BLOGS
Quinta-feira,
18/2/2016
Digestivo Blogs
Blogueiros
 |
|
 |
|
|
Transparências
Diante de teu olhar,
brilho é sombra
[Comente este Post]
Postado por Metáforas do Zé
18/2/2016 às 15h49
|
|
Comer de boca fechada
Não teço mais palavras à mesa,
pois só as rumino em meio
à algaravia dos comensais
[Comente este Post]
Postado por Metáforas do Zé
18/2/2016 às 15h19
|
|
Como conseguir um emprego de escritor?
Veja dicas de como conseguir trabalho como escritor.
Muita gente gosta de escrever. Alguns escrevem sobre o que acontece em sua rotina diária, outros preferem escrever contos, histórias e reflexões sobre o mundo. Há quem prefira escrever redações ou postagens em Blogs. Seja qual for sua área, saiba que a profissão de escritor é uma das que mais crescem no mercado e quem gosta de escrever e tem a habilidade da escrita pode construir uma carreira de sucesso com esse hobby. Se você gosta de escrever, sabe que escreve bem e não sabe por onde começar, separamos abaixo algumas dicas que vão ajuda-lo a ingressar no universo dos escritores e conquistar uma vaga na arte da Literatura.
Quer guardar o seu dinheiro? Acesse https://www.lojaideias.pt/pt/1031-mealheiros-originais e confira milhares de mealheiros para poupança.
Pratique a escrita
Essa dica parece óbvia, mas é a primeira que deve ser levada em consideração quando estamos falando sobre o ofício da escrita. Para ser um bom escritor e se destacar diante dos demais, é preciso muito mais do que apenas gostar de escrever, mas saber desenvolver a habilidade a nível profissional. Isso só é alcançado se você sabe escrever bem e pratica a escrita incansavelmente. Escreva sobre diferentes temas ou em forma de poemas. Você também pode descrever acontecimentos vividos ou escrever sobre temas mais alternativos, mas é importante que a prática mantenha uma constância.
Decida o que quer fazer
Agora que você já sabe que quer ser um escritor precisa saber se quer ser um jornalista ou um escritor-fantasma, por exemplo. Alguns escritores só conseguem escrever sobre temas que lhe interessam, por exemplo. O escritor geralmente atua como autor e pode escrever livros, artigos para revistas ou jornais, resenhas de filmes ou concentrar-se no universo das poesias. É preciso estabelecer seu nicho dentro da profissão para que você consiga encontrar qual será a área mais apropriada para você desenvolver a escrita.
Vá em busca de empresas
Essa dica vale tanto para estudantes e recém-formados em Letras como também para escritores amadores que queiram ingressar nesse meio. É importante que o profissional visite empresas de jornalismo ou que estejam contratando profissionais da área da escrita para deixar seus currículos. Muitas empresas pedem a formação em Letras e, se for o caso, valerá a pena investir no curso de Graduação. Apesar do escritor com formação acadêmica encontrar um campo de atuação bem mais amplo e autorizado, hoje em dia, com o advento da internet, muitas empresas estão contratando profissionais on-line sob regime freelance para produzirem textos de qualquer espécie.
Utilize os meios virtuais
Muitos escritores que antes não tinham possibilidade de transformar esse hobby em trabalho, agora, trabalham de casa e sem as obrigatoriedades da carteira assinada. Além das centenas de plataformas de emprego on-line disponíveis na internet, o escritor pode inscrever-se em empresas que recrutam autores freelancers para produzir artigos ou usar as redes sociais para atrair mais clientes e poder ampliar seu networking.
[Comente este Post]
Postado por Blog de Sophia Parente
18/2/2016 às 09h51
|
|
Arrived
A morte instalou-se a passos surdos como u'a necessidade
Suas asas bateram palmas para a liberdade
[Comente este Post]
Postado por Metáforas do Zé
18/2/2016 às 08h09
|
|
5 anos da Primavera Árabe
Após 5 anos, alguns membros da Liga Árabe são democracias, outros ditaduras com graus variados de repressão, e alguns são estados falidos ou genocidas. Na lista abaixo os 22 países aparecem ordenados segundo o índice de liberdade Freedom in the World 2016 da Freedom House.
