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Sexta-feira, 19/10/2018
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Sete chaves a sete cores

Todos
segredos
ecoam
no
universo

Quando
falas
de
ti
transparências
reverberam

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Postado por Metáforas do Zé
19/10/2018 às 12h17

 
Feira livre

Espinhos
são
anseios
deixados
pelo
caminho

E
o
sonho,
simplesmente
uma
rosa

Não
fosse
o
desejo

me
bastaria
teu
perfume

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Postado por Metáforas do Zé
19/10/2018 às 12h12

 
Que galho vai dar

O
instante
é
uma
semente
que
nunca
fica
pra
semente

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Postado por Metáforas do Zé
17/10/2018 às 10h59

 
Relâmpagofágico

Recorrências
de
si
em
si
mesmo

Assim
como
as
águas...

Memórias
e
desmemórias
em
ação...

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Postado por Metáforas do Zé
17/10/2018 às 10h50

 
Caminhada

Se
não
ponteio
meu
tempo

não
teço
minha
história

Tudo
em
vão...

Uma
melodia
inglória...

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Postado por Metáforas do Zé
16/10/2018 às 10h53

 
Chama

Encher-se
De
Amores

É
Encher-se
De
Descobertas...

Equilibrar-se
É
Oscilar
Ante
O
Estático
Equilíbrio
De
Um
Ponto
Nunca
Alcançado

E
Quando
Assim
Se

É
O

Nirvânico
Olhar

O
Estreito
E
Amplo
Espasmo
De
Um
Relâmpago...

Oscilar
Em
Si
Mesmo
Assim
Como
A
Chama
É
O
Macro
Oscilar
Da
História
Do
Pensamento

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Postado por Metáforas do Zé
15/10/2018 às 10h38

 
Ossos perduram

Embora
teu
olhar
tenha
embaçado
no
amarelado
de
algum
album
fotográfico

teu
sorriso
atravessa
fronteiras
do
tempo
e
espaço
mantendo-se
intacto

assim
como
as
efervescentes
ondas
do
mar

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Postado por Metáforas do Zé
14/10/2018 às 21h41

 
A santidade do pecado em Padre António Vieira

Padre Antônio Vieira (1608 – 1697) nasceu em Lisboa, mas veio ao Brasil com sete anos de idade. Logo ingressou no seminário e, ainda em tenra idade, foi reconhecido pelo seu talento e capacidade de oratória. Sua obra é dividida em três partes: textos proféticos (escritos em latim, sendo a maioria ainda não traduzida ao português); cartas e sermões. Ler os Sermões de Vieira é uma experiência gratificante, principalmente quando livre dos rigores dos vestibulares. E, apesar de originalmente serem textos com finalidade oratória, isso não anula sua força literária. Aliás, muitos dos textos hoje abrangidos pela literatura eram, em suas origens, declamados ou cantados, a exemplo da Ilíada e da Odisseia, de Homero.

Os Sermões são dirigidos a um público variado e abordam temas variados. Dentre os seus mais conhecidos está o “Sermão da Sexagésima”, proferido em 1655. Seu ponto de partida é a indagação sobre o motivo da palavra de Deus, apesar de tantas vezes exposta e divulgada, não produz os efeitos esperados. Seria problema em relação à palavra de Deus? Seria o problema com os ouvintes, que não lhe dão a devida atenção? Ou seria falha dos oradores? Ora, a primeira opção não pode ser, afinal, a palavra de Deus é a Verdade, é absoluta. Também não pode ser a segunda opção, já que se a palavra de Deus não frutifica, pode produzir algum efeito, por mínimo que seja. Resta, então, aos oradores assumirem a responsabilidade. O Sermão aborda, portanto, uma crítica aos próprios oradores missionários, que pregam a palavra de Deus, mas não agem em sua conformidade.

Nos preâmbulos de sua fala, Vieira faz a seguinte afirmação: “Que cousa é a conversão de uma alma senão encontrar um homem dentro em si, e ver-se a si mesmo? Para esta vista são necessários olhos, é necessário luz, e é necessário espelho” (p. 140). Considero esta passagem de uma elegância rara, tanto em sua forma expositiva – as metáforas aplicadas de modo certeiro –, quanto em sua mensagem. Em resumo, o que ela diz é: para que a palavra de Deus floresça, são necessários três elementos: olhos (isto é, consciência), luz (sabedoria) e espelho (modelos e padrões). Noutras palavras, cada item representa, respectivamente, um bom ouvinte, a palavra de Deus e um bom pregador.

Mas o que se sobressai são as entrelinhas, principalmente no que está sugerido pela palavra “conversão”. Segundo Vieira, não se trata de uma submissão cega e irrefletida a uma doutrina ou conjunto de preceitos; trata-se, sim, de encontrar Deus dentro de si mesmo.

Santo Agostinho, em suas Confissões, relata que se converteu quando deixou de buscar a Deus no mundo para encontra-lo dentro de si: “Eis que estavas dentro de mim, e eu lá fora, a te procurar! Eu, disforme, me atirava à beleza das formas que criaste. Estavas comigo, e eu não estava em ti”.

Nesses termos, “converter” significa combinar os três elementos num ato de introspecção: voltar-se para si mesmo e (re)conhecer-se limitado, perfectível, pecador. É reconhecer que a natureza humana, antes de mais nada, é falha. Ninguém é perfeito, pasmem; e nunca seremos.

Ao contrário do que se pensa, há mais santidade no pecado do que na pureza. Não significa, de modo algum, que santo é um virtuose na prática da luxúria, da avareza ou da ira; o santo, na verdade, é aquele que compreende a natureza do pecado e, sabendo-se fraco, assume a possibilidade de sucumbir, apesar de seus esforços.

Independentemente de fé ou religião, ler Antônio Vieira é gratificante. Além de ser uma experiência intelectualmente interessante, seus textos são brechas para observar as profundezas da alma humana. Um bom autor é aquele que capta a natureza humana, seja em sua bestialidade ou em sua santidade, e nos coloca defronte. Literatura é isso, um meio de conversão. Não necessariamente religiosa ou doutrinária, mas uma oportunidade para convergir para dentro de si, vasculhar a besta que nos habita e encará-la nos olhos.

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Postado por Ricardo Gessner
14/10/2018 às 11h42

 
Casa de couro III

No alçapão, encontramos a mala de viagem.
Sob o forro, descobrimos moedas e cartas.
Imaginamos, então, fortuna e selos. E, diálogos,
com desconhecidos de todas as terras. Brincando
de esconder, o irmão menor deixava de fora os pés.
Seguindo improvisada embarcação,
todos chegávamos à foz das águas.
Naquele cais, ancorei minha alma.

Navio de couro. Navio marrom.

Naquele cais, ancorou minha arca prometida.
Naquele cais, senti febre de terra à vista.


(Do livro Travessias

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Postado por Blog da Mirian
14/10/2018 às 09h40

 
Nó de Ventos

Desfia
a
palavra
do
verbo

Assim
como
a
aranha
fia
sua
teia
de
suas
entranhas

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Postado por Metáforas do Zé
12/10/2018 às 12h22

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