicando aqui. Imagem: Reprodução

“Uma das contribuições deste livro, penso, é quanto a recepção de Foucault no Brasil e, por que não, o prosseguimento de uma tradição local desta recepção: Benedito Nunes e o encontro com Foucault em sua passagem por Belém da década de 1970, o livro de Ernani Chaves, publicado na década de 1980, intitulado Foucault e a Psicanálise, entre outros. Sem o brilhantismo dos dois citados, tento me inserir nesta tradição”, destaca Heraldo. Ainda de acordo com ele, “o livro pode contribuir, frente ao crescente interesse por Foucault no Brasil, a uma problematização acerca da apropriação de sua extensa obra nas diversas áreas do conhecimento, em especial o campo das ciências humanas, ou seja, tenta contribuir – e talvez aumentar ainda mais – as polêmicas deste debate”, explica.

Saiba mais e compre o livro clicando aqui.

Tal debate muitas vezes parte da relutância de alguns pesquisadores em utilizarem a obra de Foucault. Sobre isto, Miranda esclarece que “O próprio Foucault diz: ‘Eu não sou um pesquisador em Ciências Sociais’. Não há em Foucault um projeto etnológico, mas antes um real interesse seu pelas reflexões antropológicos e ao mesmo tempo, um interesse, por parte dos antropólogos, por sua obra”, finaliza.

Bate-papo marca lançamento
O lançamento do livro, além de contar com sessão de autógrafos do autor, terá ainda o bate-papo “Tensões e prazeres do pesquisar: experiências nas ciências humanas”, com a participação do Prof. Dr. Ernani Chaves e o Prof. Dr. Fabiano Gontijo e mediação do próprio Heraldo de Cristo Miranda.
A atividade propõe uma troca coletiva acerca das experiências de pesquisadores das ciências humanas, especificamente das áreas da antropologia e filosofia, através da criação de um espaço de diálogo em torno do “fazer-se pesquisador”. Trata-se de um momento para dialogar sobre esse construir/desconstruir do lugar dos sujeitos junto as pesquisas institucionais e assim promover um conjunto de trocas de experiências, discussão e divulgação de conhecimentos entre todos.

O autor
Heraldo de Cristo Miranda é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2000); mestre em Sociologia pela UFPA com a dissertação Desencantamento e Transcendência: uma Sociologia da Modernidade na Obra de Dostoiévski, sob orientação da Prof. Dra. Katia Marly Leite Mendonça, e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Pará, com a tese de intitulada Michel Foucault e a Antropologia, sob orientação do Prof. Dr. Ernani Pinheiro Chaves.
Entre 2010 e 2011, realizou estágio doutoral na École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS) de Paris, junto ao Institut Marcel Mauss, sob a orientação do Prof. Dr. Daniel Cëfai. Atualmente colabora com revistas como Recherches en psychanalyse e Revista Aurora de Filosofia e é professor no Instituto Federal do Pará (IFPA).

Por Enderson Oliveira, com informações da editora Prismas


Postado por Enderson Oliveira
Em 16/8/2016 às 08h51

Mais Blog de Enderson Oliveira
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Multidão. Guerra E Democracia Na Era Do Império
Michael Hardt
Record
(2005)
+ frete grátis



Interpretação de Textos - construindo competências e habilidades em Leitura
Willian Cereja e Outros
Atual
(2009)



Brasil o Gigante Dourado
José Tadeu Silva
Casa do Caminho
(2013)



A Deficiência Nossa de Cada Dia
Luís Celso Marcondes de Moura
Iglu



200 Pílulas Maçônicas
Alfério di Giaimo Neto
Do Autor



Presente Diário - Janeiro - Dezembro Nº 16
Vários Autores
Rtm
(2013)



Dicionário Visual SBS
Jean-Claude Corbeil
Hub e SBS



As Melhores Piadas do Planeta ... e a Casseta Também!
Vários Autores
Objetiva
(1997)



Crises e Dilemas da Universidade Pública
Luiz Umberto Pinheiro (org.)
UnfBa
(1995)



Livro - Ginecologia
Álvaro da Cunha Bastos
Atheneu São Paulo
(2006)





busca | avançada
22100 visitas/dia
1,2 milhão/mês