A correlação visível do índice é o posicionamento do país durante a guerra fria, no bloco anglo-americano ou no soviético. Não dá para descrever liberdade perfeitamente em um número entre 0 e 100; a correlação não é perfeita; e a classificação menos ainda, porque alguns países mudaram de um bloco para outro, outros eram equidistantes, disputados, divididos, ou desinteressados. Os rótulos são todos questionáveis - mas a correlação é fortíssima, como se pode ver na tabela abaixo.
Freedom score - País membro da Liga Árabe - bloco (influências) - situação atual
79 Tunísia - anglo-americano (França, Itália) - democracia
55 Comores - anglo-americano (França) - democracia
43 Líbano - tendência anglo-americana - democracia sectária
41 Marrocos - anglo-americano (França, Espanha) - monarquia constitucional, liberdades limitadas
36 Jordânia - anglo-americano - monarquia constitucional, autoritária
36 Kuwait - anglo-americano - governo constitucional, liberdades parciais
35 Argélia - tendência soviética - autoritário
30 Mauritânia - anglo-americano (França) - democracia
28 Djibouti - anglo-americano (França) - liberdades limitadas
27 Egito - anglo-americano - autoritário
27 Qatar - anglo-americano - liberdades poucas
27 Iraque - tendência soviética - guerra civil
25 Omã - anglo-americano - monarquia, liberdades limitadas
12, 30 (média 21) Palestina - soviético - ocupado, 2 governos em conflito suprimido
20 Emirados Árabes Unidos - anglo-americano - autoritário
20 Líbia - soviético - estado falido
17 Iémen - ½ anglo-americano, ½ soviético - estado falido
14 Bahrain - anglo-americano - ditadura
10 Arábia Saudita - anglo-americano - repressivo
6 Sudão - tendência soviética, oscilante (Rússia, China) - regime genocida
2 Somália - soviético - estado falido
-1 Síria - soviético - estado falido
Um ponto a ressaltar é a falta de correlação observada entre as interferências recentes das potências livres e a situação atual. O Iraque foi conquistado e ocupado pelas forças anglo-americanas; o ditador Qaddafi da Líbia foi derrubado com ajuda de ações militares limitadas; na Síria a intervenção militar ocidental foi inexistente, e a diplomática mínima; e a Somália mal aparece nos noticiários. O resultado é o mesmo.
Aparentemente o efeito do imperialismo soviético e do nacionalismo terceiro-mundista, ironicamente atendendo pelo nome de anti-colonialismo, é tão nefasto para as instituições políticas que torna a guerra civil e a falência dos estados quase que inevitável.
[Comente este Post]
Postado por O Blog do Pait
17/2/2016 às 17h42
|
|
Iniciamos hoje uma série de posts, apresentando os últimos livros publicados.
Vamos começar por Clínica Psicanalítica Contemporânea, uma coletânea de 12 artigos, escrita por 13 psicanalistas e editada por Rodrigo Mendes Ferreira. Dentre outros, são abordados temas como: Hoje a psicanálise; Relacionamentos amorosos e a clínica psicanalítica; Ela e o cinema - uma reflexão sobre a histeria e o feminino; Ovelha negra/Ovelha branca em psicanálise de família/casal e outros. Prefácio de Gilda Vaz Rodrigues. Veja a capa, que sugestiva:
http://www.digestivo.com.br/upload/blogueiros/88024/CAPA%20-%20clinica%20psicanal%C3%ADtica%20final-page-001%20jpg.jpg
[Comente este Post]
Postado por Blog Ophicina de Arte & Prosa
17/2/2016 às 12h15
|
|
Vamos sonhar juntos (3): Seja Agente do Sonho!
Dando sequência à série de textos sobre minha campanha Vamos Sonhar Juntos?, através da qual estou oferecendo meus serviços de fotografia e cinema a valores promocionais, visando financiar a edição de meu livro As Tias do Marabaixo, vou falar hoje especificamente sobre como pretendo atender as pessoas interessadas em ensaios fotográficos que não morem em Macapá (onde estou atualmente) ou Belém (para onde vou a partir do dia 10 de março). Lembrando que a promoção de ensaios fotográficos foi o tema do texto publicado ontem.
Recapitulando rapidamente: a promoção consiste na oferta de desconto de 50% no meu pacote de ensaio fotográfico - 40 fotos, que custam normalmente R$ 200,00, irão sair por apenas R$ 100,00, desde que você encomende o ensaio até o dia 30 de abril. Quem contratar o ensaio ganha de brinde uma camiseta, com foto que irá escolher do seu próprio ensaio. A oferta é válida para qualquer cidade do Brasil, e os ensaios serão agendados ao longo de 2016. Para se inscrever, entre em contato pelo e-mail gomesfab@gmail.com

Assim como foi feito ontem com o detalhamento da promoção de ensaios fotográficos, detalharei na sequência, na forma de perguntas-e-respostas, a estratégia do agendamento de ensaios pelo país, bem como convidarei você a se engajar ativamente na campanha, tornando-se Agente do Sonho!
P: Fabio, eu me interessei em contratar o seu ensaio fotográfico, mas não moro nem no Amapá nem no Pará, estados onde você atua. Posso me inscrever?
R: Sim, você pode! É importante lembrar que os ensaios poderão ser agendados durante o ano de 2016. Porém a inscrição até final de abril é imprescindível para garantir o valor promocional, a partir de maio o valor volta ao patamar anterior. Quem se inscrever mas eu não puder atender de imediato terá o nome incluído em uma Lista de Espera.
P: Mas quando de fato você fotografará quem estiver na Lista de Espera?
R: Bem, o Brasil é um país imenso. Só nesses primeiros dias de divulgação da campanha, já registramos o interesse de pessoas do Amapá, Maranhão e Mato Grosso. A própria ideia de tornar as inscrições feitas até abril válidas para o ano todo decorre disso, afinal digamos que alguém de Uruguaiana (RS) se inscreva; seria totalmente inviável eu sair de Belém para Uruguaiana para realizar um único ensaio. A boa notícia é que estou me programando para este ano circular bastante pelo país neste ano com a Oficina de Cinema Independente, com o lançamento do livro As Tias do Marabaixo e com a própria realização dos ensaios da campanha Vamos Sonhar Juntos! A estratégia então é: até abril, receber as inscrições. A partir de maio, já sabendo quais são as cidades onde houve inscrições, fica mais simples planejar rotas de viagem que permitam atender todas as pessoas interessadas, de modo que tenho plena certeza de que todas as pessoas inscritas serão atendidas, entre maio e dezembro.
P: Mas então eu me inscrevo e só o que posso fazer é ficar aguardando que você informe quando poderá ir na minha cidade?
R: Na verdade, há algo que você pode fazer sim. Você pode se engajar ativamente na campanha, tornando-se Agente do Sonho!
P: O que é e o que faz um(a) Agente do Sonho?
R: Agente do Sonho é como estou chamando as pessoas que se inscrevam na Lista de Espera e que ajudem a conseguir outras pessoas interessadas para aproveitar os valores promocionais de ensaios fotográficos. Se você conseguir interessar outras nove pessoas na contratação do pacote de ensaio fotográfico com o valor promocional, o seu ensaio sairá de graça e você recebe dois brindes: além do brinde-padrão da campanha (a camiseta com uma foto do seu próprio ensaio, à sua escolha), ganha outra camiseta com os dizeres Eu Sou Agente do Sonho - #VamosSonharJuntos.
P: Maravilhoso ter o ensaio grátis e o brinde adicional, mas... mesmo sendo Agente, eu ainda precisaria esperar que você tenha disponibilidade para ir à minha cidade! Né?
R: Bem, como Agente do Sonho você terá formado um grupo de 10 pessoas interessadas (nove das quais pagantes). Isto torna possível o agendamento dos ensaios para uma data específica, desde que as pessoas façam o depósito antecipado do valor - no caso, R$ 900,00, referente a nove ensaios, já que o seu, por ser Agente do Sonho, sairá de graça. Não sendo possível o depósito antecipado, os 10 ensaios serão agendados conforme o roteiro a ser montado a partir do mapeamento das inscrições, em maio, e o pagamento será devido apenas quando da entrega das fotos e dos brindes (incluindo sua camiseta adicional de Agente do Sonho). Ou seja, em qualquer das hipóteses não haverá nem acréscimo nem perdas para nenhum dos lados envolvidos.
Nesta quinta, irei publicar novo texto, informando como você pode se tornar Agente do Sonho da Oficina de Cinema Independente!
* Na imagem que abre o post, Selma de Oliveira e Elmira Trindade na imagem escolhida para ser o cartaz do meu curta-metragem Você é África, Você é Linda (Jequié, BA, set/2015). |
|
Pssica, de Edyr Augusto
 Reprodução
Janalice, Jana, diz: “Deus me abandonou. Só pode ser. Não acredito mais em nada”. Jana, uma das personagens de Pssica, novo livro de Edyr Augusto, é estuprada, raptada, vendida como escrava, vira prostitua, droga-se. O Portuga é um angolano que, em um assalto, tem a mulher esquartejada. Preá, um rato d´água, rouba embarcações com seus sádicos capangas. O prefeito, um patife, faz bacanal regado a drogas.
O cenário é a Amazônia, o interior e fronteiras do Pará. Se em uma famosa canção paraense “esse rio é minha rua”; no livro, o rio é um caminho perigoso, vaza sordidez. No Marajó, sai o búfalo, entra o povo-manada; no lugar do vaqueiro altivo, meninas famintas oferecendo sexo.
Em Caiena, “a paisagem era como em Breves. Ou subúrbios de Belém. Casas pobres. Ruas esburacadas. Umidade e chuva. Mas os carros que passam eram Renault Mégane, Citroën, Peugeot. Ainda vou ter um”. É um mundo pérfido em sua degeneração contínua. Um permanente infortúnio, uma Pssica, paira sobre ele. Uma praga que parece entoada por um destino inescapável.
Edyr Augusto sai de Belém, mas a barbárie da região não sai de suas linhas. Pssica é uma faca que entra no “bucho” de todos. Há outra região que os postais e as notícias não contemplam. Não há mais nada para ser contemplado. “Me Salva”, implora Jana, mas, como muitos nessa barca, ela nem sabe onde está. “O que fizera para merecer isso?”.
Nada. Não há justificativas morais redentoras para explicar essa existência vil. Justificativas não servem para essa escrita expressionista e, propositalmente, mundana. Pulsões determinam ações, como as linhas indomáveis que descrevem essas vidas.
“Me salva”. Não. A redenção que se ensaia no livro é também uma encenação. Jana e sua súplica poderiam ser uma alegoria contemporânea da região. “E esta terra tão grande e linda, mas sem lei, sem nada”. Essa terra pode não ser a Amazônia imaginada, mas, nesse livro, já é um paraíso perdido.
*Publicado no Le Monde Diplomatique Brasil, em outubro de 2015.
[Comente este Post]
Postado por Relivaldo Pinho
16/2/2016 às 21h00
|
|
Três Sátiros cantando pra Lua
"Três Sátiros cantando pra Lua".
57 x 81 cm. Painter 2016, gicleé sobre papel Arches Aquarelle Rag, da Canson.




João Werner no Facebook, no Twitter ou no Instagram.
[Comente este Post]
Postado por Blog de João Werner
16/2/2016 às 16h22
|
|
Vamos sonhar juntos (2): Ensaios fotográficos
Desde a semana passada, estou divulgando minha campanha Vamos sonhar juntos?, com a qual estou oferecendo meus serviços de fotografia e cinema a valores promocionais, visando financiar a edição de meu livro As Tias do Marabaixo.

Desde que a campanha começou a ser divulgada, na quarta, 10, tenho recebido algumas dúvidas a respeito, por isso decidi esclarecê-las com um texto na forma de perguntas-e-respostas. Se ainda assim você seguir com alguma dúvida, por favor a encaminhe pelo e-mail gomesfab@gmail.com.
P: Em que consiste a promoção?
R: A promoção consiste na oferta de desconto de 50% no meu pacote de ensaio fotográfico - 40 fotos, que custam normalmente R$ 200,00, irão sair por apenas R$ 100,00, desde que você encomende o ensaio até o dia 30 de abril. Quem contratar o ensaio ganha de brinde uma camiseta, com foto que irá escolher do seu próprio ensaio. As fotos serão entregues, editadas em alta definição, gravadas em CD.
P: E como eu me inscrevo?
P: Menores de idade podem se inscrever?
R: A inscrição deverá ser solicitada e, quando o ensaio estiver concluído, paga por pessoa maior de 18 anos, mesmo que quem seja fotografado(a) seja um menor - por exemplo, uma senhora pode contratar um ensaio onde ela apareça com seu filho, ou sua filha.
P: Existe um tema pré-determinado para o ensaio?
R: O nome da campanha é Vamos Sonhar Juntos: você pode realizar o sonho de fazer as fotos que sempre quis, a um preço acessível, e me ajuda a realizar o sonho de publicar meu livro. Você pode fotografar com alguém da família, ou junto à natureza, ou em algum ponto turístico, ou usando alguma roupa específica (temática)... O ensaio é seu, logo você é quem decide como serão as fotos. Dê asas à sua imaginação!
P: As fotos serão publicadas no Facebook ou em algum site?
R: Como eu falei anteriormente, o ensaio é seu, e eu lhe garanto sigilo absoluto. É claro que, como fotógrafo, eu queira divulgar alguma das fotos, até como forma de divulgação de meu próprio trabalho. Mas só serão publicadas fotos do seu ensaio se você permitir, e apenas as que você aprovar para que sejam divulgadas. Se não quiser divulgar nenhuma, tudo bem.
P: O valor é só R$ 100,00 mesmo? Não há perigo de haver algum acréscimo?
R: O valor é cobrado promocionalmente relativo à realização do ensaio, edição das fotos, gravação em CD e confecção da camiseta. Eventualmente, podem haver outros custos, dependendo do local onde as fotos forem feitas. Vou dar dois exemplos de Belém: se a opção for por fazer as fotos num local com acesso pago (por exemplo, o Museu Paraense Emílio Goeldi, de Belém), caberá à pessoa que contratou o ensaio arcar com o pagamento do seu ingresso, mais o do fotógrafo (eu) e eventualmente de outras pessoas que sejam convidadas para aparecer também nas fotos. Já se o local escolhido for de difícil acesso, como o Parque dos Igarapés (para citar outro exemplo de Belém), caberá também à pessoa interessada providenciar o deslocamento do fotógrafo. Conto com sua compreensão para o fato de que não tenho como absorver custos adicionais, pois já estou concedendo um desconto de 50%. Também cabe à pessoa interessada fazer sua própria produção de cabelo, maquiagem e figurino.
P: A inscrição encerra em 30 de abril, então as fotos serão feitas também até esta data?
R: Não necessariamente. A inscrição tem que ser até o final de abril para garantir o valor da promoção, mas uma vez inscrita, a pessoa tem direito garantido ao valor promocional até o final de 2016.
P: Então se as fotos não forem feitas até 31/12/16, eu perco o direito ao desconto?
R: Em princípio sim. Mas o ano recém está começando, farei todo o empenho para que o ensaio seja de fato realizado até o final de dezembro. Irei circular bastante pelo país neste ano com a Oficina de Cinema Independente, com o lançamento do livro e com a realização dos próprios ensaios da campanha Vamos Sonhar Juntos!
P: Mas existe o risco de eu pagar o ensaio e ele não ser feito??
R: Não, de forma alguma! Você só paga quando receber o CD com as fotos e a camiseta de brinde. O que precisa ser feito até o final de abril é apenas a inscrição.
P: Não moro em Macapá, nem em Belém, adianta mesmo eu me inscrever na promoção?
R: É claro que sim! A promoção é válida para pessoas de todo o Brasil. Este aliás vai ser o tema do artigo de amanhã, vamos falar sobre a Lista de Espera dos ensaios fotográficos e como você pode vir a ser Agente do Sonho!
* Abrindo o texto, uma foto de um dos melhores ensaios que já fiz, em outubro de 2014, com a modelo amapaense Suelen Leão, intitulado Todo Mundo quer Amor. A camiseta que ela na foto é uma criação do designer rondoniense Bera Áquilas, e Suelen posou em frente a uma arte mural (que infelizmente não mais existe) de autoria da artista visual Carla Antunes. Veja no ensaio completo aqui (1ª parte) e aqui (2ª parte).
[Comente este Post]
Postado por Cinema Independente na Estrada
16/2/2016 às 11h51
|
Mais Posts >>>
Julio Daio Borges
Editor
|
|